Instalando o Adminer, do jeito certo, no Debian

Aqui mostrarei o "jeito Debian" de instalar o Adminer, a ferramenta WEB que gerencia seu banco de dados.

Por: Cézar Augusto


Taskwarrior, o Guerreiro das Tarefas - Gerenciar sua Lista TODO no Terminal

O Taskwarrior é um software gratuito e Open Source, que gerencia sua lista TODO direto no terminal. Ele é flexível, rápido e discreto. De forma geral, ele faz o trabalho de gerenciar sua lista e suas tarefas e depois sai do seu caminho. A curva de aprendizado na sua utilização é extremamente rápida. Neste artigo, irei demonstrar como instalar e como utilizar essa ferramenta que é muito interessante.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Ceph - Uma Plataforma de Armazenamento Distribuído

Ceph é SDS (Software-Defined Storage - traduzido: Armazenamento Definido por Software) de código aberto, onde implementa o armazenamento de objetos em um único cluster de computador distribuído e fornece 3 interfaces em 1: armazenamento em nível de Objeto, Bloco e Arquivo. O Ceph visa principalmente a operação totalmente distribuída sem um único ponto de falha, escalonável até o nível de exabyte.

Por: Daniel Lara Souza


TinyCore Linux - Introdução e Instalação

Vamos falar um pouco sobre o TinyCore Linux, distro que ocupa 16MB de disco com sua instalação e tem um sistema de ponto de restauração muito peculiar.

Por: Luciano Júnior


openSUSE Tumbleweed Snapshots - A Melhor Forma de Controle de Atualizações e Quebras do Sistema

Como controlar de uma forma eficiente, as atualizações da versão rolling release do openSUSE e diminuir as chances de quebra do sistema, sendo possível "voltar" os pacotes e repositórios para um estado anterior onde tudo funcionava.

Por: niquelnausea


Bloqueio de usuários com o chroot

Ao disponibilizarmos o acesso aos clientes em nossos servidores Linux, o ideal é podermos bloquear o que eles conseguem acessar e alterar, disponibilizando o acesso apenas aos diretórios relativos as suas pastas no servidor web. Para essa configuração de segurança, podemos enjaular os usuários com o chroot.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Como Funciona a Resolução de Dependências no Gslapt

Sei que a maioria das pessoas que usam o Slackware, não quer instalar pacotes já prontos, quer compilar. Mas para quem não quer ficar compilando, existem repositórios que permitem que o slapt-get resolvam suas dependências. Aqui explicarei superficialmente, porque a resolução de dependências não funcionam com todos os repositórios, mesmo usando o slapt-get e o gslapt.

Por: Mauricio Ferrari


Habilitar o HTTP/2 no Apache do Ubuntu 16.04/20.04

Desde o início da Word Wide Web (WWW), o protocolo HTTP está evoluindo ao longo dos anos, para fornecer sempre um conteúdo digital de forma segura e rápida na internet. A versão mais usada atualmente é a HTTP/1.1, e embora ela possua aprimorados recursos e otimizações de desempenho para lidar com as deficiências das versões anteriores, fica muito atrás dos novos recursos implementados no HTTP/2.

Por: Diego Mendes Rodrigues






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts