Edubuntu: Informática para crianças

Publicado por Robson Fernandes dos Santos em 03/01/2009

[ Hits: 11.515 ]

 


Edubuntu: Informática para crianças



Introdução a informática para crianças

Em um mundo em que os computadores se tornam cada vez mais presentes em nossas vidas, é natural que as crianças entrem em contato com essa ferramenta cada vez mais cedo. O objetivo desta dica é apresentar o Edubuntu Linux, um sistema operacional baseado em Ubuntu com centenas de ferramentas educacionais.

Obviamente este texto não é indicado para as crianças em si, haja visto que para elas isso aqui não passaria de uma tediosa leitura. É indicado para instrutores de informática que lidam com crianças e/ou país que tenham filhos ainda engatinhando no universo da informática.

O Edubuntu

Como já foi citado acima, o Edubuntu é um sistema operacional da família Ubuntu. Sua interface fácil e intuitiva foi uma das principais razões para que este tivesse larga aceitação em ambientes educacionais que utilizam software livre. Se você já tem o Ubuntu instalado em sua máquina, para instalar o Edubuntu tecle os seguintes comandos no terminal:

sudo apt-get update
$ sudo apt-get install edubuntu-desktop


Bom, agora é só esperar o download completar que o Edubuntu será instalado em sua máquina. Ao final desta etapa, reinicie o computador. Esta parte pode ser lenta ou rápida, vai depender da sua conexão com a internet.

Uma vez instalado o Edubuntu, divirta-se bastante com todos os joguinhos (use o pretexto que está estudando o programa para ensinar as crianças), depois monte um cronograma que atenda as sua necessidades e coloque-o em prática.

Outras dicas deste autor

Distribuições Linux

Direcionando saídas de comandos

Leitura recomendada

Editores de Vídeo para Linux (Kdenlive, Cinelerra e Blender)

Transmission - Gerenciar torrent via web em servidor

Facilite sua vida com o auto-apt

Instalando o Sarg no Ubuntu Server 8.04

Trabalhando com Xampp no Linux

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts