Renderização de fontes em monitores LCD no Fedora: como melhorar

Publicado por Elder Marco em 09/08/2011

[ Hits: 8.161 ]

Blog: http://www.eldermarco.com

 


Renderização de fontes em monitores LCD no Fedora: como melhorar



Usuários do Ubuntu que migram para outras distribuições costumam notar que as fontes utilizadas nessas distribuições costumam ser ligeiramente diferentes das utilizadas em seus antigos sistemas. O motivo disso está na forma como a fonte é renderizada pelo sistema em monitores LCD.

A equipe do Ubuntu aplica vários patches a certos pacotes para que isso ocorra. Em especial, o pacote freetype sofre algumas modificações. Ainda existe também a questão de patentes que impede que certos códigos sejam inseridos no freetype para que a renderização de fontes no sistema fique melhor. No entanto, essas patentes parecem não ser aplicáveis em alguns países, fazendo com que seja possível melhorar bastante o aspecto do nosso sistema.

Eu já havia falado sobre uma melhor renderização de fontes em monitores LCD nessa dica, mas agora temos algo melhor. Nessa outra dica, vamos ver como melhorar a renderização de fontes no Fedora de uma outra forma.

No momento em que escrevo, estou usando o Fedora 15 com o GNOME 3 e, claro, utilizando um monitor LCD. Essa dica também é válida para usuários do Fedora 14 e creio que ainda irá valer para o Fedora 16, 17 etc, assim que forem lançados.

Para que você possa ter uma ideia da diferença entre a renderização normal, tal como vinda no Fedora e a renderização depois que instalarmos os pacotes adequados, veja as figuras abaixo:
Linux: Renderização de fontes em monitores LCD no fedora: como melhorar
E depois, como irá ficar:
Linux: Renderização de fontes em monitores LCD no fedora: como melhorar
Consegue perceber a diferença nas fontes? No segundo caso, está mais suave e a leitura fica até mais agradável, então mãos à massa.

O procedimento é muito simples, habilite o repositório infinality em seu sistema:

# yum install http://www.infinality.net/fedora/linux/infinality-repo-1.0-1.noarch.rpm --nogpgcheck

Se esse procedimento falhar, entre no site em questão e verifique onde está o rpm que permite habilitar o repositório, visto que ele pode mudar de nome ou a versão. No momento em que escrevo, essa URL é válida. Instale os pacotes freetype-infinality e infinality-settings:

# yum install freetype-infinality infinality-settings

Saia da conta do root, feche todos os programas e então reinicie o X com a combinação de teclas CTRL+ALT+BACKSPACE. Logue novamente na sua conta e voilà!

Você ainda pode editar o arquivo /etc/fonts/local.conf, de forma a realizar algumas configurações e deixar as coisas do jeito que você preferir. Leia os comentários no arquivo para maiores detalhes!

Para informações a respeito, visite o site que disponibiliza esses RPMs: infinality.net

Outras dicas deste autor

Ainda sobre a pasta "Área de trabalho"

Facilitando a vida no Fedora com o easyLife

Mudando do GDM para o KDM no Fedora 10 e 11

Configurando o sudo no Fedora

Controlando o Rhythmbox pela bandeja do sistema

Leitura recomendada

Adicionando memória virtual (SWAP) temporária no GNU/Linux

Clipart para OpenOffice

LiveUSB OpenSUSE 11.2

Confira: Ubuntu foi redesenhado!

Criar imagens GD2 para statusmap do Nagios

  

Comentários
[1] Comentário enviado por eldermarco em 09/08/2011 - 10:11h

Eita, eu havia solicitado que essa dica pudesse novamente ser colocada em modo de construção para melhorar esse texto.. Mas enfim, depois de passar alguns dias testando esse método, comecei a não gostar dele porque o autor do pacote faz com que várias fontes do sistema sejam trocadas por fontes da microsoft. Não gostei da ideia e removi ele. Por falar nisso, para aqueles que resolverem seguir essa dica, devo dizer que terá de instalar também o pacote msttcorefonts.

Para aqueles que quiserem uma alternativa, podem seguir essa dica que o resultado também fica legal:

http://fedoraunity.org/Members/khaytsus/improve-fonts


[2] Comentário enviado por danie1oliveir4 em 18/01/2012 - 11:41h

Perfeito! (Y)
Muito Obrigao Elder! Mesmo. :D
Era isso mesmo que eu procurava! Vi outras dicas com o gnome-tweak-tool mas nada acontecia. http://www.vivaolinux.com.br/dica/Solucao-para-problema-de-fontes-do-Fedora-15-Lovelock

[3] Comentário enviado por eldermarco em 18/01/2012 - 15:33h

Opa, bom saber que foi útil :)



Contribuir com comentário