Ceni - aplicativo do sidux muito prático e fácil para configurar rede

Publicado por meinhardt, jorge g em 15/07/2009

[ Hits: 7.524 ]

 


Ceni - aplicativo do sidux muito prático e fácil para configurar rede



Para todos aqueles que não precisam ficar trocando de rede e portanto necessitando reconfigurar as conexões com relativa frequência, ou também trocar entre rede cabeada e rede wifi, a presença ou importância da facilidade de uso de qualquer aplicativo gerenciador de redes aparentemente não tem grande significação. Depois de feita a instalação inicial, durante o processo de configuração do hardware e ativação dos diversos itens, ocorre a configuração da rede, em geral sem grandes complicações.

Para quem, ao contrário, depende de mobilidade e obrigatoriamente vai precisar ficar trocando de rede, este tipo de aplicativo é critico, como também a sua facilidade de uso.

O Ceni, presente por padrão na instalação do sidux, tem demonstrado ser uma excelente a ferramenta de configuração para redes, tanto wifi como para conexão cabeada.

O Ceni é um aplicativo especifico do sidux, tendo sido escrito por um dos membros da equipe de desenvolvimento do sidux, Kel Modderman (kelmo), podendo ser encontrado no repositório: http://sidux.com sid/main Packages

Sou também fã incondicional do Wicd, que sempre que possível instalo em substituição a este tipo de aplicativo em outras distros Linux, principalmente naquelas derivadas do Ubuntu ou no próprio Debian 5, onde o knetworkmanager ou o networkmanager instalado também, por padrão nas mesmas, não é tão eficiente, tornando este tipo de configuração confusa, principalmente para quem está começando a usar estas distros. Ainda pretendo fazer a tentativa de instalação do Ceni nestas distros como experiência.

Configurar o acesso a wifi é o ponto mais crítico, pois a maioria daqueles aplicativos padrão em geral não apresenta passos com encadeamentos lógicos.

Para quem domina o terminal e ainda sabe de cabeça a localização dos arquivos de configuração que precisam ser alterados, deve ser barbada. Para um usuário comum entretanto definitivamente não é.

Para quem é apenas usuário e prefere procurar por facilidade ou na falta de alguma dica ou tutorial onde fica fácil usar o terminal bastando copiar e colar os comandos, sempre será mais fácil usar algum aplicativo com interface gráfica e de preferencia amigável.

Tenho postado dicas sobre este assunto porque sofri muito até encontrar aplicativos de fácil utilização, além de ter tomado mais de 6 meses até conseguir habilitar o meu wifi no Linux e poder aposentar definitivamente o XP.

A dificuldade inicial foi ativar a placa wifi deste NoBo, que é um pouco complicada (Atheros AR5007EG).

No caso do Ceni, o mesmo é acessado no sidux desde: Menu K >> Internet >> Ceni.

Também será possível acessar o Ceni digitando na linha de comando no terminal:

Ceni

Pelo Menu K >> Internet >> Ceni, temos:
Linux: Ceni - aplicativo do sidux muito prático e fácil para configurar rede
Uma vez ativado o Ceni, a primeira tela oferece a alternativa de escolha entre os sistemas detectados (rede cabeada - eth0 ou rede wireless /wifi - ath0 ou wlan0 normalmente).
Linux: Ceni - aplicativo do sidux muito prático e fácil para configurar rede
Escolhido o tipo de interface detectado, outra tela será aberta, onde aparecem os parâmetros de configuração como endereço automático (DHCP), ou IP fixo, endereço do IP quando fixo, Gateway, endereço de Broadcast, Máscara de sub-rede etc.
Linux: Ceni - aplicativo do sidux muito prático e fácil para configurar rede
Basta ir marcando as opções correspondentes à sua conexão e seguir adiante. Quando o endereço IP é automático, via DHCP, basta marcar esta alternativa e comandar seguir adiante para que o Ceni complete a configuração.

Para a configuração do wifi, basta da mesma forma marcar as opções correspondentes.
Linux: Ceni - aplicativo do sidux muito prático e fácil para configurar rede
A configuração é definitivamente muito fácil quando comparada com outros aplicativos.

Outras dicas deste autor

Ativação WIFI Atheros AR5007EG quando ndiswrapper não funciona

Configurando o GRUB e usando CDs de manutenção

Após atualização completa (D-U) sidux 2009-03 Momos já está rodando com kernel 2.6.32

Lxde no sidux Momos 2009-03 - leveza, riqueza de recursos e performance

Informações e instruções sobre GRUB (Legacy) e GRUB2

Leitura recomendada

Instalando o Google Earth no Linux (Debian / Ubuntu)

Instalando jogos no Ubuntu

Instalação do software Intelbras de visualização de câmeras (SIM Plus)

VirtualBox - Resolvendo bug de kernel no Ubuntu e Fedora

Tomahawk - The social media player

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts