Linux + Gnome: Prevenindo alunos do laboratório de mudar as configurações de desktop

Publicado por Guilherme Chaves de Oliveira em 10/12/2008

[ Hits: 6.133 ]

 


Linux + Gnome: Prevenindo alunos do laboratório de mudar as configurações de desktop



Já pensou em um laboratório de informática onde os alunos vivem mudando o papel de parede do desktop? Quantas figuras "diferentes aparecem..."? E os painéis? Pra onde foram?

Acabaram seus problemas!!!

Vá até a pasta do usuário, caso você queira modificar o papel de parede (carregar), faça antes de executar os passos a seguir.

Estando com a pasta "Usuário" aberta, aperte Ctrl+H (nesse momento você estará visualizando os arquivos ocultos da pasta). Abra a pasta ".config".

Clique com no botão direito em cima da pasta ".config" que está no cabeçalho, vá em "Propriedades...", clique na Aba "Permissões", em "acesso" marque para "apenas leitura", vai lhe fazer uma pergunta: Aplicar recursivamente? Responda: Sim e feche todas as janelas. Lembrando que essa ação não é permanente, podendo ser desfeitos os passos anteriores.

Agora leve seus alunos com toda a liberdade ao laboratório, eles podem mudar tudo, mas quando você reiniciar, tudo estará como no padrão anterior!

E viva a Liberdade!

Guilherme Chaves de Oliveira Barbosa
Desenvolvedor e Idealizador - Alforria e Ksaca
www.alforria-buntu.blogspot.com
www.alforria.espiritolivre.org

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Red Hat Network - Um breve conceito

Configurando conexão pppoe via rádio no Ubuntu - manualmente

Como estudar melhor e aprender mais

Conexão PHP + Oracle 10g

Debian testing com pacotes Sid opcionais

  

Comentários
[1] Comentário enviado por motorcareca em 11/12/2008 - 13:14h

Guilherme, bem legal esta materia. Irei passar isto para os meus aluno. Fiz um teste aqui no meu trabalho não funfou, entrei na pasta do usuario, mas não vi nenhuma pasta .CONFIG. Eu uso no trabalho Debian na aula que irei dá vo usar Ubuntu. Tem outra pasta que pode se usado este mecanismo?

[2] Comentário enviado por guilhermenie em 11/12/2008 - 13:55h

Meu caro pra você efetuar a configuração da pasta, é necessário exibir os arquivos ocultos aí sim você visualiza a pasta .config(é uma pasta oculta).

Tente novamente.

Acesse a pasta do usuário e em seguida pressione as teclas CTRL+H para visualizar as pastas ocultas.

Agora é só seguir os passos anteriores.

ATT

Guilherme Chaves

[3] Comentário enviado por nobios em 11/12/2008 - 15:37h

Acredito que mais interessante do que fazer essa configuração na pasta (apesar deste método também ser efetivo) seria utilizar as ferramentas e configurações proporcionadas pelo próprio Gnome através do Gconf.

Que permite uma gama maior de opções e definição efetiva do que pode ou não pode ser mudado. Fazendo, por exemplo, com que o usuário possa mudar o painel mas não o plano de fundo.

Pode-se obter mais informações sobre sua utilização na documentação do Gnome: http://library.gnome.org/admin/deployment-guide/

Ou até utilizar uma ferramenta aproriada a gerir essas configurações, como o Pessulus que está incluso no Gnome ou o Sabayon http://projects.gnome.org/sabayon/

[4] Comentário enviado por abkt em 13/04/2010 - 19:54h

Bom dia.
Muito interessante essa sua dica, vai ajudar muito aqui!!!
Gostaria de te pergunta como eu faria para carregar as pastas pessoais soa alunos que ficam no servidor? gostaria que ela carrega-se automatico quando fizesse logon. voce poderia me ajudar?
obrigado



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts