Experiência com Sistemas para Servidor NAS Free

Publicado por Perfil removido em 27/11/2011

[ Hits: 13.567 ]

 


Experiência com Sistemas para Servidor NAS Free



Irei aqui apresentar minha experiência na implementação de um Servidor NAS, utilizando Softwares Livres.

Estou a um bom tempo estudando a implementação de um servidor NAS (Network Attached Storage).

Atualmente tenho implementado o N3600 da IBM, mas a capacidade dele está pequena e só suporta discos Fiber Channel, que são discos muito rápidos e confiáveis, mas com um alto custo de aquisição; sem considerar que o maior disco FB existente atualmente é de 600GB, sendo que já estão sendo vendidos discos Sata de 2TB por um custo muito menor. Considerando que com poucos discos posso ter uma grande capacidade de armazenamento, e para aumentar a confiabilidade posso utilizar RAID5.

Estudei o sistemas:
  • FreeNAS;
  • OpenFiler;
  • NexentaStor;
  • OpenMediaVault.

Avaliando as alternativas

Fiz alguns testes com o OpenFiler, versão 2.99-1, considerado o avô dos Storage Free; é um sistema muito bom, estável e maduro, a configuração não é tão simples como a do FreeNAS, mas assim que você entende seu funcionamento, percebe que é um sistema extremamente confiável. E sem contar que é baseado no Linux, e como grande parte dos meus servidores é baseado neste sistema, percebi uma grande integração.

Recomendo para utilização em empresas em geral que querem um excelente sistema de armazenamento.

O Openfiler possui recursos de iSCSI, CIFS, NFS e HTTP; e sistema de arquivos como EXT3, EXT4, XFS, Btrfs, etc...

Depois comecei a estudar o NexentaStor, pela vantagem de possuir deduplicação e utilizar o sistema de arquivos ZFS. Ele possui duas versões: uma Free (mantida pela comunidade) e outra comercial. É um sistema baseado em OpenSolaris, um sistema que não sei falar muito, pois nunca usei, e este foi o maior peso em não adotá-lo, pois não saberia como resolver se tivesse algum problema.

Para a implementação da deduplicação, é necessário possuir um hardware com grande capacidade de processamento, pois este recurso degrada bastante a perfomance senão tiver um bom equipamento.

Por último testei o OpenMediaVault, que é um sistema que ainda está em desenvolvimento e está bastante instável. O líder deste projeto veio do FreeNAS, por isso que ainda não recomendo utilizá-lo em produção.

Logo na instalação tive problemas para identificar os discos e isso foi um grande problema, pois ele estava identificando os discos que seriam utilizados no Storage para a instalação do sistema, sendo que havia deixado dois discos em RAID1, com menor capacidade só para a instalação do sistema. Ainda não recomendo sua utilização, mas quem sabe no futuro.

Conclusão

Depois de todo o estudo realizado e implementações bem e mal sucedidas, acabei adotando o OpenFiler pela menor quantidade de problemas.

Tendo em vista que utilizarei este Storage para backup de todos os servidores, preciso de uma mínima taxa de erros.

O sistema demonstrou uma ótima performance e confiabilidade; outra vantagem é que ele implementa o sistema de arquivos BTRFS, que é um dos mais modernos atualmente existentes.

Outras dicas deste autor

Cor de fundo no editor de textos leafpad (ou mousepad também)

Como instalar QT Creator no Ubuntu

Como criar um pendrive bootável no Linux [Vídeo]

Temperatura do HD no Kurumin

Triplo boot: GNU/Linux, Mac OS X e Windows

Leitura recomendada

Instalar o giFT + Apollon no Kurumin

Configurando um ambiente LAMP (acrônimo para Linux, Apache, MySQL e PHP) no Ubuntu 10.04

Problemas gráficos no Gnome Shell com placa gráfica Mobile Intel GM45 Express Chipset (Dell Inspiron 1545)

Protocolo DLNA no Ubuntu - Solução para compartilhamento de arquivos entre vários dispositivos

Servidor Apache2 + MySQL + PHP5 + PHPMyAdmin (Ubuntu)

  

Comentários
[1] Comentário enviado por feliperossi em 28/11/2011 - 21:55h

"Atualmente tenho implementado o N3600 da IBM, mas a capacidade dele está pequena e só suporta discos Fiber Channel, que são discos muito rápidos e confiáveis, mas com um alto custo de aquisição; sem considerar que o maior disco FB existente atualmente é de 600GB"

Amigo Corrigindo, que solução Fiber Channel não é solução de Disco e sim solução de Comunição via fibra óptica com suporte a taxa de transferencia de 2 4 6 e 8 Gb, os discos possuem tecnologia SAS, SATA, SATA Near Line e SSD. Então sua IBM N3600 possui suporte de comunicação Fiber Channel e discos SAS de 10k ou 15k, com conexão via HBA no servidor.

Artigo muito bom, utilizo FreeNAS a muito tempo, exelente solução para clientes low-end.


[2] Comentário enviado por removido em 29/11/2011 - 21:41h

Oi amigo, vc deve estar confundindo discos Fiber Channel com solução SAN, são duas coisas bem distintas, procure estudar isso para não fazer este tipo de comentário.

[3] Comentário enviado por danniel-lara em 29/11/2011 - 23:24h

nunca testei o OpenFiler ; eu utilizo o FreeNas é muito bom também não tenho problemas
parabens pela dica



Contribuir com comentário