Debian Squeeze, fantástico mesmo - apenas em versão Beta2

Publicado por meinhardt, jorge g em 27/01/2011

[ Hits: 5.194 ]

 


Debian Squeeze, fantástico mesmo - apenas em versão Beta2



Depois de experimentar o Debian Squeeze oficial em modo Live, tanto com interface Gnome como com LXDE, constatando que mesmo ainda como versão Beta1 estava funcionando perfeitamente em notebook (NoBo) cujas particularidades de configuração de hardware são geralmente sinônimos de complicações com reconhecimento e configuração destes itens de hardware instalados, decidi esperar alguns dias até a liberação do Beta2 para testar a alternativa de instalação no HD.

Com o Beta 2 do qual baixei o DVD nr 1 na versão Gnome, parti para a instalação.

Como de costume, para poder ter o controle total do processo de instalação, optei pela alternativa de instalação em modo expert com interface gráfica. Tomei esta opção para poder ter o controle total das etapas de particionamento e instalação do Gerenciador de Boot.

A instalação correu normalmente, com todas aquelas alternativas anteriormente disponíveis quanto ao particionamento e posteriormente com alternativas extras quanto a instalação do Gerenciador de Boot.

Não sei se o Debian vai manter as opções apresentadas no Beta2, quando lançar a versão oficial final. No Beta2, ao chegar a etapa de instalação do Gerenciador de Boot, o Debian oferece as alternativas de instalar o GRUB tradicional (Legacy) facilmente configurável via reedição do arquivo /boot/grub/menu.list ou a instalação da nova versão GRUB2, notoriamente mais atualizada e com muito mais recursos que a versão anterior que já não tem nem mesmo atualizações, porém com processo de configuração mais complexo.

Para facilitar a padronização com as outras duas distros que tenho instaladas no mesmo HD, que não ofereciam alternativas de escolha do Gerenciador de Boot, decidi pelo GRUB2. Sendo de uma versão bem recente, instalou facilmente e reconheceu todas as outras instalações presentes no meu HD.

Espero que o Debian continue oferecendo esta alternativa de escolha da versão do Gerenciador de Boot na versão final, pois sem dúvida será uma grande opção para flexibilizar a instalação além de ser um grande diferencial com relação a outras distros.

De resto, a instalação correu de forma normal, com uma série de aplicativos que em versões anteriores não eram instalados por padrão na primeira instalação.

A versão atual do Debian, ao contrário das anteriores, embora ainda bastante enxuta já vem com aqueles itens básicos instalados por padrão, facilitando o trabalho mesmo para os usuários iniciantes.

Não é necessário logo após a instalação ter que partir para aquela infinidade de re-configurações e instalação de aplicativos básicos. Não sei se será o mesmo quando feita a instalação a partir do primeiro CD da série, porém com certeza usando o primeiro DVD, a instalação ficou bem completa. A versão do kernel instalado com o Beta2 foi 2.6.32, o que garante reconhecimento de hardware bem amplo e atual, sem problemas em PCs portáteis.

A performance, continua excelente, da mesma forma que nas instalações anteriores, apesar dos aplicativos extras incluídos na primeira instalação.

Outras dicas deste autor

Como identificar seu hardware no Linux

Cronograma de lançamentos sidux 2010

Comunidade sidux Linux

KDE 4.3.0 no sidux Aethir (2009-02) após distr-upgrade - desempenho excelente

Epidemic tem instalação facílima em pendrive e permite salvar informações, configurações e aplicativos sem burocracia

Leitura recomendada

Como cortar um vídeo no Kdenlive

Instalando o Ubuntu 9.04 no Microsoft Virtual PC 2007

Corretor ortográfico do Firefox em português brasileiro

Informações sobre seu servidor no Linux via web

Unrar - Descompacta até arquivos .rar!

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 28/01/2011 - 02:36h

Eu simplesmente fiquei de boca aberta com o debian installer rc 2. Está fantástico. O boot demora uns meros 10s no meu sempron velho de guerra.

E fiz atualização para o kde 4.5.1 pelo repositório do mepis linux, tb baseado no debian. Tá show e muit omais rápido que o kubuntu.

[2] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 28/01/2011 - 13:30h

Venho usando direto o Debian Squeeze 6.0 RC 1, com suas atualizações diárias, sem absolutamente nenhum problema. A expectativa com relação a versão final é que é muuuito grande.

[3] Comentário enviado por removido em 28/01/2011 - 19:48h

O KDE pros Debian Stable são sempre excelentes e acho que com o do Squeeze não será diferente, talvez eu até retorne ao usar KDE no Stable e Gnome|OpenBox no SID. O Squeeze pode ficar mais light se não usarmos software-center, synaptic, update-manager e outros só a dupla apt-get|aptitude.

dia 6 de fevereiro promete!

[]'s

[4] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 29/01/2011 - 11:56h

Pelo menos no meu caso, o fato de que a partir do Squeeze passa a existir a possibilidade do "Rolling Release" para o Debian, foi a grande novidade, mesmo sem desmerecer as outras mudanças implementadas. Com certeza vai valer a pena a leitura da Notas de Lançamento desta nova versão.

[5] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 06/02/2011 - 00:50h

Já comecei a baixar a nova versão estável do Debian, agora Debian 6.0 Squeeze, lançada provavelmente ha algumas horas atras. Estou baixando o DVD nr 1. Por enquanto ainda se pode baixar a uma boa velocidade, pois a maioria dos admiradores do Debian ainda não estão apar do lançamento.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts