Ubuntu, porque todos estão mudando?

Publicado por Anderson Quadros em 08/05/2007

[ Hits: 8.976 ]

 


Ubuntu, porque todos estão mudando?



Quando o milionário Mark Shuttleworth vendeu a sua empresa para a Verisign e fundou a Canonical, poucos imaginavam como uma distro ganharia espaço em tão pouco tempo, a cada dia que passa mais e mais pessoas utilizam sistema operacional Ubuntu, um número imenso de blogs e revistas publicam diariamente artigos sobre a distribuição sul-africana. Grandes nomes como Michael Dell fundador da Dell Inc (que já vem a algum tempo "namorando" o Linux) confessou usar o Ubuntu - Feisty Fawn em seu notebook pessoal. Mas afinal de contas o que tem de tão especial nele?

Facilidade e Liberdade são palavras chave para o Ubuntu, ao contrário de muitas empresas que patrocinam e desenvolvem distros Linux, o Ubuntu não cobra pela sua versão para servidor, apóia e oferece um suporte comunitário e gratuito, os "pontos negativos" apontados pela crítica como codecs e suporte a placas aceleradoras 3D foram completamente sanados com o lançamento da última versão, Feisty Fawn (7.04).

Se o problema é o gerenciador de janelas, você pode escolher entre Gnome, KDE ou Xfce, se o problema é ter que migrar de outro Linux ou até Windows a instalação importa suas configurações principais, se o problema é que o Windows Vista é mais bonito? Você tem que ver os efeitos 3D que vem por padrão. Realmente está difícil encontrar críticas para o Ubuntu.


O que parece incrível, e é de se admirar que o conceito de liberdade para o Ubuntu aumenta a cada versão, por muitos está sendo considerado o assassino do Debian, se a promessa de atingir um patamar maior ainda de liberdade for cumprida os usuários do Debian não teriam razão alguma para continuar a usá-la. Outra qualidade única do Ubuntu (pelo menos nunca encontrei em outra distro) é o envio GRATUITO de CDs para qualquer lugar do mundo, além de vir mais de um cd para você poder dar para seus amigos, você ganha adesivos do sistema! Campanha de marketing forte essa, é como se pagasse para você usar.

Agora o que podemos fazer é esperar pelas muitas novidades que ainda estão por vir para a versão 7.10 o "Gutsy Gibbon" e é claro, ver se a concorrência irá tentar superar.

Outras dicas deste autor

Firefox 3 Alpha 4

Instalar o aMSN 0.97b pelo APT-GET no Ubuntu Edgy

Otimizando o gerenciador de boot GRUB com Splash Screen

Leitura recomendada

Instalando o Debian a partir do próprio Debian

PostgreSQL com ZEROFILL e AUTO_INCREMENT

Atualizando o Fedora 24 para o 25

Resolvendo o problema do flash player 10 no Plone

Chamada de trabalhos para o PGCon Brasil 2008

  

Comentários
[1] Comentário enviado por luanlmd em 08/05/2007 - 02:03h

Conheci o debian pelo ubuntu, e sinceramente acho que ubuntu é para usuário leigo em linux, é para aqueles que estão vindo do RuWindows (assim como eu no inicio), não acredito em nenhum momento que o ubuntu vá derrubar o debian, a não ser no quisito desktop para leigos, pois eu prefiro o debian simplesmente por não ter tanta firula.

[2] Comentário enviado por corvolino em 08/05/2007 - 04:27h

Concordo quando o Ubuntu é rotulado para iniciantes porém ja vi usuários ditos avançandos usando está distro.

abraços.

[3] Comentário enviado por spikey em 08/05/2007 - 08:42h

Eu também acho que é muito improvável que o Ubunto supere o Debian, como os colegas acima citaram , é um sistema para um usuário eigo de desktops, e não para usuários avançados ou qu edesejam aprender mais sobre sistemas ...

[4] Comentário enviado por dialog em 08/05/2007 - 09:10h

Como citei ali em cima eu disse que por muitos é considerado eu até li uma matéria sobre isso, confesso que ainda tenho o etch instalado e gosto muito dele, só que como o proprio Ian falou que essa democracia exagerada do Debian impede o lider de tomar decisões fortes em relação a distro.
O que era o "tchananam" do Debian também era o conceito de liberdade que o Mark Shuttleworth da canonical pretende superar na proxima versão.

