Fontes truetype livres

Publicado por Alexandre Guimarães Sarmento em 21/06/2007

[ Hits: 8.158 ]

Blog: http://www.3dnet.com.br

 


Fontes truetype livres



Ao criar essa dica eu pensei em todas as pessoas que adorariam poder usar uma fonte alternativa, ou melhor, uma fonte free para os seus documentos de texto e outros em geral, pessoas como eu mesmo, que faço uso constantemente do openoffice.org2.

Eu realmente adoro o openoffice, mas sempre precisava, por convenção ou na maioria das vezes por questões de imposições da faculdade (no meu caso), usar as fontes Arial ou Times New Roman da Microsoft. Confesso que isso sempre me incomodou demais, então descobri que existiam fontes alternativas que "simulavam" e até mesmo se propunham a ser exatamente iguais as fontes já citadas, entretanto uma surpresa, apesar de serem aparentemente idênticas em todos os aspectos, elas simplesmente não são.

Sabe aqueles sites onde você pode pegar as fontes grátis? Então, você pode até pegar essas fontes lá, assim como você pode também pegar na própria instalação do Windows em qualquer micro, mas o fato é que você estaria sendo um pirata, agindo de forma ilegal e essa condição vai contra toda a filosofia Linux. Por isso resolvi anunciar aqui que recentemente a Red Hat criou um conjunto de fontes extremamente compatíveis com Arial, Times New Roman e Courier New da Microsoft.

São elas: Liberation Sans, Liberation Serif e Liberation Mono.

Essas fontes oferecem a solução do problema citado aqui. Outra coisa legal de usar essa fonte é que o seu documento terá a mesma quantidade de linhas e páginas quando for aberto no word da Microsoft por exemplo, mantendo maior compatibilidade. Dessa forma você não terá o seu documento com a impressão de que algo está errado ao abrí-lo em outro editor de texto do mundo Windows ou vice-versa.

Você pode fazer o download das fontes em:
Outras dicas deste autor

Configurando o adaptador wireless USB da Encore no Linux

Configurando a placa de rede wireless Atheros no kernel 2.6.15

Trabalhando com arquivos DEB

Salvando os seus dados do Evolution

Como Adicionar 10 dias a data atual no PHP

Leitura recomendada

Resolução em "modo texto"

Cadastrando impressora de rede pelo CUPS via linha de comando

Iniciar aplicativos automaticamente no Fluxbox

Natural Scrolling no openSUSE Leap 42.2

Estudo de caso - DHCP em duas redes

  

Comentários
[1] Comentário enviado por coffnix em 21/06/2007 - 11:44h

muuuuuuuito boa a sua dica cara!!! publica isso no br-linux também

[2] Comentário enviado por dcampos em 17/03/2008 - 12:46h

Essas fontes são muito boas mesmo. Substituem à altura as da Microsoft.

[3] Comentário enviado por douglasracaixeta em 27/04/2009 - 21:30h

Olá,
A fonte Times New Roman não é da Microsoft. A fonte foi criada pelo jornal The Times. A Microsoft pagou uma empresa (a Monotype) para melhorar a fonte e colocar no Windows.

Acho que ao invés de usarmos fontes parecidas com a Times New Roman, devíamos nos perguntar porque não podemos usar a Times New Roman original. Eu realmente não sei. Dizem que há problemas de licença, mas nunca vi isso em lugar nenhum. Nenhuma fonte confiável. Até porque todo mundo sempre usou Times, antes do computador existir.

Se não podemos usar a Times por problema de licença, então não devemos usar nem nenhuma parecida. Estou fazendo meu TCC e quero ter argumentos para dizer o porque não usei a Times. Se a fonte é paga não há como uma instituição do governo me obrigar a usá-la, a não ser que a universidade provê a infra-estrutura para utilizar essa fonte gratuitamente.

Não há norma de ABNT que cite a Times New Roman. Outra mentira divulgada por ai. Só dizem fonte tamanho 12.

Ninguém pode nos obrigar a usar um produto pago se existe um gratuito. Pode até processar a universidade se os professores não aceitarem o seu TCC.

Agora não há como eu argumentar sobre isto, se não existe nenhuma fonte que diga que a Times New Roman é paga. A documentação do openOffice e do BrOffice não diz o porque eles não colocam a Times New Roman. Alguém sabe o porque? E de onde tirou esta informação?


[4] Comentário enviado por douglasracaixeta em 27/04/2009 - 21:38h

Apenas para referência, a norma ABNT de apresentação de trabalhos acadêmicos é a NBR 14724. Não há citação do tipo de fonte.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts