Edubuntu: Informática para crianças

Publicado por Robson Fernandes dos Santos em 03/01/2009

[ Hits: 11.788 ]

 


Edubuntu: Informática para crianças



Introdução a informática para crianças

Em um mundo em que os computadores se tornam cada vez mais presentes em nossas vidas, é natural que as crianças entrem em contato com essa ferramenta cada vez mais cedo. O objetivo desta dica é apresentar o Edubuntu Linux, um sistema operacional baseado em Ubuntu com centenas de ferramentas educacionais.

Obviamente este texto não é indicado para as crianças em si, haja visto que para elas isso aqui não passaria de uma tediosa leitura. É indicado para instrutores de informática que lidam com crianças e/ou país que tenham filhos ainda engatinhando no universo da informática.

O Edubuntu

Como já foi citado acima, o Edubuntu é um sistema operacional da família Ubuntu. Sua interface fácil e intuitiva foi uma das principais razões para que este tivesse larga aceitação em ambientes educacionais que utilizam software livre. Se você já tem o Ubuntu instalado em sua máquina, para instalar o Edubuntu tecle os seguintes comandos no terminal:

sudo apt-get update
$ sudo apt-get install edubuntu-desktop


Bom, agora é só esperar o download completar que o Edubuntu será instalado em sua máquina. Ao final desta etapa, reinicie o computador. Esta parte pode ser lenta ou rápida, vai depender da sua conexão com a internet.

Uma vez instalado o Edubuntu, divirta-se bastante com todos os joguinhos (use o pretexto que está estudando o programa para ensinar as crianças), depois monte um cronograma que atenda as sua necessidades e coloque-o em prática.

Outras dicas deste autor

Direcionando saídas de comandos

Distribuições Linux

Leitura recomendada

Instalando o VMWARE Workstation 7 no Debian Lenny

Entevista de Jon Maddog Hall na TV Cultura

Slackware + NetBeans 6.1

Convertendo arquivos MP3 para WAV e vice-versa

Configurando o AMaViS em servidor dedicado

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário