LXDE também uma excelente alternativa para netbooks

Publicado por j g meinhardt em 16/04/2010

[ Hits: 7.004 ]

 


LXDE também uma excelente alternativa para netbooks



Depois de levar um baile do Netbook Philco eTech ETN 10001, tentando recuperar o sistema embarcado que veio de fábrica, parti para a instalação do Ubuntu Remix.

Perdi a original (Mandriva 2008-0), por sinal excelente, com todos os itens de hardware habilitados e funcionando perfeitamente. Apenas porque cai na asneira de partir para a atualização da versão da distro, seguindo o ícone piscante que aparecia na área de notificação, junto ao menu iniciar do Mandriva.

Após as atualizações normais de segurança, em nova reinicialização surgiu o ícone piscante na área de notificação da distro.

Como tudo corria bem com as atualizações normais e de segurança, resolvi aceitar partir para a atualização da distro, considerando que a instalação original já estaria defasada (2008-0). Resultado: embora aparentemente tenha ocorrido a atualização com sucesso o sistema deixou de reinicializar a distro.

Ficava apenas na tela de inicialização do GRUB, permitindo a "Recuperação" do sistema, já que não reiniciava no modo normal.

Tentei a recuperação, que aparentemente funcionou na primeira vez, aceitando inclusive a senha obrigatória da primeira utilização. Só que isto não aconteceu, embora com mensagem de recuperação com sucesso. Tentei o procedimento novamente e a partir da segunda tentativa já não reconhecia a senha da instalação inicial e não seguia adiante.

Esta foi a razão para tentar várias alternativas de outras distros Linux, inclusive a instalação limpa da versão mais recente do Mandriva, bem como das duas ultimas via pendrive, na esperança de retomar o excelente trabalho anterior feito na distro instalada de fábrica.

O Ubuntu Remix ao contrário, como também o sidux, instalaram "de primeira", sem problemas. Para quem não gostar da interface Gnome, padrão do Ubuntu Remix, dentre as alternativas disponíveis para instalação está o LXDE, que instala facilmente, permite o uso de interface mais leve que o KDE 4 e sem grandes perdas de funcionalidades.

Depois de feita a instalação do LXDE a partir do instalador de pacotes padrão do Ubuntu-Remix, basta escolher o mesmo entre as alternativas de "Sessão", na tela de inicialização do GRUB.

Referências:
Outras dicas deste autor

Tutorial de instalação do PCLinuxOS - um excelente trabalho de suporte aos iniciantes

Travamento de segurança de HD disponível no Setup de Notebook Acer funciona?

Sidux com kernel 2.6.29 atualizado por script smxi

Segurança nas atualizações com mintUpdate (Linux Mint 7)

Será que a migração do GRUB Legacy para o GRUB2 tem volta? Acredito que não!

Leitura recomendada

ATI Radeon HD 7xxx Series no Debian

ETPS/2 Elantech Touchpad - Multi-touch no Ubuntu (sem patch)

Instalar Modem ADSL XPEED400 PCI no Slackware 10.2

Bootando Linux com disquete e pendrive (sem cdrom)

Melhorando a conexão em modems 3G (modems sem conector de antena)

  

Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 17/04/2010 - 00:19h

sim, lxde é util, nos netbooks, pq e levissimo.
O Mandriva de vez em quando ele dá um baile, pq atualiza muito e usa muitos pacotes testing. Mas eu gosto de distros assim

[2] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 17/04/2010 - 01:44h

No caso deste Netbook, ainda ficaram faltando alguns ajustes. O som que no Ubuntu-Remix está funcionando normal, no LXDE não funcionou direto. Ainda vou precisar reconfigurar.

[3] Comentário enviado por pinduvoz em 18/04/2010 - 23:33h

Olha, meu AA1 da primeira série, modelo A110, está rodando muito bem com Gnome e Ubuntu 10.04 Beta 2. E o conforto que o Gnome proporciona no uso vale a pena, mesmo que signifique esperar um pouco mais para abrir um programa.

Apesar de preferir o Gnome, reconheço que o LXDE é bem melhor do que as demais interfaces ditas leves, nas quais não incluo mais o XFCE (pesado, na minha opinião).

[4] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 19/04/2010 - 01:04h

Também está difícil a configuração da Internet 3G, além do som no LXDE a partir do Ubuntu-Remix 9.10.

No sidux com LXDE seguindo as mesmas indicações básicas de editar o wvdial.conf a Internet 3G está rodando normal.



Contribuir com comentário