Instalando adaptador USB wireless Dlink dwa-125 no Ubuntu 10.04

Publicado por Eduardo Cruz em 03/10/2011

[ Hits: 20.115 ]

 


Instalando adaptador USB wireless Dlink dwa-125 no Ubuntu 10.04



Certa noite eu estava fazendo umas atualizações em uns servidores remotos e de repente chegaram umas atualizações no meu Ubuntu para serem feitas, verifiquei e vi que em uma das atualizações tinha uma atualização de kernel (2.6.32-34- generic), ótimo, sem problemas, mandei ver, pediu pra reiniciar, reiniciei (quanto arrependimento).

Quando o Ubuntu voltou, cadê a internet? Cadê o meu adaptador wireless piscando o link? Nada! Nem internet, nem pisca-pisca de adaptador, fazer o que?

Coloquei logo o cabo de rede na placa que tenho para momentos de emergência, coloquei a outra ponta no roteador e comecei a googlar, e haja instalar programas e desinstalar, verifiquei um programa que tenho do dia em que instalei a placa, mas nada, vi que a versão do kernel era outra e o programa ainda tinha uma versão antiga, mesmo assim (desesperado), tentei, não custa nada, vai que dá certo, mas nada, nem sinal, meus caros colegas do VOL, foi dura e árdua a missão de fazer esse adaptador funcionar, fui em vários sites, uns para adicionar comandos no include do driver, nada... nada....

Foi quando lembrei! Tinha salvo em favoritos a um tempo atrás um site, era pedir a Deus que esse site ainda tivesse no ar, e está, se você usa adaptadores wireless USB, é bom colocar esse site nos seus favoritos também, nesse site tem o driver e qual a versão do kernel você deve instalar esse driver, no meu caso usei compat-wireless-2.6.34.1.tar.bz2 (para adaptadores wireless usb d-link dwa-125), e não se preocupe, lá tem todas as instruções para você compilar esse driver, mas mesmo assim, por via das dúvidas, vai que não dá certo pra você, lá vai você me xingar. Poxa, aquele camarada de Manaus disse que deu certo pra ele e pra mim não deu, tava mentindo! (rsrsrs).

Longe de mim ter inimigos no meio Linux, pra evitar isso vamos ver um passo a passo bem rápido e eficiente:

1 - Entrar no site para baixar o driver:
2 - Descompactar em qualquer lugar, como eu uso o Firefox, ele vai direto para a pasta Download:

tar -xf /home/suporte/Download/compat-wireless-2.6.34.1.tar.bz2

3 - No site tem a instrução de usar ./scripts/driver-select <driver-name>, bem, faça por sua conta, eu fui direto pro comando:

make

Sabe porque? Vai nesse site aqui e dá uma lida, você irá entender:
Na verdade eu já tinha preparado o kernel para receber o driver e por isso não deu erro algum, se caso der algum erro pra você.

4 - Em seguida, o comando:

# make install

Veja, se você perceber estou usando os comandos sem o sudo, na verdade já cadastrei uma senha para o root, gosto de praticidade, por isso não uso o sudo, mas se você ainda usa, coloque sempre o sudo na frente dos comandos.

5 - Por fim ele pede pra fazer um "unload" para carregar o driver, como a minha missão era de habilitar o driver do wireless, fiz apenas do wireless com o comando:

# make wlunload

Veja se essa é a primeira vez que você instala esse adaptador, terá que carregar o firmware, o nome do firmware que eu uso é o ar9271.fw. Fui no site onde baixei, mas ele estava fora do ar, dê uma googlada, se caso não encontrar, passe um email pra mim que eu envio pra você.

Depois de baixado o firmware copie para a pasta:

# cp ar9271.fw /lib/firmware

6 - O próximo passo é, REINICIAR, faz logo, e ore pra dar certo, nada de são longuinho, senhora não sei das quantas, peça pra Deus mesmo, pois nessas horas meu amigo, somente ELE poderá te tirar desse sofrimento, bem, pra mim antes do login vi o adaptador ressuscitando, que alívio, loguei e voilà, nada de cabo pelo meio da casa, tudo normalizou, no wireless novamente.

Qualquer dúvida posta aí, abraços e obrigado mais uma vez pela oportunidade do VOL e de ajudar outras pessoas a sanarem problemas que muitas vezes achamos serem quase impossíveis de serem resolvidos, nunca desista dos seus objetivos.

Outras dicas deste autor

Instalando e configurando o no-ip no Linux

Configurando placa de rede wireless RT3090 do Compaq Presario CQ1 no Ubuntu 10.04

Leitura recomendada

Melhorando a conexão em modems 3G

Usando o hdparm para melhorar performance de HD

Overclock em placas de vídeo NVIDIA

Obtendo informações sobre o drive de CDROM

Instalando a placa Realtek RTL8191SEvB no Slackware 13.37

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Thiago_sou_pin em 17/03/2012 - 15:43h

Como faço no Ubuntu 10.10

[2] Comentário enviado por edunsilva em 17/03/2012 - 16:18h

Thiago,boa tarde,no caso você quer instalar um adaptador usb no ubuntu 10.10? Qual a marca do adaptador? Outra coisa,eu passei o meu ubuntu para a versão 11.04, e por incrivel que pareça,não precisei mais instalar ou compilar nenhum tipo de driver,o próprio kernel do ubuntu se encarregou disso,antes de terminar a instalação ele já localizou o adaptador,mas tem um detalhe,na instalação o meu pc estava a todo tempo com o cabo de rede plugado nele,justamente para baixar atualizações automaticamente da internet. Bem,fica aí a minha dica para você usar adaptadores usb,boa sorte.

[3] Comentário enviado por kshoy em 28/10/2012 - 01:43h

Olá amigo excelente tutorial ,é o seguinte o problema é que eu Tenho um IMAC e uso o BT5 como máquina virtual e eu comprei esse adaptador DWA 125 , e ai vem a minha pergunta meu Kernel é 3.2.6

e nesse site http://linuxwireless.org/en/users/Download/stable/#compat-wireless_stable_releases não tem minha versão de Kernel 3.2.6 , tem alguma solução para o meu problema , muito obrigado amigo.

[4] Comentário enviado por edunsilva em 29/10/2012 - 12:56h

Bom dia Kshoy,infelizmente meu caro,no seu caso está um pouco complicado,se caso vc foi no site indicado de drivers wireless para linux e não encontrou,então,só googlando,mas tenho uma sugestão,se der,tente instalar a ultima versão para o kernel 3.2.5,vai que de repente dá certo,é uma sugestão,não custa nada tentar,qualquer coisa avisa aí e obrigado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts