Instalação do driver NVidia proprietário no Salix 14.1

Publicado por Fernando T. Da Silva em 20/03/2015

[ Hits: 2.809 ]

Blog: http://meumundotux.blogspot.com.br/

 


Instalação do driver NVidia proprietário no Salix 14.1



O método de instalação mais utilizado por mim, já realizado em várias distros e versões do GNU/Linux, que é baixar o driver NVidia proprietário diretamente do site da fabricante pelo navegador e instalar o mesmo no sistema não funcionou no Salix 14.1, pois o mesmo falha durante o processo, tanto na execução do arquivo .run como na descompactação do mesmo pra posterior instalação pelo comando "nvidia-installer", não conseguindo descobrir a causa do problema.

Então vamos fazer a compilação do driver proprietário baixado do repositório do SlackBuilds.org, usando a ferramenta sbopkg para isto, devendo você ter a mesma instalada no seu sistema para facilitar o processo.

Para saber como instalar o sbopkg veja o link:
Para que a compilação do pacote funcione sem erros de dependências, você deverá instalar nesta ordem exata todos os pacotes citados:

sudo slapt-get --install kernel-source-3.10.17_smp-noarch-3
$ sudo slapt-get --install xf86-video-nouveau-blacklist-noarch-1


Agora vamos à parte dos pacotes do SlackBuilds.org utilizando o sbopkg, no qual ele baixará o sources e os compilará, criando os pacotes binários no formato tgz em /tmp e instalará os mesmos para você automaticamente:

sudo sbopkg -i libvdpau
$ sudo sbopkg -i nvidia-driver
$ sudo sbopkg -i nvidia-kernel


Após concluída a instalação dos pacotes, partimos para a configuração do driver NVidia.

Um pequeno lembrete é que o driver nouveau ainda está em funcionamento e ativo no sistema, não tendo como descarregar o mesmo, já que ele ainda está sendo utilizado e não será possível ativar o driver NVidia agora, mas no próximo boot o driver nouveau já estará desativado devido a instalação do pacote xf86-video-nouveau-blacklist-noarch-1, não sendo preciso desinstalar o pacote do driver nouveau para funcionar o driver nvidia.

Primeiro vamos editar o arquivo /etc/inittab para entrar no próximo boot diretamente no console e não no X Window. Na penúltima linha deste arquivo, que é:

x1:4:respawn:/etc/rc.d/rc.4

Troque o 4 por 3 e reinicie o computador.

Ao entrar no sistema você fará agora um login diretamente no console com suporte ao X Window, mas sem entrar direto no X Window. Caso você entre antes do passo abaixo, utilizará um driver vesa com uma resolução máxima de 1024x768 sem ter ainda um arquivo /etc/X11/xorg.conf (deste que você não tenha criado um em uma outra ocasião manualmente com o comando xorgsetup, pois o padrão atualmente é não existir o arquivo xorg.conf).

Agora vamos criar o arquivo /etc/X11/xorg.conf para o driver nvidia, executando o comando:

sudo nvidia-xconfig

Para testar se o driver irá funcionar, execute o comando "startx" estando como seu usuário normal neste console para iniciar o X Window com o desktop padrão do sistema.

startx

No seu ambiente gráfico padrão, abra uma janela de terminal e digite os comandos abaixo para verificar se o driver nvidia está ativado:

lsmod | grep nvidia
nvidia               7509525  33 
drm                   186279  2 nvidia 
i2c_core               17388  3 drm,i2c_i801,nvidia 
glxgears (verificando os fps)

Por fim, execute algum jogo que requer aceleração 3D como extremetuxracer (também conhecido como PlanetPenguin Racer, PPRacer ou Tux Racer), SuperTuxKart ou Torcs nativos do Linux ou games 3D via wine como Tomb Raider Anniversary ou os games Windows baixados da GameTop.

Notas:

Funcionando a aceleração 3D, agora edite novamente o arquivo /etc/inittab e troque o valor alterando de 3 para 4 para que o sistema inicie sempre no login em modo gráfico novamente, devendo ficar conforme abaixo:

x1:4:respawn:/etc/rc.d/rc.4

Se por um acaso o driver nvidia não funcionar, para desfazer tudo, saia do X Window atual sem reiniciar e desinstale todos os pacotes citados nesta dica, exclua o /etc/X11/xorg.conf e no arquivo /etc/inittab mude o valor 3 para o 4.

Um ponto muito importante é que o comando sbopkg não resolve dependências de pacotes e se durante o processo de compilação de um pacote a mesma falhar, será listado a causa do erro que normalmente é a falta de alguma lib ou pacote, cancele o processo então e anote a causa do erro.

Procure pelo slapt-get se existe algo com o nome listado da causa do erro, se não achar tente com o sbopkg, achando o pacote instale e depois volta a instalação anterior para continuar a instalar, executando o mesmo comando.

Outras dicas deste autor

Controle o VLC remotamente com seu Smartphone

Instalando a versão mais recente do Firefox no Debian 10 codinome "Buster"

Solução do atalho "Destinatário do E-mail" no Thunar - Xubuntu 12.10

Compactar arquivos e pastas com senha usando o 7z

Reconfigurando o CUPS-PDF

Leitura recomendada

Utilizando os 6 botões do mouse logitec G300s

Wireless Ralink RT2561 ST - Debian Sarge

Instalando seu NVIDIA GeForce no Debian

Em busca de uma distro perfeita para Dell Vostro 3550

Apertando dobradiças de laptops Linux

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts