Distribuições Linux

Publicado por Robson Fernandes dos Santos em 09/07/2008

[ Hits: 7.143 ]

 


Distribuições Linux



Distribuição Linux

A política do software livre garante ao usuário totais liberdades em relação ao software.

Essas liberdades proporcionam a de pegarmos um kernel do Linux e moldarmos às nossas necessidades, já que qualquer um que tenha acesso ao Linux e conhecimentos em programação pode modificá-lo.

Fica fácil imaginar a razão para existir tantas "versões" diferentes de Linux, que são denominadas distribuições.

O que é uma distribuição Linux?

O kernel do Linux (Coração do sistema), inicialmente escrito por Linus Torvalds, por si só não é um sistema operacional.

É apenas, se é que podemos chamar de "apenas", um núcleo que precisa se juntar a interpretadores de comandos, bibliotecas, utilitários e aplicativos para de fato formar um sistema operacional, que chamamos de distribuição ou distro.

Cada distro Linux é formada por um conjunto de utilitários e aplicativos característicos e é isso que a torna diferente das demais, pois o Kernel é praticamente o mesmo em todas elas.

Atualmente existem cerca de 300 distribuições ativamente mantidas, sendo apenas 20 mundialmente conhecidas.

A maioria delas tiveram origem ou no Debian ou no Red Hat. As distribuições brasileiras de maior destaque são a Conectiva e o Kurumin.

Adquirindo uma distro Linux

Existem várias maneiras de adquirir uma distro Linux, abaixo listo as principais formas:

1) banca de jornal - é muito comum vermos nas bancas de jornais, revistas especializadas em Linux que vêm acompanhadas da distribuição em destaque na atual edição da revista.

2) entrega em domicílio - a canonical, empresa que mantém o desenvolvimento do Ubuntu, é mundialmente conhecida pela política de entregar os CDs de Ubuntu ou KUbuntu na casa de quem quer que o solicite. Considerando que estes CDs partem do Reino Unido e que podem enfrentar alguns contratempos alfandegários, aqui no Brasil estes CDs demoram em média um ou dois meses para chegar (isso onde eu moro, região metropolitana de Belo Horizonte, e pode variar em outras regiões do Brasil).

3) download da ISO - ISO é uma imagem do conteúdo de um CD ou DVD que podem ser gravadas nos mesmos. O download é uma das formas mais comuns de se adquirir uma distro Linux, haja visto que a ISO de praticamente todas as distros estão disponíveis na internet.

4) compra - se você não tem tempo ou paciência para procurar a distro de sua escolha nas bancas de jornais, ou para esperar cerca de 30 ou 60 dias para que chegue em sua casa, ou ainda se você não tem uma conexão com a internet capaz de fazer um download em um tempo razoável, então uma boa saída pra você pode ser comprar diretamente os CDs. Existem lojas virtuais e físicas que se propõem a isso e o preço pode variar entre 5 e 20 reais. É bom ressaltar que a prática de vender CDs de Linux não é ilegal, quando quando você o adquire. Você pode fazer o que quiser com ela, inclusive comercializar.

Não se esqueça de procurar nas listas de discussões pessoas próximas a você que estejam distribuindo CDs, pois é comum encontramos pessoas que os pegam e gravam para distribuí-los, cobrando apenas pelas despesas postais.

Onde obter informações

Todo novo usuário Linux pode contar com uma vasta documentação na internet sobre diversas distribuições.

Existem inúmeros fóruns e listas de discussões com pessoas que não exitam em dedicar parte do seu tempo só para ajudar outros usuários a solucionar os seus problemas.

O espirito colaborativo é fortemente compartilhado no mundo livre, e por isso quando você se envolve neste mundo, além de usufruir de software de qualidade, você corre um sério risco de fazer grandes amizades.

Para obter informações especificas sobre cada distribuição, acesse o portal Distrowatch.

O que é um LIVECD?

Os live CDs são uma ótima opção para quem pretende migrar para Linux sem ter grandes preocupações com instalação.

O LiveCd de uma determinada distribuição é uma versão completa dessa distro que roda diretamente do drive de cd, não sendo necessário a instalação completa no HD.

É bom também para quem deseja instalar várias distribuições sem ter que instalá-las.

Para usufruir das funcionalidade do LiveCd, prepare seu computador para dar boot pelo cd, insira o live cd no drive de cd, reinicie seu computador e siga as instruções que aparecerão na tela.

Outras dicas deste autor

Direcionando saídas de comandos

Edubuntu: Informática para crianças

Leitura recomendada

Animatubo Linux

Squid em servidor Windows

Configurando um servidor de e-mail colaborativo Zimbra

Instalação e configuração do modem PC-TEL AMR PCI no Slackware 10.1

Conheça as 8 documentações mais importantes para se aprender GNU/Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 09/07/2008 - 17:29h

Boa dica, principalmente pra quem esta iniciando no linux. Queria ter encontrado algo assim quando estava iniciando.

[2] Comentário enviado por albertguedes em 09/07/2008 - 18:49h

Os lives-cds é que estão ajudando a popularizar o linux (além de quebrar muitos galhos !), principalmente pelas pessoas não precisarem ter medo de perder 'aquele' sistema na hora usar linux e mandar o dinheiro da licensa pro lixo.
Mas é assim mesmo. Acredito que a coisa vai melhorar muito.

[3] Comentário enviado por fsantos.robson em 09/07/2008 - 22:05h

manoloko

Eu tbm gostaria de ter lido algo assim quando comecei usar linux. ou gostaria de ter conhecio o VOL. sempre que eu pesquisava no google, caia no VOL, mas eu voltava pra página do google e procurava outros sites. (nunca gostei muito da aparência do vol), mal sabia eu que aqui tinha uma fonte inesgotavel de conhecimentos. é como diz a minha mãe: "não se julga um livro pela capa."

albertguedes:

exatamente, penso assim:
o kara pega um livecd e vai usando, e vai gostando.
chega um tempo que ele nem loga mais no seu hd. Até que chega uma hora que se enche de ter que dar boot pelo cd todo dia instala o linux de uma vez...

[4] Comentário enviado por SuporteTecnicoID em 22/08/2008 - 19:08h

Sim, e ai experimentam o ResuLinux e nunca mais se separam dele, e entrando de vez no mundo Linux pela melhor porta.

Boot rápido, reboot mais rápido ainda, usabilidade total do sistema, recursos e facilidades inesgotáveis, flexibilidade, agilidade, e estabilidade sem igual aliado a sua simplicidade.

Reserve o seu vc tb, assim que sair a mais nova versão estaremos atendendo os pedidos com um custo mínimo revertido a ajudar o projeto e seu desenvovedor, com nosso total Suporte Técnico.
http://linuxhard.org/wp/screenshots

[5] Comentário enviado por mhs142 em 18/11/2008 - 20:35h

alguem poderia me dizer qual distro serviria num note toshiba satelite pentium 200 com 64 mb de ram e hd de 2gb????
sou totalmente leigo em linux e tentando com a ajuda de uma alma caridosa terminar com esse martirio



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts