Utilizando o Thunderbird no Windows e Linux

Para quem tem Windows e Linux instalado na máquina e utiliza o Thunderbird como leitor de e-mail/news, esta dica é bastante útil. Você pode compartilhar um perfil (profile) do Thunderbird entre os dois sistemas, desta forma seus e-mails estarão sempre acessíveis e você não precisará mais reiniciar o computador cada vez que precisar ler um e-mail.

[ Hits: 37.254 ]

Por: Filipe Niero Felisbino em 11/10/2005


Preparando o ambiente



Primeiramente você precisará ter uma partição que seja acessível para os 2 sistemas operacionais. No meu caso eu utilizei uma partição FAT32, que é simples de configurar.

Outro ponto importante para que não haja problemas é certificar-se de que você está utilizando a mesma versão do Thunderbird nos dois sistemas. Caso você use versões diferentes, pode ter problemas de corrupção de dados.

Faça um backup do diretório do seu profile atual do Firebird. No Windows o diretório de profile fica em %APPDATA% (geralmente C:\Documents And Settings\SeuUsuario\Dados de Aplicativos), na sub-pasta Thunderbird. No Linux os seus profiles estão dentro de ~/.thunderbird/. Dentro deste diretório você encontrará um diretório com um nome bem estranho (ex.: 3e0doyrf.default), é neste diretório onde os seus profiles estarão armazenados, basta você fazer o backup deste diretório.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Preparando o ambiente
   2. Mão na massa
   3. Conclusões
Outros artigos deste autor

Embutindo um banco de dados SQLite em sua aplicação C++

Implementando o Interscan VirusWall com Postfix

Leitura recomendada

Servidor de e-mail com anti-vírus: MailScanner + Exim + Clamav + Cpanel/WHM

POSTFIX + SASL - Autenticando em SMTP remoto

Postfix + AD (Active Directory)

Servidor de e-mail Postfix com Fetchmail, Procmail, Blockmail e antispam

Instalando o Thunderbird e colocando o atalho no desktop

  
Comentários
[1] Comentário enviado por adripred em 11/10/2005 - 10:30h

Filipe,

Quanto às configurações e addressbook não tive problema algum. O único problema que eu tive implementando essa dica em ambos os sistemas foi o de corromper o profile ao instalar plugins em qualquer uma das versões.
O problema ocorreu da seguinte forma:
Se instalar plugins no linux, quando iniciar o programa no windows esses plugins aparecem instalados, mas inoperantes e, se caso tentar alterar suas opções, ocorre o travamento do programa. Ao retornar ao linux, os plugins também não funcionam mais.

Para resolver esse problema, a única solução que encontrei foi a de apenas compartilhar as pastas de contas e mensagens e manter o profile de cada sistema em uma pasta separada (mais trabalhoso, mas não apresentou problemas).

Abraço.

[2] Comentário enviado por removido em 11/10/2005 - 12:48h

Olá...

Exporto meus e-mails de Windows para Linux.. usando partição NTFS e EX3 sem problema algum... apenas não consigo exportar as configurações.. q tenho q faze sempre manualmente...

Sobre plugins, euaconselho instalar a versão para o respectivo sistema..

Abraços

Parabéns pelo Artigo

[3] Comentário enviado por adripred em 11/10/2005 - 16:03h

Dbaio,

Os plugins podem ser usados em qualquer uma das versões (exceto se for dito o contrário na página do plugin no site do mozilla update), tanto que usei os mesmos arquivos de instalação .XPI dos plugins tanto no linux quanto no windows e eles funcionaram 100% em ambos os sistemas, apenas sendo necessário usar pastas de profiles diferentes para que não acontecesse a mesma coisa que eu mencionei no meu primeiro comentário acima.

Abraço!

[4] Comentário enviado por removido em 11/10/2005 - 17:50h

Ok.. obrigado pela informação..
mas sempre quando exporto acontece algum problema...

vou tentar fazer do jeito q vc ensinou...
acredito q dará certo

Abraços

[5] Comentário enviado por Ninja_Linux em 24/11/2005 - 22:05h

Cara, eu segui tua dica e deu tudo certo. De um tempo pra quando eu configuro ele por exemplo no meu suse e entro no windows, ele abre so os menus. Ja aconteceu contigo?
sabe pq ele fica assim?

Na minha maquina eu tenho Suse, Slackware e Windows, e antes dava certinho, depois que eu formatei e instalei tudo de novo, é que eu não consigo. me ajuda aí se souber, o que ta havendo...


Valeu!

Ninja_Linux
ninja_linux@hotmail.com

[6] Comentário enviado por filipe em 25/11/2005 - 08:25h

Ninja, talvez você tenha instalado alguma extensão ou tema para o thunderbird no windows que não tenha versão compatível para linux.
Para checar isto, vá no menu Tools->Extensions e Tools-Themes no seu firebird no windows e remova aqueles que podem estar causando o problema.

[7] Comentário enviado por those em 07/04/2008 - 09:45h

Muito bom, sempre que preciso voltar o profile ou importar
em outra maquina, venho aqui para "lembrar o comando".

vlw

[8] Comentário enviado por tecnicohardware em 01/06/2008 - 13:35h

Gostaria de pedir uma ajuda sobre como compartilhar as pastas de contas e mensagens e manter o profile de cada sistema em uma pasta separada. Sou iniciante em linux e não sei como fazer desta forma. Se o Felipe o alguém puder ajudar desde já agradeço

[9] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 26/09/2009 - 12:16h

Filipe,

Parabens pelo seu artigo. Está definitivamente mais claro e didático que o material disponível diretamente nos vários sites que visitei sobre o tema gerenciamento de Perfis (Profiles) do Thunderbird e como recuperar instalações anteriores.
Já havia feito isto anteriormente seguindo alguma outa dica, porém esqueci o procedimento. Após algumas alterações que fiz nas distros instaladas, estou precisando recperar as msgs anteriores e re-habilitar ou recuperar as configurações antigas. Vou seguir a sua orientação, até porque poderá permitir o acesso ao mesmo perfil a partir de distros Linux diferentes, sem precisar ficar re-inicializando.

vlw


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts