Instalação manual dos drivers Broadcom B43 Wireless no Debian Squeeze

Publicado por Perfil removido em 31/08/2010

[ Hits: 25.459 ]

 


Instalação manual dos drivers Broadcom B43 Wireless no Debian Squeeze



Infelizmente (ou não) no Debian as coisas não são tão automáticas como no Ubuntu, mas nem por isso chega a ser um bicho de sete cabeças. No momento, no meu notebook eu tenho o Ubuntu Lucid e o Debian Squeeze (testing) instalados, e de uns dias pra cá tenho usado mais o Debian.

Desde a primeira vez que eu usei o Ubuntu, versão 8.10, como sistema principal da minha máquina, percebi que o único dispositivo que ele não instalou no momento da instalação do sistema foi a placa wireless, mas depois de alguns segundos com o sistema iniciado apareceu no canto da tela uma notificação pra instalar o driver, bastaram dois cliques e a minha senha, e pronto - eu usava o Windows Vista antes, e tive que entrar no site do fabricante do meu notebook pra baixar e instalar todos os drivers um a um. O Ubuntu inclusive oferece duas opções de driver, um proprietário e um livre, no Debian não tem esta oferta, mesmo porque a filosofia é se manter livre.

No Debian é possível instalar o driver da placa wireless via apt-get, mas eu preferi instalar manualmente pra não precisar adicionar repositórios "contrib" extras e muito menos o "SID" (já estou usando uma versão testing, e quero deixar o sistema o mais "puro" possível). A dica completa eu achei no blog Boteco Digital, e vou dar uma resumida nela.

Apesar do processo ser simples, alguns pacotes necessários precisam ser compilados depois de baixados, por isso o primeiro passo é instalar as ferramentas básicas pra isso. A navegação nas pastas, extração dos arquivos baixados você pode fazer tudo "graficamente" pelo Nautilus, mas os comandos são executados no terminal como "root" (a menos que você tenha adicionado seu usuário normal na lista pra usar o comando "sudo").

# apt-get install gcc make

Ao rodar este comando, se você instalou o Debian via DVD ele pedirá pra você inserir o disco e prosseguirá a instalação, senão ele vai baixar da web e instalar. Terminado, é hora de baixar os pacotes necessários pra usar a rede sem fio. Esta dica se refere aos modelos de placas da família Broadcom 802.11 b/g WLAN.

Primeiro vamos baixar o pacote responsável por extrair e instalar o driver. Acesse:
Lá temos uma pequena lista de versões deste pacote, eu usei o arquivo "b43-fwcutter-011.tar.bz2". Depois de baixado, extraia o conteúdo do pacote, e via terminal entre na pasta onde estão os arquivos extraídos - no meu caso por exemplo a pasta foi "~/Downloads/b43-fwcutter-011". Depois execute o seguinte comando pra compilar o utilitário.

# make

Isso resulta na criação do arquivo binário "b43-fwcutter". Agora vamos baixar os arquivos do driver. Acesse:
Uma extensa lista de pacotes será exibida. Baixe o arquivo "broadcom-wl-4.150.10.5.tar.bz2", e depois extraia seu conteúdo pra uma pasta.

Navegando nesta pasta você verá que foram extraídos vários arquivos e subpastas, em especial a subpasta "driver" - é nela que está o arquivo principal pra instalação, chamado "wl_apsta_mimo.o".
Feito isso, no terminal, na pasta onde está o binário que compilamos para extração dos arquivos do driver, execute-o passando nos parâmetros o local onde o driver deve ser instalado (/lib/firmware) e o arquivo "wl_apsta_mimo.o". Seu comando deve ser algo como:

# b43-fwcutter -w /lib/firmware ~/Downloads/broadcom-wl-4.150.10.5/driver/wl_apsta_mimo.o

Se você fez tudo corretamente aparecerá no terminal informações sobre o driver, versão dele, e a lista dos arquivos extraídos. Ok. Agora basta ativar o módulo B43 no kernel.

# modprobe b43

Por fim, vá no ícone de rede da área de notificação, clique com o botão contrário do mouse e no menu popup masque a opção "Habilitar rede sem fio". Automaticamente sua placa wifi será ativada e ao clicar de novo neste ícone, com o botão normal, aparecerá a lista de redes sem fio disponíveis, selecione a sua e divirta-se.
Original em: http://pedro-araujo.com/go?100819164539

Outras dicas deste autor

Como adicionar swap no Linux CentOS 7 usando espaço de um Volume Group

Netflix nativo no Slackware 14.2 usando Firefox

Instalando o aMSN 0.93 com traydoc no KDE 3.1

Montando EnhnacedCDs

Problemas na instalação do j2re1.4 no Debian?

Leitura recomendada

Slackware Linux - teclado Lenovo ThinkPad [Resolvido]

Verificando identificador físico da HBA Fiber Channel (WWN ou WWID)

ALSA e headsets USB: hotplugging

Driver Radeon no Debian 7.1 Wheezy

Instalando o modem Motorola SM56 no Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por wmuzzi em 11/02/2011 - 15:09h

Simples, objetivo e extemamente funcional.

Parabéns. Ótimo artigo.

Acabei de instalar o Debian Squeeze em um Dell Vostro 1520 e estava com esse problema. Facilmente resolvido com sua dica.

Um abraço.


[2] Comentário enviado por luan.ufrb em 24/03/2011 - 17:58h

Olá Pedro,

é o seguinte eu tenho um dell inspiron 1545 e seguir todos os passos citados acima e não conseguir
resolve-ló.

Não sei se é a minha placa ou algo que fiz errado, mas eu fiz exatamente como esta ai.

Quando dou o comando lspci, é listado a seguinte placa wireless

0c:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4312 802.11b/g LP-PHY (rev 01)

Espero que possam me ajudar.



[3] Comentário enviado por abelfrancia em 28/09/2011 - 17:14h

Amigão, estou com Debian, instalei o network-manager e demais tudo na mão, até o b43-fwcutter, fiz os passos, tudo que foi descrito apareceu para mim, porém, quando dou 'botão direito' no network-manager, não aparece 'Habilitar rede sem fio', somente com fio, e que está sem driver tb...

[4] Comentário enviado por claudemirfga em 03/10/2012 - 14:26h

Valeu me salvou aqui...



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts