O poder do Joomla

Publicado por Perfil removido em 02/02/2010

[ Hits: 9.539 ]

 


O poder do Joomla



Muitos iniciantes desejam criar uma página, mas não possuem o mínimo de conhecimento básico de html e/ou outras linguagens de programação. Por isso há muitos sites que possuem ferramentas para criação de páginas sem necessidade de manipular os códigos, muito menos o tal conhecimento básico de alguma linguagem de programação. E para aqueles que conhecem o Joomla, sabem do poder que este maravilhoso aplicativo possui, onde poderemos criar desde uma simples página até as mais sofisticadas, tudo vai depender da criatividade de cada um.

A informática evolui na "velocidade da luz", e muitas coisas mudam plenamente para melhor, além de tornar a vida de todos nós sem complicação. O Joomla veio para facilitar a criação de páginas para todos, independentemente se você é um aprendiz ou profissional do ramo. Mas antes de começar a criar uma página é necessário conhecer as ferramentas para saber trabalhar com o Joomla, como um pedreiro conhece as ferramentas para construir uma casa. Se você conhece as ferramentas básicas da informática, tais como inserir tabela, figuras, formatar, alinhar etc, já é um grande começo; o resto aprende-se com o tempo.

Vocês podem acompanhar abaixo alguns sites criados no Joomla. Uns aproveitam o mesmo layout, outros modificam, outros criam etc. Afinal de contas, o Joomla é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Um pedreiro sempre necessita de ajuda para construir uma casa, o mesmo ocorre com o Joomla, que necessita de outros softwares para deixar a página mais elegante. Citarei alguns exemplos que o Joomla necessita de um help de outros softwares:
  • Antes de inserir na página, o usuário deseja redimensionar a figura, inserir umas palavras com algum tipo de efeito, cortar etc, poderá utilizar qualquer software de edição de imagens e/ou desenhos vetoriais;
  • Antes de inserir na página, o usuário deseja que as fotos sejam randomizadas em flash, poderá utilizar os programas de criação de flash;
  • Antes de qualquer outra coisa, o usuário deseja fazer isto ou aquilo, necessitará de algum aplicativo especifico para os devidos fins etc. Vai depender da criatividade de cada um.

A sintonia do software é o mesmo que a sintonia da vida: um depende do outro. É impossível um software substituir todos os outros, até porque cada um possui a sua função. Mas há uns que fazem um pouco de outros, não como um todo, apenas como complemento para preencher algumas "lacunas", tipo o básico dos básicos.

O meu site de links (http://clicouentrou.com) foi feito no Joomla e está hospedado no servidor Linux. Aproveitei o template original, mas decidi acrescentar algumas coisas e modificar outras para ficar do jeito que gosto. O site Viva o Linux encontra-se em duas categorias: Mais Acessados e Linux. Além disso, o RSS do VOL encontra-se exclusivamente nas categorias Linux e Distribuições Linux.

Agradeço se todos puderem usar como página inicial para não perder tempo procurando, mas caso estiver faltando algum site que não esteja lista não hesite em escrever-me. Tampouco deixem de indicar os sites que gostariam que sejam listados. Muitos usuários desejam encontrar tudo pronto em um clique, enquanto outros fazem questão de digitar e procurar.

Abraços e Viva o Linux.

Outras dicas deste autor

Origens de spam - Investigando e colhendo informações

Gnomebaker - Aplicativo para gravação de CDs e DVDs à altura do k3b

Como executar um programa em C via Terminal [Vídeo]

Descobrindo daemons (servidores) rodando em background

INPROPRIETÁRIO - O Mundo do Software Livre

Leitura recomendada

Fazendo backup na nuvem com: 4shared + webdav + rsync

Convertendo partição DOS para LVM em máquinas virtuais

Como descobrir qual distribuição Linux que está instalada

Instalando o Snort no Debian

Trinity Desktop - Tenha o fork do KDE 3 no nosso mundo atual!

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Teixeira em 03/02/2010 - 03:31h

Algumas considerações:

Os usuários de conexões dial-up estão sendo cada vez mais esquecidos.
O site de buscas recomendado para ser a primeira página, leva mais de 5 minutos para carregar e tornar-se funcional em uma conexão desse tipo (acabei de testar).
Em banda larga, claro, deve ser diferente.

Quando a facilidade/dificuldade de aprendizado, acho que para um leigo tanto faz apernder Joomla, Xoops, etc., quanto um HTML básico e funcional. E até acho particularmente que instalar/configurar um CMS não é coisa exatamente para um leigo qualquer. Depois que está configurado, porém, é só correr para a galera...

O ponto forte de um CMS é a sua capacidade de facilitar enormemente o gerenciamento remoto de webpages.
E um dos pontos fracos mostra-se nas limitações (sempre a nivel de usuário leigo) impostas por templates bastante engessados.

Não há dúvidas que um CMS do peso do Joomla seja bastante poderoso, apenas tem-se de tomar cuidado com esses tempos de carregamento do template, terrivelmente agravado pelos AdSense da vida, sobrecarga do servidor, etc.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts