Relato de experiência: contribuição para tradução de um artigo da Wikipédia

Relevância da contribuição para o acervo de artigos da Wikipédia e minha experiência realizando a tradução de um do inglês para o português.

Por: Nicolas Antonio Nunes Mautone


Melhores Distribuições Linux Voltadas Para Servidores

Sabemos que as distribuições Linux são excelentes opções como sistema operacional a serem utilizadas em servidores, para as mais diversas necessidades. Neste artigo, irei apresentar as 7 principais distribuições utilizadas com essa finalidade atualmente.

Por: Diego Mendes Rodrigues


O que é ForceCommand

A função ForceCommand permite fazer muitas implementações de segurança interessantes. Podemos, por exemplo, empregá-la para implementar uma API REST super segura que pode interagir sem muita dificuldade com praticamente tudo. Ainda podemos criar múltiplos fatores de autenticação, estabelecer listas negadas ou liberadas de comandos que podem ou não serem executados através do SSH. O limite é a criatividade do administrador de sistemas.

Por: Carlos Affonso Henriques.


Gerando Pacote do QMPlay2 20.12.16 no Slackware Current Facilmente

Nesse artigo, será apresentado uma maneira alternativa para instalar o QMPlay2 atualizado no Slackware Current sem SlackBuilds, mas ainda usando scripts para gerar os pacotes para a instalação.

Por: Mauricio Ferrari


Slackware - Limpeza automática da pasta /tmp

O texto descreve o passo a passo de um procedimento bastante simples para limpeza automática da pasta /tmp no Slackware.

Por: Lucio Massafferri Salles


Interface de Rede Virtual no Debian

Em muitos casos, é vantajoso atribuir mais do que um endereço IP a um servidor, de acordo com os serviços e aplicações instalados nele. Se o servidor possuir várias interfaces de rede, basta atribuir endereços IPs diferentes para elas. Caso tenhamos apenas uma placa de rede, é possível criar interfaces virtuais. Entenda melhor esse processo neste artigo.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Bloqueio de Países com IPTables

Dependendo do tráfego e dos visitantes esperados para um determinado servidor, talvez a disponibilização para alguns países não seja necessária, devido ao idioma em que as páginas do servidor web foram publicadas, ou simplesmente por não existirem clientes em potencial nessas regiões. Aprenda como bloquear os países necessários de forma automatizada.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Apresentando o Molotov

Molotov é um programa que eu desenvolvi, visando resolver os problemas de quem quer criar um pendrive de instalação do Windows 10 dentro do Linux. A razão pela qual ele foi criado, é para substituir programas similares que estão ficando cada vez mais difíceis de manter, criar uma alternativa que seja fácil de usar e seguindo a filosofia UNIX.

Por: Cézar Augusto