Central de Serviços com Software Livre: Estruturando um Central de Serviços com o GLPI - Livro

Publicado por Halexsandro de Freitas Sales em 12/11/2014

[ Hits: 14.109 ]

Blog: http://halexsandro.wordpress.com

 


Central de Serviços com Software Livre: Estruturando um Central de Serviços com o GLPI - Livro



Olá, pessoal.

Recentemente, lancei um livro de forma independente contemplando a completa estruturação de uma Central de Serviços com Software Livre.

O livro aborda a implantação de um ambiente 100% software livre para apoio à gestão do departamento de informática de empresas.
Linux: Dica de Livro 'Central de Serviços com Software Livre: Estruturando um Central de Serviços com o GLPI'

O livro foi completamente escrito de forma independente e com a utilização de software livre, sendo este um legítimo "puro sangue". Vocês podem ler um trecho do livro, sumário completo ou adquiri-lo através do endereço abaixo:
Coloco o prefácio que foi escrito por Roberto Cohen, mestre no assunto no Brasil:
'Halexsandro não escreve para os grandes bancos e indústrias que contam com dezenas de funcionários de TI (o que não significa que não possam aprender com ele). Escreve para 95% da massa de empresas brasileiras formadas por quatro a dez pessoas em sua área de TI. Seu estilo de escrita permite manter uma conversa direto com o leitor, o que cria um nível de intimidade e aproximação muito bom.

Nessa obra ele atalha caminhos e tempos, oferecendo um manual bê-á-bá (todos apreciamos ler sobre a teoria, mas na hora de apresentar resultados, a experiência prática dos outros agiliza o trajeto e incrementa nossa produtividade) de como instrumentalizar o departamento de suporte para obter o máximo de proveito da tecnologia disponível. Ensina a montar um Service Desk de cabo a rabo reunindo as peças do software GLPI como um Lego: desde os passos da instalação do software, suas configurações até detalhes complexos como criação do portfólio de serviços, a administração da base de conhecimento e outros detalhes como a integração com LDAP."


Para quem deseja acelerar o amadurecimento de seu setor de atendimento, ler o texto será feito o empuxe da decolagem de um jato: segure-se, porque estará além do que espera em poucas horas de leitura.

Outras dicas deste autor

Bloqueando cliente MSN com Squid

Leitura recomendada

Receba Open Solaris grátis pelo correio

Vídeo aula: Como instalar o Skype no Ubuntu 13.10

Problema de codecs MPEG-1 Layer 3 (MP3) e decoder XVID MPEG-4 no Fedora

Wine no Debian Wheezy 64 bits

Lançada aBíblia Software 1.1.0

  

Comentários
[1] Comentário enviado por danniel-lara em 12/11/2014 - 08:26h

Parabéns pelo seu Livro , sucesso ,
pode ter certeza eu vou comprar

[2] Comentário enviado por emilioeiji em 13/11/2014 - 00:07h

Olá... queria saber em qual versão do glpi foi baseado o livro?
abraços

[3] Comentário enviado por erisrjr em 13/11/2014 - 00:18h

O e-book vai para a lista de compras do próximo mês.

Pelo prefacio notei que fala um pouco de ITIL (E outras "Nomas"/listas de boas praticas). Até onde o GLPI auxilia na aplicação destas?

Obrigado

[4] Comentário enviado por halexsandro em 13/11/2014 - 08:29h

Bom dia a todos!

@Daniel,

Obrigado pelo interesse e estou a disposição para o que precisar.

PS: Isso vale para todos"!

@Emilio,

a versão que abordo é a 0.84.5 e no apêndice A ensino como realizar o processo de atualização de forma que possa sempre utilizar a versão mais recente do aplicativo.

@Erisrjr

O livro é todo baseado nas melhores práticas prescritas pela ITIL v.3 e ISO/IEC20000. O que abordo é uma completa implantação de uma Central de Serviços com aderências a essas práticas e utilizando o GLPI para apoiar a gestão da Central de Serviços.

Em meu Blog existe alguns comentários de leitores que já o estão lendo e dando um feedback: http://halexsandro.wordpress.com

Ontem enviei um artigo para o VOL mas ainda está aguardando a revisão da equipe VOL para liberar. Trata-se do Cap. 5 do livro onde é abordada a completa instalação do Servidor e do sistama GLPI. Em breve já deve estar no ar para todos!!!

Grande abraço e estou a disposição para o que precisarem, se preferirem, segue meu e-mail para contato direto: [email protected]

[5] Comentário enviado por erisrjr em 13/11/2014 - 20:47h

Obrigado pela resposta, vou analisar a ferramenta e lerei o e-book.

[6] Comentário enviado por asandrob em 14/11/2014 - 15:16h

Estou engatinhando aqui com o GLPI.
Quando vi o link, me chamou a atenção.
Li a parte que está disponível e comprei, agora estou esperando para receber o livro (sim comprei a mídia impressa).
Espero com essas orientações poder nortear melhor meu trabalho.

[7] Comentário enviado por halexsandro em 14/11/2014 - 16:38h

Olá @asandrob,

primeiramente, obrigado pelo interesse no livro. Espero que de fato este lhe atenda a contento pois, esse foi justamente o intuito da criação deste trabalho.

Qualquer necessidade, estou a disposição!

[8] Comentário enviado por MacLoureiro em 17/04/2018 - 14:15h

Boa Tarde!!!
Halexsandro, tudo bem!!!
Já trabalhei uma vez como GLPi, porém, mais como usuário. Fiz muito pouco com relação a configuração e entendimento da ferramenta.
Sou profissional da área de TI, e recentemente, estou trabalhando em uma empresa onde está sendo necessário uma demanda onde o GLPi se encaixa perfeitamente.
Estou com dificuldade de achar o livro na versão impressa. Sou das antigas e gosto muito de ter um livro impresso sempre ao meu lado. Não que as versões de e-Book não me interessem, porém, como vou ter um foco muito grande na ferramenta, gostaria muito de ter uma versão impressa.
Dito isso, gostaria também de saber, se existe algum tipo de seminário ou curso que você me recomendaria para ter um entendimento mais eficaz e rápido.
Grato pela atenção.
Marcelo Aquino.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts