Zenwalk Core: Para quem só quer o essencial

O Zenwalk é uma distribuição voltada para uso em desktops, baseada no Slackware e com foco na leveza, simplicidade e desempenho. Nesse artigo conheceremos o Zenwalk Core, a versão básica do Zenwalk, que vem com um conjunto mínimo de pacotes, perfeito para quem não abre mão de ter o controle sobre cada programa instalado no sistema.

[ Hits: 59.177 ]

Por: Davidson Rodrigues Paulo em 30/08/2008 | Blog: http://davidsonpaulo.com/


Obtendo e instalando



Nosso primeiro passo é óbvio, mas deve ser mencionado: baixar a imagem do disco de instalação do Zenwalk Core Edition e gravá-lo em CD. O endereço para download da imagem encontra-se no endereço abaixo.
Depois de gravá-la, coloque o CD na bandeja, reinicie o computador e certifique-se de que o sistema iniciará a partir do CD. Se isso acontecer, será apresentada a tela abaixo.
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Pressione Enter e o instalador do Zenwalk será carregado. Se você já instalou o Slackware antes, o processo de instalação lhe será completamente familiar. Se você nunca usou o Slackware nem o Zenwalk, não se preocupe, esse artigo tem mais de quarenta imagens mostrando cada etapa do processo de instalação. Abaixo você confere a primeira tela do instalador.
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Pressione Enter para selecionar o leiaute do teclado. Se o seu teclado tem o "Ç", selecione a opção "qwerty/br-abnt2.map". Se não tem o "Ç", selecione "qwerty/us-acentos.map".
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Pressione Enter para retornar ao menu principal do instalador. Você terá que selecionar o método de particionamento do disco rígido. Se você quiser configurar as partições por conta própria, selecione a opção "PARTITION". Se você não sabe ou não quer fazer um particionamento automático e quer alocar todo o disco rígido para o Zenwalk, selecione a opção "AUTOINSTALL". Nesse artigo, usaremos o segundo método.
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Pressione Enter e serão mostradas todas as unidades de disco disponíveis no sistema para que você escolha em qual delas o Zenwalk deverá ser instalado.
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Use a barra de espaço para selecionar a unidade desejada (geralmente "hda" ou "sda") e pressione Enter. O instalador perguntará se você tem certeza de que quer excluir todo o conteúdo do disco, reservando todo ele para o Zenwalk.
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Para continuar, selecione a opção "Yes" e pressione Enter. O particionamento será feito e a nova tabela de partições será exibida. Pressione Enter e o conteúdo do arquivo /etc/fstab será mostrado.
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Pressione Enter para selecionar a fonte de instalação do Zenwalk.
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Selecione a opção "Install from the Zenwalk CD" e pressione Enter. Você deverá agora configurar a instalação do Lilo, o gerenciador de inicialização (boot) padrão do Zenwalk, começando pelo método de configuração: simples, expert ou nenhum. No nosso caso, usaremos o modo simples, selecionando a opção "simple".
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Pressione Enter para selecionar a resolução e a profundidade das cores usadas pelo sistema após a inicialização (essas configurações só valem para o modo texto, não para o modo gráfico). Na maioria dos casos, a opção "1024x768x64k" com inicialização gráfica (graphical splash screen) é a mais indicada.
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Pressione Enter e você poderá inserir os parâmetros adicionais do kernel. Na maioria dos casos não é necessário digitar nada. Apenas pressione Enter e então selecione onde o Lilo deve ser instalado. O local padrão é na MBR. Selecione-o e pressione Enter.
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Será exibida uma tela perguntando se o relógio do sistema utiliza o UTC ou não. Se você estiver instalando o Zenwalk em uma máquina virtual, selecione "YES". Caso contrário, selecione "NO" e escolha o fuso horário ("America/Sao_Paulo" para os Estados que usam o horário de Brasília).
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Pressione Enter e então você deverá selecionar os serviços que devem ser iniciados junto com o sistema. Use as setas do teclado para escolher um serviço e a barra de espaço para ativá-lo ou desativá-lo. Para finalizar a configuração, pressione Enter.
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
A instalação será então iniciada. Ao final, será exibida uma mensagem solicitando que você ejete o CD e reinicie o computador pressionando Ctrl+Alt+Delete.
Zenwalk Core: para quem só quer o essencial
Faça conforme as instruções. Retire o CD da bandeja, pressione Ctrl+Alt+Delete e aguarde a inicialização do Zenwalk.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Obtendo e instalando
   3. Concluindo a instalação
   4. Conhecendo o Netpkg
   5. Instalando o XFCE
   6. Instalando pacotes com o Xnetpkg
   7. Ajustes finais
   8. Instalando outros ambientes gráficos
   9. Considerações finais
Outros artigos deste autor

Participe da revista Viva o Linux

Xen: Criando dom0 e domU no Fedora

Passo a passo: Fedora autenticando usuários no Active Directory

Instalação e utilização do Qemu no Fedora Core

Criando um repositório local do Fedora

Leitura recomendada

Red Hat e Fedora - Um guia básico de configuração

Configuração de Serviços

Como converter sua partição de ext2 para ext3

Debian como servidor DHCP no VirtualBox

Como configurar um servidor de FTP de forma simples e com host virtual

  
Comentários
[1] Comentário enviado por mcnd2 em 30/08/2008 - 21:28h

Belo artigo Davidson Paulo.

Muito interessante.

Tenho um K6-2 500Mhz com 512 de memoria e video de 8 MB onboard, vou testar o Core Zenwalk que da pra fazer uma otimizacao muito boa para meu querido velhinho k6-2, rsrsrsrs...

Mais uma vez Parabens pelo artigo.

[2] Comentário enviado por removido em 30/08/2008 - 21:59h

muito bom !!!!!!!!

[3] Comentário enviado por needforspeed em 31/08/2008 - 16:29h

Muito bom
tinha escrito um artigo sobre esta distro mas na verçao desktop, e tenho que adimitir que seu artigo completa e muitos pontos o meu! ;-)

otimo trabalho meus parabens!

[4] Comentário enviado por julianjedi em 31/08/2008 - 18:33h

Very Good... :P

[5] Comentário enviado por maran em 01/09/2008 - 07:20h

Caro Davidson,
Li seu artigo, uma, duas, três vezes, impecável.
O que mais chamou minha atenção a este arquivo nem foi tanto o Zenwalk, pois até ai ainda preferia usar o Slack, porem quando avistei o netpkg me apaixonei, eu deixei de usar o Slack pelo simples motivo de as vezes precisar de um pacote naquele momento, sem ter que sair poor ai atraz disso e daquilo, porem este netpkg, foi a salvação, parece ser mais bem estruturado que outros softwares que foram criados para o Slack.

Nota 10, favoritos, e posteriormente estarei usando o Zenwalk ;)

Um abraço.

[6] Comentário enviado por dudous em 03/09/2008 - 09:17h

Bastante completo o artigo.
Parabéns !

[7] Comentário enviado por grandmaster em 03/09/2008 - 22:56h

Como todos falaram, bem completo. Também adicionado ao favoritos.

Renato de Castro Henriques
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br

[8] Comentário enviado por xerxeslins em 06/09/2008 - 14:45h

Adorei seu artigo. Eu gosto muito do Zenwalk, mas ainda não experimentei o core... seu artigo era o que eu precisava! Nota 10 amigo!

[9] Comentário enviado por xerxeslins em 06/09/2008 - 15:10h

Se eu uso discador velox que pede usuario e senha, como eu configuro para ter acesso a internet? No zenwalk normal eu uso pppoe-setup, mas nesse nao funciona.

[10] Comentário enviado por davidsonpaulo em 07/09/2008 - 16:28h

xerxerlins, no Zenwalk (e no Slackware também), o pacote que contém os utilitários para conexão via ADSL é o rp-pppoe. Esse pacote contém um conjunto de utilitários que começam com "pppoe". Para configurar uma conexão ADSL, use o pppoe-setup. Para conectar, pppoe-connect e assim por diante. Um abraço.

[11] Comentário enviado por rweu em 10/09/2008 - 14:11h

Caro Davidson,

Muito bom o teu artigo sobre o Zen.

Já entrei várias vezes em seu blog e é muito bom saber que voce faz parte aqui do Vivaolinux, e mais ainda que a tua Distro principal é o Zen.

Se não for abuso meu voce poderia me dar uma mão??
Eu tô tentando fazer o meu Zen bootar com splash mas não tô conseguindo, tô fazendo conforme esse post aqui do Vivaolinux, mas não tô conseguindo, voce poderia me ajudar??

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-o-GRUB-no-Zenwalk-5.2

Se voce se dispuser meus endereços são:
rweu@ig.com.br ou no forum do Zen Brasil http://forum.zenwalk-br.org/index.php?topic=36.0

Não querendo ser inoportuno e mesmo sem aval do moderador da comunidade Zen Brasil, te convido a fazer parte dela, é sempre muito bom contar com pessoas que sabem o que dizem, para inclusive ampliar a base do Zen no Brasil OK???



[12] Comentário enviado por ludc em 07/10/2008 - 01:57h

legal o tutorial,

so fiquei em d[uvida o tipo de sistema de arquivos....

esse tal de xfs, parece ser mais suscetivel a falhas em queda de energia.

abracao

[13] Comentário enviado por removido em 21/12/2010 - 14:20h

testei na vm funcionou que é uma beleza em 512 de memoria imagina em 2048,era esse tipo de dstro que estava procurando muito boa,só falta me habituar


Contribuir com comentário