Ativando a rede sem fio do Notebook usando um script

Publicado por Fabiano da Rosa Gomes em 26/02/2008

[ Hits: 10.597 ]

 


Ativando a rede sem fio do Notebook usando um script



Olá pessoal, segue uma dica rápida para configuração e uso de sua rede sem fio de casa ou do trabalho. Este material é uma coletânea comentada em função das dificuldades que tive no inicio:

#!/bin/sh
iwconfig eth1 essid casa
iwconfig eth1 channel 6
iwconfig eth1 key restricted s:pluto
ifconfig eth1 up
dhcpcd eth1

Linha 1: Embora pareça um comentário, não é. Na verdade esta deve ser a primeira linha de qualquer script shell, o uso do "sh" implica em manter uma maior compatibilidade e independência, uma vez que invoca o shell padrão da sua distribuição.

Linha 2: O comando iwconfig está passando o parâmetro de configuração chamado essid, que é o nome pelo qual sua rede é conhecida, aqui, no caso estou definindo o nome como casa. É importante lembrar que isto também é configurado no seu access point (aqui em casa uso um d-link DI 524).

Linha 3: Também de acordo com o que foi configurado no router aqui configuramos o canal.

Linha 4: ATENÇÃO! Calma, nada de outro mundo, estou chamando sua atenção aqui porque me quebrei um tempo para acertar a neste ponto. Neste parâmetro estamos definindo a senha ou o parâmetro de identificação da placa do notebook junto ao roteador. Para entender melhor, uso uma chave de encriptação WEP de 64 bits em modo ASCII o que implica em uma senha de cinco caracteres, em resumo, o parâmetro s: indica que passaremos a senha no formato string e não em hexadecimal.

Linha 5: O ifconfig está subindo ou ligando nossa placa de rede sem fio, obedecendo os parâmetros definidos nos passos anteriores.

Linha 6: Aqui, caso você tenha configurado seu roteador em modo dhcp, é necessário informar que a placa de rede deve operar em modo dhcp também. Na prática isso implica em buscar o endereço de rede (vulgo IP) em uma faixa aleatória definida no roteador e não de forma estática (fixa na placa de rede do notebook).

Acho que era isso pessoal, essa é uma dica simples. Estou partindo do ponto que você já identificou o hardware do seu notebook, o lspci | grep '802' pode ser uma mão na roda.

Espero ter ajudado, um grande abraço a todos.

Fabiano Gomes

Outras dicas deste autor

Linux Mint com LXDE: Caixas de som USB

Primeiras impressões após instalação do Arch Linux

Musica no Android

Instalei o Slackware 10.1 e o som não funciona, e agora?

Organizando com um PDA

Leitura recomendada

Mouse + TouchPad no X11

Configuração do CUPS [Resolvido]

Guia pós-instalação do Fedora 22 Xfce Spin

Habilitando clique duplo em ícones no KDE

Alterar mapeamento de teclas da extensão Media Keys do Firefox

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts