Acessando o Tim Web Pré com modem Sony Ericcson MD300 (original da Claro) no openSUSE 11.3

Publicado por Heron de Souza Marques em 28/03/2011

[ Hits: 16.422 ]

 


Acessando o Tim Web Pré com modem Sony Ericcson MD300 (original da Claro) no openSUSE 11.3



Nessa dica vou contar um pouco da minha experiência para conseguir o que está escrito no título.

Minhas aventuras com internet 3G no Linux são de outros carnavais. Há mais ou menos 1 ano e meio, iniciei uma batalha pessoal para fazer a internet 3G da Claro funcionar no meu Fedora 12. Com algum esforço, e ajuda dos universitários, consegui ter minha internet 3G no Fedora.

Após um tempo usando o 3G da Claro, cancelei esse plano e contratei uma conexão ADSL (Velox). O 3G para mim se tornou absolutamente desnecessário. No entanto, há 3 meses comprei um notebook. Acesso a internet nele por meio de um roteador wireless, e até aí nada estou contando de interessante.

Só que agora, me apareceu a seguinte necessidade: sendo eu aluno de mestrado, é interessante para minha formação participar de congressos. Sempre que viajo, fico completamente desconectado do mundo, pois o preço do acesso à internet em hotéis geralmente são o olho da cara. Aí, conversa vai, conversa vem, observando as propagandas na televisão, vi que existe um tal de Tim Web Pré, que é uma internet 3G pré- paga, ideal para o uso esporádico da conexão 3G, sem assinatura mensal, sem compromisso. Aí pensei: "Beleza! Vou contratar esse plano pré-pago da Tim e ser feliz!".

Aí lembrei do velho e bom modem MD300 da Sony Ericcsson, jogado na caixa de bagulhos. Mas, espera! Tim Web Pré em um modem usado em um plano da Claro? Não combina! Então, iniciei a primeira etapa: desbloqueio do modem.

Depois de tanto se falar da portabilidade, lembrei que é direito do consumidor receber da operadora da qual ele é cliente o código de desbloqueio de aparelhos comprados em suas lojas mediante apresentação da nota fiscal. Pois é, nesse meio tempo a nota fiscal do modem já havia sido jogada fora, e então a opção seria pagar pelo desbloqueio. E foi o que fiz. E consegui o código de desbloqueio de rede do modem.

O próximo passo foi adquirir o chip para internet móvel pré-paga da Tim. Conseguir informação concisa de nossas queridas operadoras de telefonia é uma questão de muita sorte. A informação que passo a seguir é resultado de minha própria experiência, já que a descrição do serviço no site não deixa isso claro. O chip para acesso do Tim Web Pré é um chip pré-pago normal, o mesmo que usa para chamadas de voz. Se você já é usuário do plano Infinity Pré, pode usar o seu chip no modem para acessar a internet. A menos que não queira ficar tirando e colocando o chip no celular, aí você pode comprar um chip novo, mas vai ter que pagar o chip e fazer uma recarga de R$ 26,00. Pelo menos foi assim em Niterói.

Com o chip ativado em mãos, realizei o procedimento de desbloqueio do modem. Não sei como fazer isso no Linux, na verdade nem tentei, pois meus conhecimentos em Linux não são suficientes para tal. Sem contar que já tinha muitos desafios, e não seria prudente entrar em outro. Assim sendo, fiz o procedimento de desbloqueio pelo Windows. O que fiz foi executar o 'setup' contido na memória flash do MD300. Em seguida, desconectei o modem e o reconectei, para que os seus drivers fossem instalados. Com o modem devidamente reconhecido, abri o Wireless Manager, instalado com o 'setup' e me foi pedido o código de desbloqueio. Digitei esse código e o modem estava desbloqueado. Inseri o chip da Tim e estava funcionando perfeitamente, em HDSPA.

Nesse ponto, estava na metade do caminho, não poderia recuar. Não ficaria satisfeito em ficar no Windows com o 3G. Tentaria no Linux.

Pois bem. Reiniciei o notebook e carreguei o openSUSE 11.3. Aí foi só espetar o modem e criar uma conexão no Network Manager, certo? Errado. O primeiro problema para usar internet 3G no Linux com esse modem é que ele é reconhecido pelo kernel como memória flash, e não como modem. A solução para isso é criar regras no udev para o reconhecimento apropriado do dispositivo. Para tal, é necessário seguir os passos indicados no post abaixo, que cria essas regras e faz otras cositas más. Após isso, o modem já estará sendo reconhecido apropriadamente.

O post referido acima é: Configuração do Modem Sony Ericsson MD300 da Claro 3G no Linux [Shell- Script]

Agora, a dois passos do paraíso, só falta criar e configurar uma nova conexão no Network Manager. Clique com o botão direito no ícone do Network Manager, depois em "Editar conexões". Clique na aba "Banda larga móvel" e no botão "Adicionar". Vai aparecer uma tela com o título "Escolha o tipo de provedor banda larga móvel" com duas opções. Clique na opção "Meu provedor usa tecnologia GSM", e depois em "OK".

Vai surgir a tela "Editando GSM Connection 1". Na aba "Banda larga móvel", no campo "Número" coloque *99#, no campo "Nome de usuário" coloque tim, no campo "Senha" coloque tim, no campo "APN" coloque tim.br, e no campo "PIN" coloque o PIN do seu chip.

Clique na aba "Configurações PPP" e depois no botão "Configurar métodos...". Na tela que vai abrir, deixe marcado somente a opção CHAP e depois clique em OK. Por fim, se quiser, renomeie o campo "Nome da conexão" para um nome de sua preferência e clique no botão "Aplicar".

Estamos cruzando a linha de chegada. Vá ao Network Manager e clique na conexão que você acabou de criar. Se tudo der certo, o modem vai começar a piscar em vermelho e depois em verde ou azul. Se isso acontecer, pode ir preparando a comemoração. Faça a prova cabal acessando um site qualquer (de preferência um não muito pesado) e... Voilá: você estará "Acessando o Tim Web Pré usando o modem Sony Ericcson MD300 (original da Claro) no openSUSE 11.3".

Agora, algumas considerações finais.

1. Apesar de essa dica ser específica para openSUSE 11.3, é possível que o método descrito funcione em qualquer distribuição derivada do Debian, como Fedora, Ubuntu e Kurumin, por exemplo.

2. Quem não quiser usar o Network Manager, pode usar o wvdial, mas não faço ideia de como configurá-lo.

3. Não sou usuário de Linux experiente. Se esses passos descritos não funcionarem, não sei se sei resolver de outra forma. Se alguém perguntar, posso descobrir se sei ou não! ;-)

É isso! Desculpem o tamanho do texto. Espero que, em contrapartida, essa dica seja de ajuda para alguém.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Bloquear Facebook acessado por HTTPS (iptables)

Mozplugger: plugin polivalente para Mozilla/Firefox

Fazendo o Firefox carregar sites rapidamente

Resolvendo dependências do Kazaa

Fake cam no aMSN

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 29/03/2011 - 01:35h

Bacana sua dica e obrigado por apontar meu script. Sobre suas considerações:

1) eu ja usei este modem em várias distros e o procedimento é basicamente o mesmo, veja que o script (leia os comentarios do codigo fonte) preve algumas variacoes de distro.

2) para usar o wvidial, após configurar com meu script, basta executar, pois ele ja esta criando automaticamente as configuracoes em /etc/wvdial.conf (again, veja os comentarios)

3) mesmo sendo iniciante, boa sua iniciativa em ajudar os colegas...

*) bom, adicionando por conta, eu desbloqueie um modem huawei da claro (contratei um segundo plano e tive de devolver o md300 para o real titular do meu ex-plano) e estou usando o tim pre e estou achando excelente. da pra navegar decente, ver emails etc... nada grandioso, mas funciona.

abraço irmão, conte com a gente!!!

[2] Comentário enviado por heron_sm em 30/03/2011 - 14:37h

Olá vfs,

Sobre seu comentário 2:
"para usar o wvidial, após configurar com meu script, basta executar, pois ele ja esta criando automaticamente as configuracoes em /etc/wvdial.conf (again, veja os comentarios)"

A configuração para o wvdial criada pelo seu script é específica para a Claro. Acho que pra funcionar para a Tim é necessário modificar algumas daquelas strings de configuração. Por exemplo, o Username, Password, Init4, e pelo que andei pesquisando, talvez o Phone e o Baud, que variam de acordo com a operadora (acho). E não faço sei quais seriam os valores corretos.

Se for usar para a Claro, aí sei que funciona mesmo, pois na época que eu tinha o plano da Claro eu acessava através do wvdial, e o conf era bem similar ao seu.

Agradeço pelos parabéns.

Abraço.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts