Virtualização de sistemas

Existem vários tipos de virtualização, aqui vou falar sobre a de sistemas. Qual sua finalidade, suas vantagens, desvantagens e porque hoje é uma solução cada vez mais procurada e necessária para as empresas.

[ Hits: 24.475 ]

Por: Fabio Maran em 17/01/2008 | Blog: http://movimentolivre.zip.net


introdução...



Vamos lá!!

* Por quê virtualizar...

Bom, tendo em vista hoje os avanços computacionais, a virtualização começou a ser cada vez mais explorada, mais por quê??? Quais são seus ganhos, desvantagens??

Vou tentar mostrar isso ao meu modo, de uma maneira fácil de explicar, sem pegar frases prontas de Internet.

Virtualização é a capacidade de emularmos o hardware. Mas como assim?

Ela nos permite executar vários sistemas operacionais em um único equipamento. Tendo em vista isso já damos de cara logo com uma vantagem. Vamos pensar em um meio corporativo, onde há um grande número de máquinas. Se há um grande número de máquinas, há grandes gastos com hardware, energia, ou seja, custos operacionais. Mas onde a virtualização se encaixa nisso?

Simples, se já sabemos que a virtualização nos permite executar vários sistemas operacionais, não concordam que com isso poderíamos diminuir a quantidade de máquinas? Já é um começo.

Agora vou falar um pouco sobre alguns sistemas operacionais. Mas o que isso tem a ver??? Bom, vocês já vão entender onde quero chegar.

Hoje em dia existem, digamos, "sistemas operacionais para a virtualização", como o Solaris ou outros sistemas UNIXs, até o Ubuntu já entrou nessa também com o Ubuntu JeOS, esses sistemas são mais leves, requerem menos recursos computacionais, como o Solaris e sua versão Sparc, mas o que isso nos interessa?

Com sistemas que não requerem muitos recursos computacionais vocês concordam que poderemos então emular muito mais sistemas!? Está começando a ficar interessante.

Voltando a virtualização:

Outra vantagem da virtualização é que é possível manter estações virtuais rodando aplicações redundantes, permitindo que, no caso de falha em um ambiente, o outro seja utilizado como recurso de contingência. Com a ajuda dos softwares apropriados, é possível ainda mover estações virtuais para hardwares diferentes, em caso de um problema físico, evitando assim a perda de produtividade.

Acho que se falando em virtualização, um ponto forte dela é o que ela pode representar para um servidor...

Muitas empresas desfrutam da virtualização por isso, pois com ela se aumenta facilmente o número de máquinas em um servidor, assim sendo uma ótima medida para redução de despesas, pois diminuiria o número de máquinas "reais", o que acarretaria a uma grande redução de despesas.

Bom, acho que são vantagens interessantes, pois podem perceber que elas sempre melhoram nossa produtividade.

Uma outra vantagem diria assim que me chamou a atenção foi a de aprendizado, mas como assim?!?!

Para mim ela está me servindo como uma grande fonte de aprendizado, pois com ela emulando outros sistemas, comecei a poder fazer realmente testes com servidores, testar soluções praticas em uma ambiente de rede, entre muitos outros... achei muito bacana isso.

Pelo que vi até agora sobre as desvantagens da virtualização não foram muitas, isso ao meu ver né... um eu achei que tem uma certa grande relevância. Imagine que bom em nossos servidores, temos várias maquinas virtuais, bom a maioria.

Imagine se as máquinas reais por algum motivo desligassem ou sei lá, outra coisa que afetasse o funcionamento das máquinas virtuais, digamos que isso seria um grande problema se tivéssemos mais máquinas virtuais do que reais...

Às vezes também pode ser mais difícil a configuração e manutenção por problemas de hardwares, entre outros tipos de compatibilidades.

Uma que não achei muito relevante, mas é uma desvantagem, é que tem uma limitação de máquinas virtuais, que é a quantidade de memória da máquina real.

Bom pessoal, essas são as vantagens e desvantagens e pelo o que vi até agora sobre a virtualização.

Gostaria que vocês deixassem sua opinião e experiência sobre o mesmo para podermos estar trocando conhecimentos, além de gerar uma discussão saudável.

Gostaria de pedir um favor para vocês sobre as críticas, eu queria muito que comentassem se não gostarem, mas por favor deixem críticas construtivas, e não só apenas não gostei, pois assim posso estar percebendo no que errei e tentar melhorar para o próximo.

Obrigado pela paciência...

Té mais...

   

Páginas do artigo
   1. introdução...
Outros artigos deste autor

Desvendando os filesystems

Debian/APT- Alguns cuidados com os repósitorios

Shell script: *, [], {}, ????, como utilizá-los?

GNOME Slacky 2.20.3

Samba: Implementando um domínio

Leitura recomendada

GoboLinux? Que distro é essa? (Parte 2 - Instalação)

Instalação LTSP5 no Ubuntu 10.04 Lucid

Codificação de caracteres de arquivos ASCII

Squid configurado como proxy no Ubuntu Server

Configurando o proftpd com autenticação de usuário pelo passwd

  
Comentários
[1] Comentário enviado por eduardo em 17/01/2008 - 10:55h

Virtualização é umas das melhores coisas que tem. Para testes é uma maravilha. Só eu tenho dois servidores vituais para testes, e mais uma rede virtual com windows e linux para testar esses servidores. Tudo na minha estação de trabalho.
Agora estamos implantando também em servidores. Pois não é vantagem uma única máquina para um firewall, que consome tão pouco. Assim se economiza em dinheiro para comprar um único pc bom, ao invés de vários "meia-boca" para o serv.

Bom artigo.
vlw

[2] Comentário enviado por y2h4ck em 17/01/2008 - 12:03h

Acredito que este teu artigo por ter uma ideia SUA do que é a vantagem ou disvantagem da virtualização é algo que nem da pra comentar.

Mas ... certamente falar de vantagens/desvantagens da Virtualização é algo que demanda muitos fatores que agregam não somente tecnicamente mas em relação ao negócio. É o mesmo que querer dissertar sobre quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha em 60 linhas.

:) No way.

[3] Comentário enviado por fulllinux em 17/01/2008 - 13:24h

Uso a virtualização para confecção web, pois mesmo com os padrões da W3C existem incompatibilidade de "OS" na o hora em que o browser interpreta o site.

Tambem tenho uma rede rede entre 3 workstation onde a virtualização foi uma mão na roda para vários afazeres inclusive para trabalhar com design gráfico.

Podemos ter desvantagens? Acho que não, até porque se um dia uma empresa troca seu método é porque ele esta ultrapassado e quer melhorias.

No meu caso melhorou muito e não vi desvantagens...

Parabéns pela coragem em expressar sua opinião sobre o assunto e parabéns pelo artigo.

[4] Comentário enviado por fabulozox em 17/01/2008 - 14:47h

Muito bom artigo!!!

Virtualização é otimo para testar sistemas diferentes, aprender um pouco mais. Porém conheço pouco deste meio, ao ler seu artigo tive a idéia das vantagens e desvantagem que essa tecnologia oferece.

Claro que para falar das vantagens e desvantagem pode ser relativo com disse nosso outro colega, mas para se ter uma visão geral do que se trata esse assunto, o artigo deixou isso bem claro.

exit...

[5] Comentário enviado por wesleymesquita em 17/01/2008 - 17:08h

Uso virtualização há um ano e meio pelo menos. Tive uma pequena experiência com o VirtualPC, mas trabalho diariamente com VMWare. Posso dizer que até hoje meu maior benecífio foi em relação ao aprendizado, pois é possível trabalhar em um ambiente totalmente seguro em relação a problemas catastróficos, afinal, qual é o problema de acontecer kernel panic s numa VM? Em geral posso citar como vantagem a facilidade de gerenciamento de várias máquinas, redução de custo com hardware e facilidades para resolução de problemas (na primeira vez que instalei um gentoo, o fiz com a ajuda de Firefox, algo impensável para quem tem somente uma máquina disponível). Talves não como desvantagem, mas como alerta é que o hardware agora passa a ter atenção especial, pois se antes tinhamos 4 máquinas servidoras e escolhemos ter somente uma, o risco é quadruplicado. Enfim, se não houver nenhum artigo para iniciantes linux pretendo criar um para fazer a 'iniciação' usando VMWare.

[6] Comentário enviado por glaudiston em 17/01/2008 - 17:24h

Eu estou neste momento com o linux LFS e rodando o windowsxp via vmware-player

Funciona q é uma beleza.
quer dizer... de vez em quando o windows dá umas bsod, mas isto é normal... hehehe

[7] Comentário enviado por uetanabaro em 17/01/2008 - 17:44h

Ótimo artigo mas somente quero ratificar uma frase:
"Virtualização é a capacidade de emularmos o hardware."

Virtualização é diferente de emulação.
Vc não consegue com maquinas virtuais emular outros hardwares. Exemplo: Emular com o VMWARE, por exemplo, um mac através de um PC. Neste caso você somente consegue virtualizar SO na arquitetura x86

[8] Comentário enviado por Teixeira em 17/01/2008 - 20:45h

Valeu, Maran, muito bom o seu artigo!
Apesar de pequenas discrepâncias apontadas pelos colegas, deu para entender o recado e as suas idéias.
Quanto às desvantagens, não há nada que uma pitada de prevenção não possa resolver (melhores servidores, uso de no-breaks ou short-breaks, bom cabeamento, etc.)
Sds.

[9] Comentário enviado por Zelman Clock em 18/01/2008 - 10:41h

Kra muito bom artigo, eu uso a Virtualização para fazer aprendizado em relação a servidores, sendo que possuo somente um PC..... muito boa a sua iniciativa e coragem em se expor ....

vlws .....

[10] Comentário enviado por nadsat em 18/01/2008 - 15:49h

eu achei um tanto imcompleto , é dificil falar de virtualização existem casos e casos

se realmente parar para pensar virtualização pode ser um faca de dois gumes principalmente para aplicações criticas ( que não podem parar )

entre as desvantagens pode-se destacar o custo do hardware ,afinal quanto mais s.o. vc utilizar mais hardware vc ira precisar

e uma das vantagem é que é muito mais facil vc troca a memoria de uma maquina do que de 5

[11] Comentário enviado por cassimirinho em 18/01/2008 - 17:17h

Nem um pouco útil, pouco argumentação e sem objetividade.

[12] Comentário enviado por tenchi em 19/01/2008 - 18:38h

Na minha opinião, a maior vantagem da virtualização é a flexibilidade. Meio subjetivo isso, né? ;-)

Se uma máquina real, rodando um sistema operacional, falha, o trabalho de pegar o sistema operacional para rodar em outra máquina é infinitamente maior do que o trabalho de mover um sistema virtualizado. Neste segundo caso, muitas vezes corresponde somente à cópia de um arquivo de um computador para outro.
Outra facilidade é a capacidade de se fazer backup de instalações. Você instala uma máquina virtual, faz um backup do arquivo dela, e, quando ela der problema, você pode simplesmente colocar o arquivo de backup no lugar do defeituoso, sem a necessidade de reinstalar tudo!

E a possibilidade de simplesmente pausar um sistema e poder continuar a utilizar ele da mesma forma q antes, de forma totalmente transparente!

E, como disse o colega acima, virtualização é diferente de emulação. Dizem até que é diferente de paravirtualização (que exige mudanças no sistema virtualizado). Na emulação você é capaz de rodar qualquer plataforma num x86, por exemplo. Não é à toa que muitos aqui conseguem jogar jogos de supernintendo ou playstation num computadsor comum. A virtualização não. Nem tudo na virtualização é criado por software. Por isso que a virtualização é bem mais rápida q a emulação (compare o vmware ou Vbox ao qemu), mas é ao mesmo tempo menos flexível.


[13] Comentário enviado por removido em 19/01/2008 - 21:26h

Pzd's
Parabéns pelo artigo e os postados. Quando entro na rede entro em tudo que entendo aprender algo. O entrar ñ significa "invadir", afinal meu entendimento é que tudo está disponivel se vc esta plugado pois, os sistemas liberam... ao contrário até uma visualização de um site seria um invasão. Mas... tá aí... difere apenas como está disposto.
O que gostaria que postassem como virtualizar. Não com o esses programas ditos nos postados e sim, algo melhor.

[]'s
idgpol

[14] Comentário enviado por maran em 20/01/2008 - 19:24h

Ai é que esta meu amigos, como disse é o meu ver sobre tal assunto, e não teria como descreve-lo inteiro, este artigo é simplesmente fruto de minha esperiência.
E eu o fiz para poder compartilha-la com vocês, assim como todos que postaram compartilharam a sua comigo.
MAIS VEJAM, o meu artigo pode não abordar tudo como não era o seu objetivo, mais percebem que a cada post o artigo vai criando mais volume????

Isso que eu queria, formar algo não so com minha opnião minha experiência, queria englobar um geral, e de certa forma creio que isto esta acontecendo...

Obrigado a todos...

Te Mais...

[15] Comentário enviado por nemphilis em 21/01/2008 - 10:55h

abri o "artigo" pensando ler algo sobre o XEN, cheguei até a pensar que o mesmo estava em fase de contrução ainda.
Enfim, bom artigo, só faltou mostrar a instalação, funcionamento, etc....o que os difere de dicas.


[16] Comentário enviado por removido em 22/01/2008 - 21:08h

faltava eu lek.........
gostei ,vc expressou sua opinião sobre o assunto em vez de simplesmente
escrever um artigo cheio de termos tecnicos e chatos...........
vlw......................

[17] Comentário enviado por maran em 23/01/2008 - 21:50h

é isso ae cara assim podemos formar uma opniao conjuta, muita gente nao entendeu o que quis passar neste artigo mais a vida é assim, nem sempre todos entendem, mais é isso ae

Te Mais...

[18] Comentário enviado por Gilmar_GNU/Slack em 25/01/2008 - 13:19h

Interessante a matéria !
Eu tenho meu desktop de uso e outro para testes !
Coloco sempre mais de 2 maquinas virtuais.
rodando sempre o fedora e o Slackware.
Mais parece que ela não está qualificada para isso.
O processador ja queimou por causa disso !
Mais verei outra forma de fazer isso !


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts