O poder do Joomla

Publicado por Perfil removido em 02/02/2010

[ Hits: 9.749 ]

 


O poder do Joomla



Muitos iniciantes desejam criar uma página, mas não possuem o mínimo de conhecimento básico de html e/ou outras linguagens de programação. Por isso há muitos sites que possuem ferramentas para criação de páginas sem necessidade de manipular os códigos, muito menos o tal conhecimento básico de alguma linguagem de programação. E para aqueles que conhecem o Joomla, sabem do poder que este maravilhoso aplicativo possui, onde poderemos criar desde uma simples página até as mais sofisticadas, tudo vai depender da criatividade de cada um.

A informática evolui na "velocidade da luz", e muitas coisas mudam plenamente para melhor, além de tornar a vida de todos nós sem complicação. O Joomla veio para facilitar a criação de páginas para todos, independentemente se você é um aprendiz ou profissional do ramo. Mas antes de começar a criar uma página é necessário conhecer as ferramentas para saber trabalhar com o Joomla, como um pedreiro conhece as ferramentas para construir uma casa. Se você conhece as ferramentas básicas da informática, tais como inserir tabela, figuras, formatar, alinhar etc, já é um grande começo; o resto aprende-se com o tempo.

Vocês podem acompanhar abaixo alguns sites criados no Joomla. Uns aproveitam o mesmo layout, outros modificam, outros criam etc. Afinal de contas, o Joomla é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.
Um pedreiro sempre necessita de ajuda para construir uma casa, o mesmo ocorre com o Joomla, que necessita de outros softwares para deixar a página mais elegante. Citarei alguns exemplos que o Joomla necessita de um help de outros softwares:
  • Antes de inserir na página, o usuário deseja redimensionar a figura, inserir umas palavras com algum tipo de efeito, cortar etc, poderá utilizar qualquer software de edição de imagens e/ou desenhos vetoriais;
  • Antes de inserir na página, o usuário deseja que as fotos sejam randomizadas em flash, poderá utilizar os programas de criação de flash;
  • Antes de qualquer outra coisa, o usuário deseja fazer isto ou aquilo, necessitará de algum aplicativo especifico para os devidos fins etc. Vai depender da criatividade de cada um.

A sintonia do software é o mesmo que a sintonia da vida: um depende do outro. É impossível um software substituir todos os outros, até porque cada um possui a sua função. Mas há uns que fazem um pouco de outros, não como um todo, apenas como complemento para preencher algumas "lacunas", tipo o básico dos básicos.

O meu site de links (http://clicouentrou.com) foi feito no Joomla e está hospedado no servidor Linux. Aproveitei o template original, mas decidi acrescentar algumas coisas e modificar outras para ficar do jeito que gosto. O site Viva o Linux encontra-se em duas categorias: Mais Acessados e Linux. Além disso, o RSS do VOL encontra-se exclusivamente nas categorias Linux e Distribuições Linux.

Agradeço se todos puderem usar como página inicial para não perder tempo procurando, mas caso estiver faltando algum site que não esteja lista não hesite em escrever-me. Tampouco deixem de indicar os sites que gostariam que sejam listados. Muitos usuários desejam encontrar tudo pronto em um clique, enquanto outros fazem questão de digitar e procurar.

Abraços e Viva o Linux.

Outras dicas deste autor

Evolution ou Thunderbird - Qual o melhor? [Vídeo]

Wireless conecta, mas não navega no Ubuntu

Fedora Core 6 - aiglx com o Beryl

Atualizando o "lspci"e o "lsusb" para identificar hardware com eficiência

Xine: input plugin cannot open MRL

Leitura recomendada

Phusion Passenger 4.0 no Nginx - Instalando e testando no Debian Wheezy

Be Linux (vídeo Youtube)

Acessando servidor interno (Windows) com X11 e SSH

Previsão do tempo com o Google Earth

Convertendo formato de pacotes com alien

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Teixeira em 03/02/2010 - 03:31h

Algumas considerações:

Os usuários de conexões dial-up estão sendo cada vez mais esquecidos.
O site de buscas recomendado para ser a primeira página, leva mais de 5 minutos para carregar e tornar-se funcional em uma conexão desse tipo (acabei de testar).
Em banda larga, claro, deve ser diferente.

Quando a facilidade/dificuldade de aprendizado, acho que para um leigo tanto faz apernder Joomla, Xoops, etc., quanto um HTML básico e funcional. E até acho particularmente que instalar/configurar um CMS não é coisa exatamente para um leigo qualquer. Depois que está configurado, porém, é só correr para a galera...

O ponto forte de um CMS é a sua capacidade de facilitar enormemente o gerenciamento remoto de webpages.
E um dos pontos fracos mostra-se nas limitações (sempre a nivel de usuário leigo) impostas por templates bastante engessados.

Não há dúvidas que um CMS do peso do Joomla seja bastante poderoso, apenas tem-se de tomar cuidado com esses tempos de carregamento do template, terrivelmente agravado pelos AdSense da vida, sobrecarga do servidor, etc.



Contribuir com comentário