Instalando suporte ao Silverlight no Firefox 5 ou superior

Publicado por Rodrigo Bonicenha Ferreira em 25/09/2011

[ Hits: 10.141 ]

 


Instalando suporte ao Silverlight no Firefox 5 ou superior



Bem amigos, essa dica é para aqueles que ao tentar baixar o plugin chamado Moonlight, que dá suporte a sites e animações construídas em SilverLight para o Firefox 5, se deparam com a mensagem que não foi possível instalar o plugin pois a versão do Firefox não é compatível.

1. Iremos primeiro acessar o link:
e baixar o plugin para a arquitetura de nosso sistema operacional (x86 ou x64), clicando com o botão direito do mouse e pedindo para salvar o plugin em um lugar conhecido de nosso sistema operacional (de preferência na área de trabalho).

2. Depois de baixar o plugin, vamos extrair todo o conteúdo para uma segunda pasta, eu criei uma pasta chamada Silverlight na minha área de trabalho e extraí todos os arquivos para dentro dessa pasta. Você pode usar o descompactador de sua preferência, no meu caso estou usando o próprio gerenciador de pacotes padrão do meu sistema operacional, a intenção aqui é que essa dica seja a mais fácil possível.

3. Agora que já extraímos todos os arquivos para a pasta que criamos, vamos abrir o arquivo chamado install.rdf, que contém algumas parametrizações para correta instalação do plugin. Para edição desse arquivo estou usando o próprio Gedit, use o seu editor de texto predileto.

4. Procure uma linha dentro desse arquivo chamada:

<em:maxVersion>4.0.*</em:maxVersion>

E edite para:

<em:maxVersion>5.0.*</em:maxVersion>

Após editar colocando a versão do Firefox que você está utilizando, salve o arquivo. No meu caso estou usando a versão 5 do Firefox.

5. Aproveite que todos os arquivos do plugin que será instalado no Firefox estão descompactados e delete a pasta META-INF.

6. Agora que já fizemos a alteração no arquivo install.rdf e também já deletamos a pasta META-INF, vamos compactar novamente os arquivos, selecione todos os arquivos de uma única vez, clique com o botão direito do seu mouse e selecione a opção COMPRIMIR, escolha a opção COMPRIMIR como .ZIP (pode ser qualquer outro tipo, porém eu escolhi .ZIP).

7. Depois que todos os arquivos estiverem compactados no formado .ZIP, clique com o botão direito nesse arquivo, peça para renomear e renomeie a extensão dele para .xpi novamente, fazendo com que ele se torne a extensão padrão do Firefox novamente.

8. Abra o Firefox e arraste o arquivo que foi renomeado para dentro do navegador, o Firefox irá pedir autorização para instalar o plugin, aceite e permita a instalação e depois reinicie o seu navegador. Pronto, você está com o plugin com suporte a tecnologia SilverLight instalado e pronto para usar. :-)

Eu espero que todos os passos tenham sido bem claro, peço desculpas aos menos impacientes iguais a mim, porém tentei detalhar ao máximo essa dica para que até o mais leigo consiga seguir essas instruções.

Fontes


Forte abraço para toda comunidade,
Rodrigo Bonicenha Ferreira.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Redirecionamento de portas para VNC (Coyote Linux)

Proxy transparente e conectividade social da caixa

Falha de autenticação do Squid no Debian Lenny com smb_auth

Instalando Google Chrome no Ubuntu em três comandos

Wireless no Debian Squeeze com WPA2

  

Comentários
[1] Comentário enviado por pinduvoz em 25/09/2011 - 17:40h

Segui a dica e encontrei os seguintes problemas:

1) para descompactar o arquivo xpi tive que renomeá-lo para zip (arquivo.xpi > arquivo.zip), pois o formato xpi não era suportado; e para instalar após compactar fiz o caminho inverso (arquivo.zip > arquivo.xpi);

2) da primeira vez não mandei "recriar as pastas" ao descompactar e a extensão, apesar de instalada, não funcionou; refiz, recriando as pastas ao descompactar (importante) e apagando a pasta META-INF antes de recompactar, instalei e funcionou.

[2] Comentário enviado por pinduvoz em 25/09/2011 - 17:41h

Esqueci de mencionar que instalei no Firefox 7, Ubuntu 10.10.

[3] Comentário enviado por kernel_rj em 26/09/2011 - 10:54h

Legal, isso mesmo!

Provavelmente o seu sistema de compressão padrão não está conseguindo descompactar os arquivos .xpi, acredito que você deva estar se enganando em algum momento visto que as estensões servem somente para indicar o tipo de compressão que determinado dado está utilizando. Quanto a pasta META-INF, realmente deve ser excluída conforme indicado no itén 5, antes dos arquivos serem compactados novamente.

Fico feliz da dica ter sido útil, qualquer coisa estamos sempre por ai!

Abraço! :-)

[4] Comentário enviado por superpassos em 21/10/2011 - 17:21h

Prezado Rodrigo,

Muito obrigado pela sua explicação, bastante didática.

Estou usando o Ubunto e, o suporte ao Silverlight no Chrome, deixava o computador extremamente lento - travando com bastante frequência e testando minha paciência.

Precisava da sua dica há alguns meses... Agradeço pela ajuda!

Um abraço,

Rafael

[5] Comentário enviado por brunoabinfo em 01/11/2011 - 23:48h

Putz, simples...

Me salvou, obrigado!!!

[6] Comentário enviado por julio.ferraz em 21/03/2012 - 09:12h

Senhores,.

Bom dia.

Ótimo artigo.

Fiz isso com o firefox 10.0.3.

Mas no meu caso, estou tentando assistir aulas da ESTACIO(UNIVERSIDADE ESTACIO DE SA) e a página deles, toda vez que tento diz que precisa do desnecessário Silverlight.

Alguem têm alguma outra idéia, como posso fazer? Meu firefox é o 10.0.3. E informo que o mesmo foi instalado com sucesso.
Fiz um teste básico em http://www.shinedraw.com/mathematics/flash-vs-silverlight-fps-meter-stress-test/




Outra Opção interessante é usar o Rai Smooth Stream Player



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts