Yenka - Mais que um simulador de circuitos eletrônicos

Conheça o Yenka, um incrível software para eletrônica, elétrica, magnetismo, química, física e outras aplicações. Surpreenda-se com a qualidade deste programa para GNU/Linux. Atendendo estudantes, professores e profissionais, tanto para experiências quanto produção, o Yenka é leve, fácil, intuitivo e rápido para soltar sua imaginação. Leia o artigo na íntegra e descubra o prazer da simulação.

[ Hits: 37.953 ]

Por: Wilker Azevedo em 05/02/2013


Apresentação e características



Gosto de brincar com eletrônica e criar projetos como controle de motor, inversor, transmissor, robozinhos, fontes e muitas outras coisas legais e úteis. Mas sabemos que para isso, é preciso ter um simulador de circuitos que atenda a nossos requisitos.

Alguns são bons, mas não fornecem o que precisamos e do jeito que queremos. Mas quando se fala em GNU/Linux, sabemos que a coisa aperta mais ainda. Foi aí que encontrei o Yenka!

Apesar de ser pago, o Yenka é um simulador que pode ser usado gratuitamente em casa. Este software é um simulador educacional desenvolvido pela Crocodile Clips, possui boa qualidade e bugs discretos que não chegam a interferir no uso.

É possível, além da simulação, criar lições no estilo passo a passo em sua própria interface, tornando-o ideal para professores.

Muito leve para rodar, requer processador de 1 GHz, 256 MB de RAM e vídeo com suporte a OpenGL. Tem versões para GNU/Linux, Mac e Windows.

O meu está rodando em um netbook 1.6 GHz com 1 GB de RAM com Slackware 14.1 e KDE, e só pesa quando abro um projeto muito complexo.

Este software vem com vários exemplos, inclusive com colaborações de instituições e usuários. Ele baixa da Internet mais contribuições.

No campo da matemática

Permite criar facilmente modelagem 3D para demonstrar/testar probabilidades, estatísticas, geometria e coordenadas.

Ciências

Um verdadeiro laboratório virtual com objetos coloridos e características do mundo real. Vários objetos estão disponíveis, como: imãs, recipientes, líquidos, fogo, hélices, lâmpadas e muito mais.

Tecnologia

Desenvolva circuitos eletrônicos através de esquemas ou até mesmo em PCB com componentes em 3D. Os LEDs e as lâmpadas de filamento acendem, os motores giram e os componentes explodem, tudo para facilitar a análise do circuito durante a simulação.

Uma das características mais agradáveis nesta ferramenta é a exibição em tempo real da direção da corrente e valores nos fios, trilhas e componentes ao posicionar o mouse na região de interesse.

Ou seja, ao ligar o circuito, você posiciona o mouse sobre um capacitor e é possível ver ele carregando ou descarregando. Também é possível ver em um transístor a corrente de base, coletor e emissor, voltagens e o sentido da corrente no componente.

Outra coisa muito interessante, é que você pode deixar o circuito "ligado" enquanto vai colocando os componentes e fazendo as conexões, é como se fosse no mundo real, você coloca uma lâmpada na bateria e ela acende, tornando desnecessário "para" e depois "executar" o circuito.

A lista de componentes é ótima: resistores, diodos, SCR, BD, TIP, CI 555, PIC, ... sim! Microcontroladores! Também tem interruptores, motores, relés e muitos outros. Caso não encontre um transistor específico, basta editar qualquer um, pois é possível mudar o BETA, Imax e todas as características necessárias, não só do transistor, mas como de todos os outros componentes.

E, como todo bom simulador de circuitos, não pode faltar o multímetro, que aliás, é melhor do que muitos outros por aí em minha opinião, é melhor até mesmo que do Multisim. Também tem vários outros aparelhos necessários ao projetista.

A Crocodile Clips foi ainda mais longe, é possível acomodar seu projeto em um case e colocar os knobs, chaves, LEDs e outros na superfície do case. Aliás, tem modelos para escolher, o circuito continua a funcionar dentro do case.

Controle e Programação

O Yenka ainda acompanha uma ferramenta para controle de personagem 3D usando comandos em Flowchart. Para facilitar o entendimento, basta saber que é pura lógica de programação.

Quem estuda, ou já estudou, sabe como funciona. Usando a estrutura de organogramas, este simulador permite o desenvolvedor liberar a imaginação e fazer um boneco em 3D dançar baseado em decisões e informações.

Mas, como se não bastasse, ainda é possível interagir todos os projetos. Por exemplo: você cria um circuito eletrônico e alguma coisa no laboratório de ciências, coloca os dois para interagir (Obs.: Não cheguei a testar, mas foi isso que li no site do desenvolvedor).

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Apresentação e características
   2. Instalação
Outros artigos deste autor

A Microsoft morreu

O Linux está pronto para desktop, mas não está pronto para usuário contaminado

Como NÃO crackear um programa

FreeCAD: veja como está o CAD for Linux em 2018

Engenharia Social - Fios de telefone

Leitura recomendada

Implantando o Cacti (gerador de gráficos) em HTTP Seguro (HTTPS)

Instalando o KnowledgeTree fácil e rápido

Anunciando Minitunes: Um melhor tocador de música!

Agora SIM, aMSN com suporte a anti-aliasing

Monitorix - Ferramenta de Monitoramento de Sistema

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cruzeirense em 05/02/2013 - 16:39h

Cara, muito bom o artigo!

Não conhecia este Yenka, mas pelo que você falou parece ser legal...

Baixando e instalando...

[2] Comentário enviado por albfneto em 06/02/2013 - 00:41h

Eletrônica é um dos meus Hobbies, favoritado. Vou testar também.

[3] Comentário enviado por jeff.jno em 14/02/2013 - 07:45h

Adorei seu artigo!!! Além de ser muito bem escrito ele apresenta uma ferramenta gráfica muito poderosa para área acadêmica.

[4] Comentário enviado por removido em 15/08/2013 - 15:37h

bom soft mas não funciona no Ubuntu é nem no Arch.

[5] Comentário enviado por yulekandre em 23/04/2014 - 22:36h

Muito boa a iniciativa, tentei instalar aqui no meu ubuntu, mas ele não abre e da um erro que esta faltando "libGLU.so.1, alguem saberia me informar como eu poderia ajeitar isso ? faço curso de mecatronica e eletronica é uma coisa que eu gosto muito

[6] Comentário enviado por fabianin em 15/06/2014 - 16:06h

Não consegui instalar, quando tento dá erro:" An error occured while trying to ask the user for the password: Unable to load xauth." Ajuda?

[7] Comentário enviado por cytron em 16/06/2014 - 19:41h


[4] Comentário enviado por igorwebs em 15/08/2013 - 15:37h:

bom soft mas não funciona no Ubuntu é nem no Arch.


Instale o pacote glu

Caso já tenha instalado, talvez precise criar um link simbólico de libGLU.so.1 para libGLU.so
Se ocorrer com outros arquivos, terá que fazer links com eles também.

Se não souber onde fica seu libGLU.so use o comando whereis:

whereis libGLU.so

O comando para criar o link é:

ln -s <alvo> <link>

Ex.: ln -s /lib/libGLU.so /lib/libGLU.so.1


[8] Comentário enviado por cytron em 16/06/2014 - 19:43h


[6] Comentário enviado por fabianin em 15/06/2014 - 16:06h:

Não consegui instalar, quando tento dá erro:" An error occured while trying to ask the user for the password: Unable to load xauth." Ajuda?


Certamente é erro com autenticação, mas não sei dizer o porquê.

Tente instalar como root.

[9] Comentário enviado por roneyd em 30/12/2014 - 17:25h

Consegui instalar e comecei a usar à uns 30 minutos, muito legal.
Estou usando a licença para estudante e no Ubuntu.

[10] Comentário enviado por MoisanielMoraes em 31/05/2015 - 14:44h

Formidável!

Moisaniel Sousa Moraes

[11] Comentário enviado por removido em 04/08/2015 - 01:03h

Tá parecendo que agora (agosto de 2015) a versão para Linux já não existe.
--
http://s.glbimg.com/po/tt/f/original/2011/10/20/a97264_w8.jpg

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden


Contribuir com comentário