Experiência com Sistemas para Servidor NAS Free

Publicado por Perfil removido em 27/11/2011

[ Hits: 13.848 ]

 


Experiência com Sistemas para Servidor NAS Free



Irei aqui apresentar minha experiência na implementação de um Servidor NAS, utilizando Softwares Livres.

Estou a um bom tempo estudando a implementação de um servidor NAS (Network Attached Storage).

Atualmente tenho implementado o N3600 da IBM, mas a capacidade dele está pequena e só suporta discos Fiber Channel, que são discos muito rápidos e confiáveis, mas com um alto custo de aquisição; sem considerar que o maior disco FB existente atualmente é de 600GB, sendo que já estão sendo vendidos discos Sata de 2TB por um custo muito menor. Considerando que com poucos discos posso ter uma grande capacidade de armazenamento, e para aumentar a confiabilidade posso utilizar RAID5.

Estudei o sistemas:
  • FreeNAS;
  • OpenFiler;
  • NexentaStor;
  • OpenMediaVault.

Avaliando as alternativas

Fiz alguns testes com o OpenFiler, versão 2.99-1, considerado o avô dos Storage Free; é um sistema muito bom, estável e maduro, a configuração não é tão simples como a do FreeNAS, mas assim que você entende seu funcionamento, percebe que é um sistema extremamente confiável. E sem contar que é baseado no Linux, e como grande parte dos meus servidores é baseado neste sistema, percebi uma grande integração.

Recomendo para utilização em empresas em geral que querem um excelente sistema de armazenamento.

O Openfiler possui recursos de iSCSI, CIFS, NFS e HTTP; e sistema de arquivos como EXT3, EXT4, XFS, Btrfs, etc...

Depois comecei a estudar o NexentaStor, pela vantagem de possuir deduplicação e utilizar o sistema de arquivos ZFS. Ele possui duas versões: uma Free (mantida pela comunidade) e outra comercial. É um sistema baseado em OpenSolaris, um sistema que não sei falar muito, pois nunca usei, e este foi o maior peso em não adotá-lo, pois não saberia como resolver se tivesse algum problema.

Para a implementação da deduplicação, é necessário possuir um hardware com grande capacidade de processamento, pois este recurso degrada bastante a perfomance senão tiver um bom equipamento.

Por último testei o OpenMediaVault, que é um sistema que ainda está em desenvolvimento e está bastante instável. O líder deste projeto veio do FreeNAS, por isso que ainda não recomendo utilizá-lo em produção.

Logo na instalação tive problemas para identificar os discos e isso foi um grande problema, pois ele estava identificando os discos que seriam utilizados no Storage para a instalação do sistema, sendo que havia deixado dois discos em RAID1, com menor capacidade só para a instalação do sistema. Ainda não recomendo sua utilização, mas quem sabe no futuro.

Conclusão

Depois de todo o estudo realizado e implementações bem e mal sucedidas, acabei adotando o OpenFiler pela menor quantidade de problemas.

Tendo em vista que utilizarei este Storage para backup de todos os servidores, preciso de uma mínima taxa de erros.

O sistema demonstrou uma ótima performance e confiabilidade; outra vantagem é que ele implementa o sistema de arquivos BTRFS, que é um dos mais modernos atualmente existentes.

Outras dicas deste autor

Jogo Pokémon Golden Sky no Linux

Como instalar o Age of Empires2 sem PlayOnLinux ou Lutris

Papéis de parede aleatórios do KDE

Servidor não encontrado: o Firefox não conseguiu localizar....

Corrigindo erro do Virtualbox 3.2.4 no Ubuntu 10.04: "Kernel driver not installed (rc=-1908)"

Leitura recomendada

Gerando relatórios do PosgreSQL usando o PgFouine

openSUSE Leap 42.1 - 6 dicas de pós-instalação

Criando seu próprio Captive Portal

A ignorância é uma benção

Instalando o editor de texto Joe manualmente

  

Comentários
[1] Comentário enviado por feliperossi em 28/11/2011 - 21:55h

"Atualmente tenho implementado o N3600 da IBM, mas a capacidade dele está pequena e só suporta discos Fiber Channel, que são discos muito rápidos e confiáveis, mas com um alto custo de aquisição; sem considerar que o maior disco FB existente atualmente é de 600GB"

Amigo Corrigindo, que solução Fiber Channel não é solução de Disco e sim solução de Comunição via fibra óptica com suporte a taxa de transferencia de 2 4 6 e 8 Gb, os discos possuem tecnologia SAS, SATA, SATA Near Line e SSD. Então sua IBM N3600 possui suporte de comunicação Fiber Channel e discos SAS de 10k ou 15k, com conexão via HBA no servidor.

Artigo muito bom, utilizo FreeNAS a muito tempo, exelente solução para clientes low-end.


[2] Comentário enviado por removido em 29/11/2011 - 21:41h

Oi amigo, vc deve estar confundindo discos Fiber Channel com solução SAN, são duas coisas bem distintas, procure estudar isso para não fazer este tipo de comentário.

[3] Comentário enviado por danniel-lara em 29/11/2011 - 23:24h

nunca testei o OpenFiler ; eu utilizo o FreeNas é muito bom também não tenho problemas
parabens pela dica



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts