SQL Dicas & Truques (versão 0.1)

Bloco de anotações com diversas sintaxes úteis e exóticas de comandos SQL. Cada comando possui sua nota de rodapé descrevendo seu funcionamento. A cada nova versão desse artigo serão publicadas novas dicas.

Por: Fábio Berbert de Paula


O que é e como funciona um ataque de força bruta

Artigo que explica de forma prática uma das mais clássicas técnicas de tentativas de invasão de sistemas. No artigo criaremos um script em Perl que tenta adivinhar a senha de um usuário de email qualquer.

Por: Fábio Berbert de Paula


O Surgimento do Linux

O que é Linux? Muito Bem, vou tentar resumir em poucas palavras uma boa definição para Linux: Assim como o Windows, o Linux é um sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral).

Por: Fábio Berbert de Paula


MP3 no Linux

Muitos micreiros são colecionadores natos de arquivos MP3, que são arquivos usados para armazenar músicas no computador com qualidade de audio similar ao das músicas de CDs. Muitos DJ's estão abandonando a grande quantidade de parafernália por eles usados na animação de festas e boates.

Por: Fábio Berbert de Paula


Acessando disquetes no Linux

Uma das maiores dificuldades dos usuários iniciantes no sistema Linux é a manipulação de disquetes. Um disquete é um dispositivo de hardware. Toda vez que queremos usar um dispositivo, devemos associar o mesmo a um diretório qualquer.

Por: Fábio Berbert de Paula


O Linux e o Star Office

Uma questão muito levantada quando fazemos comparações entre Linux e Windows é a seguinte: No Windows uso o MS Office para editar minhas planilhas e documentos. Como faço para editar planilhas, documentos e apresentações no Linux?. O Linux dispõe de uma grande quantidade de softwares para segmento de escritório, sendo o mais famoso o Star Office.

Por: Fábio Berbert de Paula


Interfaces Gráficas no Linux

Muito se fala sobre as diferenças entre Windows e Linux. O que mais se ouve dos que nunca pilotaram um Linux são frases do tipo: Ah, isso é tão fácil no Windows, No Linux não tenho um programa tão bom quanto esse que tenho no Windows.

Por: Fábio Berbert de Paula


Entrevista com um hacker, via Internet

Navegando pela Internet sempre fazemos novas amizades, novos contatos. Foi numa sala de IRC que tive a oportunidade de teclar com -=[[email protected]_tuX]=-, que se auto-entitula um dos mais temidos hackers da região serrana do estado do Rio.

Por: Fábio Berbert de Paula