Verificando a velocidade ADSL contratada (Velox)

ADSL é a sigla para Assymmetric Digital Subscriber Line ou "Linha Digital Assimétrica para Assinante". Trata-se de uma tecnologia que permite a transferência digital de dados em alta velocidade, hoje em dia muito comum nos grandes centros, e que para muitos se tornou um "serviço essencial". E a dúvida é: "Será que estou recebendo realmente a velocidade que contratei?".

[ Hits: 41.156 ]

Por: ronnie peterson bacelar martins em 22/07/2008 | Blog: http://dbahiaz.blogspot.com/


Introdução



ADSL é a sigla para Assymmetric Digital Subscriber Line ou "Linha Digital Assimétrica para Assinante". Trata-se de uma tecnologia que permite a transferência digital de dados em alta velocidade, hoje em dia muito comum nos grandes centros, e que para muitos se tornou um "serviço essencial".

E a dúvida é:

- Será que estou recebendo realmente a velocidade que contratei?

Foi pensando justamente nessa pergunta que resolvi escrever esse texto. Antes de iniciarmos os teste aconselho fechar qualquer programa que tenha acesso a internet, deixando somente uma janela do navegador aberta.

Verificando a velocidade através de downloads

Para fazer o teste de download ocupando 100% da banda teremos que baixar alguns arquivos (2 ou 3) e de preferência grandes, para que a conexão estabilize, e somar a taxa de transferência tendo como meta atingir mais ou menos 10% da velocidade contratada.

Ex: Se você contratou 1Mega (1024kbps), a soma da taxa de transferência deverá atingir +- 124kbps, se contratou 608Kbps, igual a +- 60kbps e se contratou 320k igual a +- 30k.

Acesse um site e escolha 3 arquivos, aconselho acessar um site hospedado pelo seu provedor ou que tenha boa qualidade tráfego, evitando assim problemas na transferência.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Verificando a velocidade através do setup do modem
   3. Verificando a velocidade através de velocímetros
Outros artigos deste autor

Anunciando Minitunes: Um melhor tocador de música!

Geekbench - Testando o Desempenho do Linux

O Centro de Controle YaST

Leitura recomendada

Internet 3G no GNU/Linux

Integração Apache => Tomcat

Failover de Internet

Redes de comunicação sem fio (Wireless)

Um pouco do protocolo HTTP

  
Comentários
[1] Comentário enviado por snakerj em 22/07/2008 - 12:05h

legal, mais acho q 93% sabe isso de có.

[2] Comentário enviado por stremer em 22/07/2008 - 12:16h

Amigo,
Só um comentário, quando você fala:
"Para fazer o teste de download ocupando 100% da banda teremos que baixar alguns arquivos (2 ou 3) e de preferência grandes, para que a conexão estabilize, e somar a taxa de transferência tendo como meta atingir mais ou menos 10% da velocidade contratada. "
Não significa atingir 10% da velocidade contratada, mas sim devido a velocidade contratada ser em kbps (KBits) e a velocidade geralmente medida no download em KBytes, e já que um byte equivale a 8 bits (acho que não precisamos entrar nesse detalhe), então deveriamos dividir por 8... só que tem toda a camada do protocolo envolvida por isso que geralmente dividimos por 10... enfim... só um complemento... artigo muito bom para iniciantes...

[3] Comentário enviado por dop182 em 22/07/2008 - 12:24h

Só uma coisa, esse gateway que você cita nada mais é do que o IP do modem e não o gateway do provedor, como o do speedy ( 200.100.11.246 ).
E aquele negócio de "Velocidade contratada" nada mais é do que o perfil do modem, ou seja, a velocidade de comunicação entre seu modem e o modem dsl da central telefônica, que não quer dizer a velocidade contratada, mais sim, a comunicação entre os modens. Por exemplo: Está setado na central o perfil de 2Mb para o meu modem, só que o plano contratado é de 250k. Então minha velocidade não chegará aos 2Mb de download ...

Att,
Douglas

[4] Comentário enviado por apscherbach em 22/07/2008 - 15:59h

Alguns esclarecimentos:

Essa forma de cálculo que os provedores passam chega perto da realidade, mas se é para mostrar como realmente se faz para verificar a taxa deve-se ter em mente que a velocidade é contratada em KBITS/S(kbps) e não em KBYTES/S(KBps), notem as maiúsculas, elas são propositais e importantes (é por isso também que seu HD de 80GB só tem +/-76GB, mais uma vez, veja o B maiúsculo). A diferença de kbit para kbyte é da ordem de 8, ou seja, 1024kbps equivale a 128KBps (divide 1024 por 8). Analogamente:
300kbps = 37,5KBps
Estes são os valores a serem usados como referência. Quando enviamos nossos dados, enviamos também o endereço (como a carta e o envelope, e vc paga ambos) e acontece que a operadora também não paga o envelope dos dados, logo, a conexão que deveria ser 37,5, p ex, na verdade cai para 32KBps, por causa dos dados de endereço. Isso é normal, é vc pagando o envelope.
É por isso que a operadora diz que só garante 10%, na verdade, ela está te dando a banda inteira, só que acha vc muito burro pra entender uma conta como essa, ou o gerente era muito burro pra entender esse cálculo(apesar de não ser o objetivo detalhar isso de forma compreensível aqui, apenas mostrar o que é e o que o provedor ensina aos atendentes deles e nos fazem passar raiva).

No mais essa informação para os usuários é muito boa, assim eles podem contestar as besteiras que os provedores fazem! Muito bem!
Abraço.

[5] Comentário enviado por cvalente em 22/07/2008 - 19:47h

Concordo com os comentários acima.
Dois sites que considero melhores para a medição da velocidade (down e up) :

http://www.speedtest.net/ (com servidores no Brasil)

http://www.speakeasy.net/speedtest/ (estrangeiro)

Abraços

[6] Comentário enviado por dbahiaz em 22/07/2008 - 20:38h

Obrigado a todos pelos comentarios, sei tem falhas, ja que é o meu primeiro artigo no vol, mais tentei ser o mais simples possivel, e sei tb que esse tema gera divergências e conflito de informação, nem as operadoras esclarace isso direito, mais a intensão foi tentar mostrar de forma simples se o que foi contratado está correto. Já que isso nem é informado a grosso modo quando se assina uma banda larga.

snakerj, infeslimente não, quando se trata de usuario comum, esse numero é bem alto amigo, pergunte para usuarios comuns, um vizinho.

stremer,tudo bem?
Isso mesmo , deixei +- 10% somente como referencia, a conta é mais simples, mais Obrigado !

dop182,
sim é o ip de acesso ao modem, só que indeficamos como gateway padrão de modem, não de prestadora, como na hora da identificção aparem 2 valores, o valor a ser usado seria o da rota deful do modem, que seria o "gateway dele", foi para diferenciar os 2, por isso coloquei alguns mais usados pelos fabricantes.
Quanto ao perfil,esse valor indicado é o de comunicação da central até o seu modem sim, e esse valor que a prestadora garante, tinha mais um comentario no artigo abaixo da foto, mais não foi publicado, porém deixo claro isso no final "Vale lembrar que a Oi Velox garante a velocidade dedicada da central (back bone) até o seu modem, o resto do mundo não. "
Pro exemplo. quando fiz o artigo, eu usava 300k, agora migrei para 600k e o valor no modem passou a ser mostrado como 608kbps. Intão esse valor é o do contrato sim. Mais muito obrigado pelo comentario.

PS: se esse valor mostrado no modem estiver errado, para reclamação junto ao suporte das prestadoras, é muito mais eficiente do que teste de downloads ou velocimetros, isso eu garanto.

apscherbach.
Tem toda razão, mais na verdade é puro marketing, imagina a operadora oferecendo banda larga de 37k rss.

[7] Comentário enviado por iz@bel em 23/07/2008 - 17:53h

Muito Bom!
Já tá nos favoritos!!!
[]'s

[8] Comentário enviado por drc em 24/07/2008 - 14:39h

bacana,
eu já usava o rjnet.com.br pra fazer o teste. Agora tenho um pouco mais de certeza de sua precisão

[9] Comentário enviado por reyfernandes em 25/07/2008 - 14:41h

Parabéns pelo artigo, ajuda a iniciantes saber realmente se a operadora o está enganando, que acredito acontecer com bastante freqüência!

Mas acho que você poderia ter pesquisado um pouco mais antes de fazer um artigo, dizer que para atingir 100% da banda sua velocidade deve ser mais ou menos 10% da velocidade contratada é um erro... Na verdade a velocidade contratada é em kilo bits per second, como nosso amigo acima já havia dito, porém os softwares de download marca a velocidade em kilo bytes por segundo...
Já nos casos de HDs, o tamanho anunciado é em GiB ou TiB, essa unidade é na base 10, diferente do calculado pelo seu computador, que utiliza a base 2. então um HD de 1GiB=10^9=1000000000 bytes, que da 0,93GB.

Outra coisa é a porcentagem de uso da banda pelos cabeçalhos dos pacotes TCP/IP, não podemos generalizar, depende da velocidade contratada, quanto maior a velocidade, menor é a porcentagem que esses cabeçalhos ocupam na banda. Tenho uma conexão de 4Mbps e faço downloads a 470KB/s, e para atingir essa velocidade não preciso fazer varios downloads simultaneos, basta um único! No seu cálculo minha velocidade deveria ser +- 400KB/s...

Novamente parabéns pelo artigo e pela coragem de contribuir. Espero que minhas críticas sirvam para ajudar!!

[10] Comentário enviado por dbahiaz em 25/07/2008 - 19:56h

;izabeljp@ muito obrigado, fav=+ pontos rs! Brincadeira.

drc@ muito obrigado.

reyfernandes@ Obrigado pela crítica, eu a entendi, mais entenda como +- como uma estimativa do que é alcansado na transferencia, como dito, ja que esse valor nem sempre é constante, mais uma vez obrigado!

[11] Comentário enviado por mac23vb em 03/06/2009 - 18:12h

Vai depender muito do servidor FTP do outro lado também.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts