Bloqueando e desbloqueando falhas de login em SSH usando o pam_tally2

Como configurar o bloqueio automático de login em caso de falhas. Com esse pequeno tutorial você poderá usar um módulo chamado pam_tally2 para bloquear, por exemplo, tentativas de brute force no seu servidor. Este tutorial é focado em distribuições Red Hat/CentOS, porém pode ser facilmente adaptado a qualquer distribuição.

[ Hits: 13.258 ]

Por: Humberto Júnior em 15/01/2015 | Blog: http://mundonix.wordpress.com


Introdução



Falar em ameaças virtuais hoje em dia, com toda a velocidade da informação sendo propagada, é até sinônimo de "modismo". Antigamente o padrão de ataques era, apesar do crescimento vertiginoso, mais complexo de se efetuar devido a complexidade e falta de ferramentas automatizadas para tais procedimentos. Com o avanço da informação, ferramentas de divulgação como YouTube, Twitter, Pastebin dentre outras centenas que não necessitam ser mencionadas aqui, a facilidade que se tem de absorver treinamentos em diversas áreas facilitou a quantidade de casos de ataques quando se fala em Segurança da Informação.

Levando em consideração o risco que se tem de manter um servidor ligado diretamente à internet sem os devidos cuidados, é necessário que o administrador tenha a preocupação de manter seu sistema robusto e seguro a níveis aceitáveis. Uma das formas mais comuns de ataque a servidores é o Brute Force (Ataque de força bruta), que são mais explorados em serviços como ssh, ftp, telnet.

O ataque de Brute Force consiste em tentativas de descoberta de senhas de usuários utilizando-se de ferramentas automatizadas ou até mesmo de forma manual. Apesar de ser irrelevante a tentativa manual, não há motivo para descartar um ataque dessa natureza.

Softwares como Hydra, John The Ripper, Medusa são exemplos de programas que podem fazer esse tipo de ataque automatizado, o que reduz o tempo e aumenta o percentual de sucesso nesse tipo de ataque.

Com base nessas proposições iniciais, é recomendado que sejam aplicados nos servidores algumas configurações de segurança (Hardening) que possam minimizar o risco de se ter um sistema sem as devidas precauções tomadas.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O pam_tally2
   3. Testando a implementação
Outros artigos deste autor

Ubuntu 12.04 autenticando no Active Directory com Samba/Kerberos/Winbind

CoreOS no VirtualBox

Leitura recomendada

Usuário especial para desligar servidores Linux

Ubuntu pendrive TrueCrypt

Integração de servidores Linux com Active Directory

Procedimento para descoberta de chave WEP

13 dicas de segurança para o Apache

  
Comentários
[1] Comentário enviado por azk em 16/01/2015 - 04:26h

ótimo artigo!
favoritado..
;-))

[2] Comentário enviado por fabio em 16/01/2015 - 05:34h

Bem interessante mesmo! A princípio não consegui fazer funcionar em Debian, mas assim que tiver um tempo vou ler a man page do módulo. Em Debian e derivados parece que o arquivo a ser alterado é o /etc/pam.d/login.

[3] Comentário enviado por Tacioandrade em 19/02/2015 - 04:50h


Muito interessante o pam_tall2, não conhecia essa ferramenta, sempre utilizei o fail2ban que também funciona muito bem e tem suporte a praticamente tudo que se pode imaginar, desde FTP, apache, etc, porem gostei da forma de audição dessa ferramenta, bem interessante mesmo, quando tiver um tempo vou testa-la em homologação e ver se vale a pena alterar em novos servidores que implementar ou não.

Um forte abraço e valeu pelo artigo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts