Webmin - Solução em administração de sistemas

Em 2009 precisei escrever um artigo para um seminário na faculdade onde eu deveria falar sobre a ferramenta Webmin. Então vou publicar aqui um resumo da documentação criada por mim e que foi apresentada na faculdade.

[ Hits: 38.763 ]

Por: Ricardo Cardoso em 12/01/2010


Resumo



A ferramenta Webmin tem como objetivo oferecer aos administradores de redes e sistemas, de maneira interativa, uma forma simples e eficaz de prover configurações e manutenção de toda uma estrutura em um ambiente de T.I. Partindo de tarefas simples como a configuração de uma conta de usuário até tarefas mais complexas como criar um Cluster ou RAID e até a configuração de máquinas remotas, o Webmin prova que possui qualidade e eficiência para tal função e isso faz com que seu uso seja recomendado a quem precisa manter todo o seu sistema em perfeitas condições de trabalho. É fato que várias outras ferramentas para realizar configurações a partir de um ambiente gráfico existem, mas o grande diferencial do Webmin é a sua capacidade de mesclar vários tipos de serviços e ou aplicações em apenas uma interface, proporcionando assim, mais organização e interatividade com o usuário.

Introdução

O Webmin é uma ferramenta para administração de sistemas que faz uso de interface gráfica, ele foi desenvolvido por Jamie Cameron, utilizando a linguagem Perl. Ela foi projetada para ser uma ferramenta de administração leve, funcional, e que possa ser facilmente entendida. A ferramenta tem se tornado a mais utilizada por administradores de sistemas e algumas distribuições tem adotado a mesma como alternativa de manutenção, mantendo a ferramenta em seus repositórios.

A proposta oferecida pela aplicação é administrar o sistema graficamente através de um navegador web, ou seja, a grande maioria dos navegadores suportam o Webmin, o que faz com que a aplicação tenha um desempenho satisfatório em qualquer sistema Unix/Linux.

Hoje em dia é comum que os sistemas precisem estar cada vez mais confiáveis e isso tem tudo a ver com a capacitação de um profissional de TI. Tal fato exige que o mesmo tenha conhecimento pleno do sistema operacional ou questão, e isso exige uma gama de configurações a serem feitas. Graças ao Webmin se faz desnecessário editar arquivos de configurações manualmente, já que o software trás uma lista de tudo o que existe instalado na máquina e as opções de configuração para cada um deles de forma prática e intuitiva até para os menos experientes.

Através do Webmin podemos configurar serviços de rede, hardware e de sistema tais como:
  • Serviços: web-apache, ssh, squid, bind, dhcp, jabber, postfix, qmail, wu-ftp, roftpd, mysql, samba entre outros.
  • Rede: nfs, adsl, nis, kerberos entre outros.
  • Hardware: grub, raid, impressoras entre outros.
  • Sistema: cron, ldap, pam, alterar senha, quotas de disco, usuários e grupos entre outros.

Resumindo, o Webmin faz jus a sua fama de ótimo gerenciador de sistemas e cumpre com praticidade e competência as tarefas diárias que um profissional de TI precisa realizar.

O sistema operacional

Para a implementação da ferramenta em questão, será o utilizado o openSUSE 10.3 por se tratar de uma distribuição Linux robusta e com um ótimo desempenho para a execução de aplicações cliente/servidor, combinado a sua facilidade de configuração e quantidade de bibliotecas já instaladas nativamente.

Outras informações:
  • Distribuição - openSUSE 10.3
  • Kernel versão - 2.6.22

Dependências

A versão que utilizaremos do Webmin será a v.1.490 que precisa das dependências citadas abaixo para poder rodar. Porém todas elas já se encontram instaladas por padrão na versão 10.3 do openSUSE com exceção da Biblioteca Perl SSLeay que não foi instalada, devido ao fato de que não vamos instalar a ferramenta em um servidor encriptado.
  • openssl
  • libssl-dev
  • build-essential
  • biblioteca Perl SSLeay

Aplicação

O Webmin, por se tratar de uma ferramenta voltada para o profissional de TI que trabalha diretamente com a configuração e manutenção de sistemas, torna-se quase como um aliado na hora de fazer as coisas funcionarem.

Para quem realiza tarefas diárias em uma empresa, manter tudo funcionando exige um nível de conhecimento mais apurado e com utilização da ferramenta em questão atividades podem ficar mais simples. Tais como:
  • Configuração de redes que utilizam Samba, NFS;
  • Gerência de contas e grupos de usuários;
  • Compartilhamento de arquivos e impressoras;
  • Gerencia de políticas de segurança;
  • Administração de regras de proxy;
  • Administração de regras de firewall;
  • Administração de máquinas remotas;
  • Prevenção a falhas e perda de dados;
  • Análise de logs;
  • e mais outras...

Resumindo, as mais importantes e indispensáveis tarefas de uma empresa podem ser administradas através do Webmin com simplicidade.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Resumo
   2. Howto de instalação
   3. Utilização
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

BluePad - Celular com Java e Bluetooth controlando apresentações remotamente

Como organizar biblioteca de músicas no computador

VPN com pptpd com acesso a compartilhamentos

Configurando o OpenOffice para edição de texto - swriter/oowriter

Faça o GNU/Linux falar as horas para você

  
Comentários
[1] Comentário enviado por amnos em 18/02/2010 - 10:06h

O meu webmin já está instalado e funcionando, sendo que cada vez que a máquina reinicia o webmin não sobe, sendo necessário startá-lo manualmente. Como faço para colocá-lo on boot?

Desde já agradeço!

[2] Comentário enviado por nick em 19/02/2010 - 10:25h

Loga no webmin.
siga esse caminho:

Webmin>Webmin Configuration> Start at Boot time (yes)

Só isso mano!

[3] Comentário enviado por thiagofsi em 19/08/2010 - 14:50h

Olá ricardo cardoso.
Belíssimo o seu artigo e creio que me ajudou demais. Acontece que ainda estou com o seguinte problema.
O servidor proxy da minha empresa não foi montado por mim, mas hoje sou o responsável pela manutenção do mesmo.
A minha rede aqui é estruturada da seguinte forma....

Eth0 possui a faixa de ips 192.168.1.0
Essa é a minha rede aqui da empresa todas as demais máquina usam essa faixa e o ip dessa interface é 192.168.1.254

Eth1 possui a faixa de 10.0.0.0
Essa é uma faixa diferenciada para evitar que pessoas da minha rede local acessassem o servidor proxy tendo em vista que o sua interrface de rede possui uma outra faixa de ip.
E o ip da máquina é 10.0.0.136.

Com isso eu não sei o pq mas não consigo acessar o webmin de nenhum jeito, não sei qual seria o endereço correto para o acesso a máquina. Já tentei utilizando https://10.0.0.136/10000 e nada e também já tentei pelo ip da minha interface Eth0 e tbm nada. Gostaria da sua ajuda pra tentar solucionar o meu problema.

O ip da minha máquina é 192.168.1.4 e quero configurar o webmin para os donos da empresa acessarem e acompanharem as informações de forma mais fácil e prática.

Desde já o meu muito obrigado!



Contribuir com comentário