Usei muitas distros derivadas do debian até agora na minha opnião o ubuntu é a melhor, ajuda muiiiiiiiito mesmo iniciantes em linux mas não deixa nenhum usuário experiente na mão.

[5] Comentário enviado por hiroyuki em 08/05/2007 - 09:45h

Vale a análise, ubuntu e debian não são concorrentes, o ubuntu trabalha em um nicho de mercado e o debian em outro. Ubuntu é muito bem indicado para o primeiro contato com linux e se a intenção não for se aprofundar muito, é uma distro perfeita. Agora o pessoal q usa debian tem outro perfil, pelo menos eu vejo assim. Poderia se dizer que são pessoas de perfil mais 'esclarecido' no uso do linux, claro, há exceções, mas de forma generalista e bemmmm a grosso modo é isso.
Mas a Canonical teve uma grande sacada, assim com o Morimoto, desenvolver distro totalmente versáteis para um usuário final e podemos confirmar que um bom produto faz seu próprio marketing, não precisa de anuncio em revistas, banners espalhados pela internet, comercial na tv ou sei lá o que...
E sem querer dar uma de prof. Pasquale, o título está errado, "Por que" na pergunta é separado... mas valeu por levantar o assunto é totalmente relevante nessa altura do campeonato onde a febre ubuntu só cresce =)

[6] Comentário enviado por cooperrj em 08/05/2007 - 12:32h

Tenho uma vasta esperiencia em linux, comecei no conectiva e logo depois fui para o debian que so larguei para usar o ubuntu... Uso a versão 6.10 e não pretendo larga-la nem tão cedo... Ja fiz o pedido do cd 7.04 mas nao sei se irei atualizar...

Uso o ubuntu 6.10 com driver da NV 100% e beryl, ficou muito mais bonito do que o Windows Vista, mais leve (Sem comparação...) e muito mais seguro.

Debian é uma otima distro, uso ela em meu servidor proxy, mas para pc desktop, melhor que o ubuntu não existe, pode ate pegar qualquer distro para pesonalizar, mas o ubuntu facilita muitas coisas e é bem estavel.

Abraços.

[7] Comentário enviado por EvandroS.Müller em 08/05/2007 - 13:55h

Bye-Bye

[8] Comentário enviado por eldermarco em 08/05/2007 - 14:39h

Existe o projeto Fedora (http://projetofedora.org) que envia gratuitamente os DVD's. Não sei se para o mundo inteiro, mas aqui no Brasil para qualquer usuário com certeza. Eu gostei mais do Fedora, mas o Ubuntu tb é interessante.
É bom lembrar também que o pessoal do Google usa essa distro. Na verdade, o Goobuntu que é baseada nela.

É isso

:)

[9] Comentário enviado por dialog em 08/05/2007 - 16:43h

Alguns estão esquecedo que existe o Ubuntu Server que ajuda muito também em tudo e não é tão para leigos. No ltsp me ajudo um montão. :D

Ahh e essa do fedora eu não sabia vo pedi um DVD pra mim, na minha opnião é a melhor distro pra servidor eu uso no meu trampo.

:P

[10] Comentário enviado por murilodantas em 08/05/2007 - 19:15h

Eu acho que ele tem de tudo para um inciciante neste sistema.

[11] Comentário enviado por waplinux em 08/05/2007 - 20:55h

Estabilidade e confiança e principalmente uma coisa o debian tem todos os programas que o ubuntu tem , e melhor temos um espelho chamado
debian multimedia só para codecs e plugins não oficiais ou que não são GPL

o Ubuntu tem aixgl o DEBIAN TB Tem ! tem compiz ötimo ! O DEBIAN TB tem!
O que M+ ? marketing ops isso é um pouco fraco mas a qualidade fala M+
alto , Debian é DEBIAN ! e sempre vai continuar sendo ate o final dos tempos , eu estarei com ele até o fim.
afinal tudo nasceu do debian hehehehe!!! LINDOWS, UBUNTU, KURUMIN
KNOPPIX, KANOTIX E muito M+ .
Essa é verdade que nunca vai calar ...

VIVA !!!! o DEBIAN e seus Muito MAIS anos de vida ....

[12] Comentário enviado por superstrings em 12/05/2007 - 08:26h

Usei o ubuntu quando comecei a me familiarizar com o linux, em termos de estabilidade o debian supera fortemente o ubuntu. Acho altamente improvável que o debian sucumba frente ao ubuntu.

[13] Comentário enviado por dbahiaz em 14/05/2007 - 21:23h

Sem querer comparar as distrito, acho que o Ubuntu "arrisca" mais que as outras, uma versão a cada 6 meses, é uma prova disso, sempre traz pacotes mais recentes, talvez por isso o debian seja mais estavel, por ser mais conservador. Falo por mim, aqui nunca deu problema, a menos que eu o tenha provocado. O Ubuntu intusiasma quem é iniciante...pô eu não sei nada de linux e ja to fazendo um monte coisas, quem não gosta de fazer e acertar, ainda mais sozinho.
O ubuntu está me livrando do win, e isto é muito importante.

[14] Comentário enviado por removido em 31/08/2007 - 18:35h

A interface grafica do ubuntu é tao mais facil que a de outras distros que alguns usuarios demoraram pra perceber que nao era o windows...

[15] Comentário enviado por rps188 em 08/10/2007 - 18:25h

o problema do mundo linux e que tem sempre essa turma do contra, pior e turma do contra tudo, esses sem duvidas são os piores. a minha torcida é não que o debiam morra, ou desapareça, mais ver o mundo livre. minha torcida e que sempre o ubuntu continue assim sempre facíl extremamente facil de se usar, sou usuario avançado e mais um dia já fui LEIGO COMO MUITO DOS INDIVIDUOS ACIMA CITARAM. o problema do linux e justamente alguns usuaríos que classifico como arrogantes. certa vez quando usava windows, atava num convenção de informatica referente a hardware acabei encontrando um cara usuario de linux, usuario que não era leigo, quando disse ao cara que eu usava windows, meu deus achei que ia apanhar do cara. quase me bateu, acho que no mundo linux tem de haver muita mudança paras todas as distros avançarem mais e mais..do meu ponto de vista falta a muita gente do mundo linux tirar aquelas tapa visão usado nos jegues de carroça pra eles olharem para os lados, pois no mundo linux, ou seja, no mundo em que vivo atualmente, expandir um pouco mais a visão eo oque mais tem faltado.

para resumir. cada um com sua distro sendo feliz com ambas.

[16] Comentário enviado por OSVALDO FRANÇA em 04/03/2008 - 14:12h

O que o rps188 resume o que é o linux!

[17] Comentário enviado por lcnrj em 30/07/2008 - 20:11h

Gostei muito do Ubuntu, apesar de não ter reconhecido minha placa de video automaticamente, reconheceu todo o resto e deu boot pelo sistema gráfico. Só uma coisa: a opção manual de particionamento é que deveria ser a default. Conhecei no linux com o conectiva 6. Para quem nunca usou linux o ubuntu é ideal e acho que está no caminho certo pois a maioria das pessoas é usuário leigo, que quer ligar o pc, usar e pronto.

[18] Comentário enviado por insabralde em 03/12/2009 - 19:46h

Assassino do Debian??? Tá de sacanagem né?
O (K)Ubuntu é bom, leve, mas pára por aí. O Debian com toda sua filosofia não será morto, acredite!
Uma distribuição como a Ubuntu serve, principalmente, para usuários vindos do "Vindows" e não tem experiência com Linux.
Agora com o Debian a conversa muda. É feita pra ser estável, isso todo mundo sabe, mas por que? Pra quem precisa de um Desktop de alto rendimento ou de um servidor confiável e robusto.
Comecei no mundo Linux com o Kurumin 5.1, testei várias distros (Gentoo, Mandriva, Fedora, Slackware e Suse), mas acabei ficando com o Debian justamente pelo motivo que todos o condenam: não utilizar pacotes novos. Usar a última versão do BrOffice não quer dizer que você terá a melhor suíte do que alguém que rode a 2.4.
Pra mim, ao se classificar um pacote/programa como STABLE ele deve fazer jus. É por isso que muitos (e bota muitos nisso) apreciam e usam o Debian, pela execelência em sua criação.

OBS.: não sou fanático pelo Debian, nem contra o Ubuntu (ou outra distro), mas a frase "Assassino do Debian", pra mim, é muito utópica.

Abraço e parabéns pelo artigo

[19] Comentário enviado por mattos_gru em 21/03/2014 - 15:33h

Afff.... nem sei porque escrevi algo aqui ... esqueçam.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts