Facilitando a vida no Fedora com o easyLife

Publicado por Elder Marco em 16/03/2010

[ Hits: 17.409 ]

Blog: http://www.eldermarco.com

 


Facilitando a vida no Fedora com o easyLife



Geralmente, depois da instalação do Fedora no seu PC, ocorre de você ter de reinstalar alguns pacotes a mais no seu sistema. Codecs, o Java, driver da Nvidia, alguns media players, dentre outras coisas. O easylife tem objetivo de te auxiliar nessa tarefa de forma a deixá-la simples. É voltado para usuários iniciantes e também para usuários experientes que não querem ter o trabalho de sempre repetir o mesmo procedimento quando atualiza o sistema.

De fato, instalar codecs, o flash e o Java da Sun nunca foi tão fácil no Fedora! O Duli, da comunidade Fedora Brasil, criou o easyLife, um conjunto de scripts que automatiza toda essa tarefa pra você, restando-lhe apenas escolher aquilo que quer que seja instalado.

Vá até www.easylifeproject.org e baixe-o para a última versão do Fedora que você estiver usando. Assim que clicar em download, o Firefox já lhe dará a opção de abrir o pacote com o instalador de pacotes. Caso seja um iniciante, sem muita experiência com o terminal de linha de comando, aceite essa opção. Assim que o download terminar, o processo de instalação irá se iniciar e logo depois será solicitada a senha do usuário root para que você possa instalar o easyLife no seu PC.

No entanto, ainda que faça somente o download do pacote para o seu PC, basta dar dois cliques nele que o instalador de pacotes irá abri-lo e o processo de instalação iniciar da mesma forma.

Instalando codecs, o Java, driver da Nvidia, entre outros

Depois de terminada a instalação, um ícone com as iniciais "eL" deverá aparecer na sua área de trabalho, como na figura abaixo:
Dê dois cliques com o botão esquerdo do mouse, entre com a senha do root e o easyLife será carregado junto com um terminal de linha de comando e irá exibir a primeira opção:
Essa opção é apenas para algumas configurações simples, como um tema de ícones, algumas configurações de fontes, e outros que nesse caso irão ser aplicadas somente para o usuário que você selecionar. Os programas, plugins etc são instalados para todos. Escolha seu próprio usuário e clique em OK:
Essa é a última e mais importante parte do easyLife. É aí que você escolhe o que vai ser instalado em sua máquina. Algumas opções que considero "obrigatórias" são:
  • DesktopLink - Cria um link chamado Desktop na sua pasta pessoal, melhorando a compatibilidade com alguns programas e ícones.
  • SetupWindows - Toda vez que você clica em uma pasta, abre um janela pequena com o conteúdo da pasta aberta. Com essa opção irá abrir uma janela mais completa, com mais detalhes e mais confortável para a navegação.
  • SelinuxOff - O SELinux é uma segurança a mais no seu sistema, mas ele costuma ser meio chato de vez em quando e bloqueia alguns recursos do sistema se suspeitar que esse recurso está fazendo algo que não deve. Marque isso para não ter problemas. O SELinux ficará no modo permissivo, isto é, ele irá avisar, mas sem bloquear nada.
  • Flash - O plugin do flash, que permite você assistir a vídeos no YouTube, além de usar recursos que dependam do flash.
  • Fonts - Isso irá melhorar muito a aparência de páginas da internet que usam fontes da Microsoft. Ficará mais agradável do que sem essas fontes.
  • Utils - Essa opção principalmente porque instala o pacote que permite descompactar arquivos .rar e .7zip. Outros formatos já são suportados pelo Fedora (.zip, .tar.gz, .tar.bz2 etc)
  • K3b - Pode ser que você já o tenha instalado durante a instalação do sistema, mas mesmo assim marque essa opção. Se ele já tiver instalado e em sua última versão, o instalador não irá fazer uma nova instalação.
  • Codecs - Permitirá a você assistir a todo formato de vídeo que você baixe pela internet. Instale isso e fique tranquilo Não se preocupe, os codecs para formatos de áudio, como .mp3 .wma, entre outros também serão instalados.
  • MediaPlayers - Alguns programas muito úteis quando você quer assistir vídeos. Uma vantagem do Linux é que você sempre tem uma escolha. Você pode fazer a mesma coisa de várias maneiras diferentes e usando programas diferentes. Não seria diferente assistindo vídeos.
  • Java32 (ou Java64) - Escolha entre esses de acordo com seu PC. Se for 64 bits, escolha a opção Java64. Seria bom colocar aqui que o Fedora também vem com uma alternativa open source para o Java, mas pode ser que você queira instalar o próprio Java da Sun, visto que está mais maduro. Mas o open source tem melhorado cada vez mais.

Bom, essas são as opções que considero obrigatórias para aqueles usuários que querem ter um excelente suporte a formatos multimídia, além de outras coisas. Outros pacotes que você pode instalar é o driver proprietário para a sua placa da Nvidia de acordo com o modelo que usa, caso tenha uma. E nesse ponto, também vale a pena ressaltar que o Fedora tem suporte a placas Nvidia com o driver open source nouveau, que tem ficado cada vez mais maduro e melhor. Experimento-o!

Explore algumas outras opções e marque-as caso ache interessante ter o recurso em seu sistema.

Depois que de marcar as opções que você quer que instale, clique em OK e os pacotes serão baixados dos repositórios e instalados no seu PC. Isso pode demorar um pouco, dependendo da velocidade da sua conexão (algo em torno de 45 min a 1h com uma conexão de 500Kbps, se não me engano). Depois de terminado, o easylife irá mostrar uma notificação:
Pronto, você já será capaz de ouvir músicas em formato mp3, além de outros; assistir a qualquer formato de vídeo, e outras coisas. :-)

Referências


Outras dicas deste autor

Mudando do GDM para o KDM no Fedora 10 e 11

Melhorando a renderização de fontes em monitores LCD no Fedora

Renderização de fontes em monitores LCD no Fedora: como melhorar

Ainda sobre a pasta "Área de trabalho"

Removendo kernels antigos do Fedora

Leitura recomendada

Iniciando com a linguagem Java

Compiz no Linux Mint Xfce

Script para servidor espelho entrar no ar e notificar o administrador

Squid no CentOS - Configuração simples

Instalação do Beryl no Debian Etch

  

Comentários
[1] Comentário enviado por clodoaldops em 10/08/2010 - 01:09h

Vou testar o fedora 13 br-office.
Acho que esta dica vai me ajudar muito.
valeu!

[2] Comentário enviado por izaias em 26/04/2011 - 21:50h

Estava pesquisando sobre o 'easyLife' e encontrei sua Dica.

Parabéns Elder!

[3] Comentário enviado por eldermarco em 26/04/2011 - 22:50h

Opa, valeu Izaias!

Aproveitando, faço referência a um post meu no final da dica, mas o domínio sequer existe mais. No entanto, migrei o post para um outro blog no wordpress:

http://muitosmundos.wordpress.com/2009/12/02/migrando-para-o-pinguim-atualizando-o-sistema-codecs-e-...

Esse blog também está inativo e estou em outro endereço agora, mas a referência dessa vez fica aí pra sempre. :)

[4] Comentário enviado por iz@bel em 25/05/2011 - 11:12h

vou testar isso no fedora 15 ...

Parabéns pela dica :)

[5] Comentário enviado por AlvesUeliton em 28/07/2015 - 15:00h

Pensando aqui em intalar o Fedora Games https://labs.fedoraproject.org/games/download/index.html
Então, na procura por repositórios encontrei esse poste da VOL, e parece que já há EasyLife pra versão 22: http://sourceforge.net/projects/easylife-linux

Usava openSUSE 13.2, após alterar a resolução em um jogo, não obtive mais acesso visual a distro, então pulei pro F21, agora concerteza irei migrar para o F22 Games, ainda mais com essa facilidade toda aí, eu hein! Nem o rWindows! kkkkkk




Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts