Gravando conversas no Skype do Linux

Aqui ensino a utilizar o programa Skype Call Recorder no Linux, que nos permite gravar ligações realizadas utilizando o Skype.

[ Hits: 16.422 ]

Por: Vinicius Cordeiro em 08/09/2008 | Blog: http://blog.viniciuscordeiro.com


Introdução



Instalação do Skype Call Recorder

Utilizaremos o software Skype Call Recorder para podermos gravar nossas conversas no Skype. Se quiser instalar direto dos repositórios, deve-se habilitar o "multiverse" (para usuários de Ubuntu Linux) e em seguida:

sudo aptitude install skype-call-recorder

Se não funcionar, baixe o arquivo skype-call-recorder-ubuntu_0.5_i386.deb para processadores 32bits ou skype-call-recorder-ubuntu_0.5_amd64.deb para processadores 64bits (para outras distribuições e/ou código fonte, acesse o site oficial).

Após instalá-lo, inicie o Skype normalmente e depois vá no menu "Internet" e procure por "Skype Call Recorder". Aqui no Gnome ele cria um trayicon (ícone na bandeja do sistema) onde podemos acessar as opções e as conversas gravadas e o Skype exibe uma janela perguntando se pode dar acesso ao programa, basta dizer que Sim. Veja a screenshot:
Linux: Gravando conversas no Skype do Linux

Configuração do Skype

Para ter acesso às preferências, basta clicar em "Open Preferences" e será exibida a seguinte tela:
Linux: Gravando conversas no Skype do Linux
Aqui você poderá dizer ao programa como ele irá agir, a 1a. opção irá gravar todas as ligações automaticamente, a 2a. irá perguntar quando é pra gravar e a 3a. não irá gravar automaticamente.

Existe a possibilidade de definir regras de gravação para cada contato, para isto basta clicar no botão "Edit per caller preferences" e incluir os nomes dos contatos e o que o programa deve fazer (meio braçal pois você precisa ir colocando os usuários do skype manualmente - seria muito bem vinda a opção de sugestão do nome pelo próprio programa ou a relação de usuários do skype com um ícone com 3 estados - Automático, Perguntar e Não Grava - o que facilitaria muito, fica a sugestão aos desenvolvedores).

E por último temos uma checkbox para indicarmos se queremos ou não que apareça um balão notificando que aquela conversa está sendo gravada.

A próxima orelha é:
Linux: Gravando conversas no Skype do Linux
Aqui podemos selecionar o diretório que queremos que nossas conversas sejam gravadas e como ficará o nome do arquivo.
Linux: Gravando conversas no Skype do Linux
O Skype Call Recorder oferece a opção de você gravar em WAV, MP3 e OGG. Dependendo do tipo de arquivo que você desejar gravar, pode-se alterar também a qualidade destes (menos o formato WAV). Há também a possibilidade de gravar um arquivo stereo, e de escolher como será mixado o arquivo. E a última checkbox pergunta se você deseja gravar as informações da ligação no arquivo de gravação.

Aqui estou usando as opções da screenshot para ficar com uma qualidade um pouco melhor nas ligações, apesar de os arquivos ocuparem mais espaço.
Linux: Gravando conversas no Skype do Linux
E por último, caso o seu Window Manager (gerenciador de janelas) não tiver o tray (bandeja), marque a opção e o Skype Call Recorder irá criar uma pequena janela dele mesmo (precisa reiniciar o programa).

Conclusão

Após a configuração podemos efetuar nossas ligações que o Skype Call Recorder realizará as gravações do modo que você configurou de uma maneira muito eficiente e consumindo poucos recursos do seu computador. Só relembrando que é ilegal gravar conversas alheias sem a permissão da outra parte, então avise que está gravando a conversa para que ela possa vir a ser útil.

Não testei se funciona para realizar gravações de conferências pois não tem ninguém online no meu skype agora... gostaria de se alguém testar comentasse.

Este artigo foi publicado também no meu blog: http://blog.viniciuscordeiro.com

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Redirecionando acesso ao VNC e ocultando o ícone

Postfix autenticando com o SASL no Conectiva 8

Operadoras de Banda Larga com Medição de Velocidade

Como verificar conexões abertas no Linux

Servidor de e-mail completo

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 08/09/2008 - 21:56h

Recurso bem interessante! Agora vou usar o Skype pra discar pros 0800 das operadoras e gravar a conversa. Elas abusam! :)

[2] Comentário enviado por viniciuscordeiro em 09/09/2008 - 00:40h

Só não esquece de dizer que está gravando a ligação pra ter fins legais... ;)

[3] Comentário enviado por Jacarezinho em 10/09/2008 - 18:52h

Muito bom esse tutorial, bem detalhado.

Vou escrever algumas observações afim de ajudar.

Eu gostei muito do programa, que me parece que é recente.

A qualidade das gravações são ótimas.

Só pra enrriquecer, na terceira imagem desse tuto (file name), deixem assim: Chamadas com &s/Chamada com &s, %a %b %d %Y, %H:%M:%S

Prós e contras:

Quando clico em enviar arquivos, no Skype, a tela fica piscando. Quando inicia a transferência, a tela pára de piscar. Acredito que seja um erro do programa gravador.

Outro detalhe: com esse gravador ativo, não posso receber ligações, pois quando atendo, a mesma não completa. Só completa a ligação quando eu ligo para a pessoa (se a pessoa me liga, o Skype toca, mas quando atendo não completa).

Mas, mesmo assim, gostei do programa, principalmente da qualidade da ligação gravada, que fica nítida.

Como é recente, acredito que o programa ainda vai passar por melhoras.

Jacarezinho

[4] Comentário enviado por Xikowisk em 02/06/2013 - 15:56h

No meu Ubuntu 13.04 não funcionou.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts