Usando Linux em computadores de baixo processamento e pouca memória

Neste artigo vou mostrar e exemplificar como instalar o Linux em computadores antigos e com pouca memória, podendo até mesmo ser utilizado para um acesso compartilhado a internet ou de arquivos.

[ Hits: 60.329 ]

Por: Quirinux em 07/02/2005


Mudando algumas coisinhas



Agora que o seu Linux já está instalado, aqui vai a parte mais importante, fazer ele rodar o ambiente gráfico o melhor possível, na minha "cobaia" instalei o Fluxbox (www.fluxbox.org), entre nesse site oficial e faça o download dele. Você também pode optar por outros ambientes, como o Enigma, Blanes2000, Blackbox, WindowMaker entre outros ambientes leves, mas o mais leve e funcional que achei foram o Blackbox e seu filho Fluxbox.

A forma de instalar é simples, tão simples quanto o sistema NNIF do Windows (next, next, install, finish). Assim que você baixar, vai ter um arquivo .tar.gz ou um rpm (esse último, caso você tenha optado pelo Red Hat ou qualquer outra distro da família). Com o tar.gz, siga desta forma:

# tar -xvzf fluxbox-x.x-xx
# cd fluxbox
# ./configure && make && make install


E com o RPM:

# rpm -ivh fluxbox-x.x-xx

Em ambos os casos você agora já terá o Fluxbox instalado, basta digitar "fluxbox" num terminal não gráfico (CTRL+ALT+F1 por exemplo) para ver ele tentando carregar, mas vai dar um erro, algo como "Xserver occupied", isso porque o seu ambiente X ainda está carregado.

Para torná-lo padrão é preciso fazer algumas mudanças. Vamos editar alguns arquivos do sistema, para isso vou usar o VI. O <ESC> quer dizer para você apertar a tecla ESC do seu teclado.

Edite o arquivo chamado inittab:

# vi /etc/inittab

Na primeira linha descomentada, troque o id:5:initdefault por id:3:initdefault, isso faz com que o início seja feito pelo modo texto ao invés do gráfico.

<ESC> :qw

Agora no diretório do root dê um:

# echo "fluxbox" > .xinitd

Isso faz com que seja criado um arquivo .xinitd de inicialização do X, sendo feita a chamada ao Fluxbox.

E por último e mais importante, remova uma "trava" que o S.O. tem que deixa subir apenas um ambiente gráfico por vez, dê um "rm /tmp/.X0-lock" e depois dê um "startx -- :1" para subir o Fluxbox. Se você perceber, agora pode subir o KDE em um terminal e o Fluxbox em outro, mas o foco aqui é o Fluxbox.

Pronto, o Fluxbox está instalado, no próximo login é só executar um startx.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Escolhendo a distribuição
   2. Instalando a distribuição
   3. Mudando algumas coisinhas
   4. Conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Instalando Slackware através de outro HD corrigindo os pacotes

Utilizando o PcManFm

VSFTPD no CentOS 6.2 - Instalação e Configuração

Rede Doméstica Wireless - Compartilhamento de Conexão 3G

Instalando o Linux Ubuntu 8.04 Hardy Heron

  
Comentários
[1] Comentário enviado por lacierdias em 07/02/2005 - 07:50h

Mano muito bom seu artigo....só uma pergunta e uma observação.
Pergunta: O Open Office demorou 3 minutos como está no artigo ou 3 segundos para abrir???
Observação: o K3B roda no Gnome e no BlackBox Tranquilamente eu uso aqui e tudo....
Abraço e o artigo ficou show..

[2] Comentário enviado por removido em 07/02/2005 - 12:13h

Deve ter sido 3 MINUTOS mesmo...he,he,he...
Ceis repararam só na nobre figura do contribuinte do herário???
Tudo bem, gostei muito...NOta 10!!!

[3] Comentário enviado por y2h4ck em 07/02/2005 - 19:20h

Ehehe esse povo tem mania de achar que computador antigo ( 233 por ai ) so pode ser sub-utilizado, eu utilizo um Cyrix II 233 em casa e rodo tudo no meu linux ... :)

Então acho que nao tem essa de pouco processamento, o linux fica perfeitamente leve e roda muito bem


falow

[4] Comentário enviado por crnauta em 08/02/2005 - 17:17h

Meu K6-2 300 quando tinha 32Mb de memória era uma lentidão terrível com o Kurumin Linux, depois acrescentei 128Mb e melhorou bastante, por fim acrescentei mais 128Mb e agora com 256Mb o meu Kurumin 4 ficou espetacular. Acho que o desempenho do sistema tem a ver mais com quantidade de memória do que com a freqüência do processador.

[5] Comentário enviado por daniel.quirino em 10/02/2005 - 09:41h

Salve Salve galera, valew pelos comentarios e pelos elogios e aproveitando p/ responder algumas duvidas e sugestões. Esse artigo eu escrevi apenas p/ demonstrar o poder e a liberdade que linux tem sendo que hoje em dia é muito dificil achar uma memoria DIMM que preste ou qq componente p/ fazer um upgrade nesse tipo de PC, ou seja, muitos de nos ainda temos um PC das antigas em casa e ñ sabemos o que fazer com ele, no meu caso esse PC é do trampo e tava aqui parado então resolvi encarar essa instalação. Mas é claro que se o seu PC usar SDRAM vc ainda encontra esse tipo de memoria e vai ajudar no decorrer do processo mas um clock alto tb mosttra o seu diferencial. Quando ao K3B até onde eu sei ele roda em KDE, por isso que ele tem um "K" no nome, mas no Gnome ele chega a dar uns erro na libs QT e o OpenOffice domorou apenas 3 minutos mesmo ao inves de 15 minutos no KDE. Mas sugiro tb fazerem mais teste e inovar. Pretendo no proximo artigo publicar algo sobre BOOT REMOTO, ou seja um boot pela rede, onde é preciso um servidor parrudo (2.2 mhrz com 512 a 1 giga de RAM) e a estações podem até ser os p100. Afinal de contas o processamento vai ser feito no servidor e a estação tem apenas o trabalho de montar a imagem no monitor.

[6] Comentário enviado por |Mr_Jingles| em 19/02/2005 - 14:46h

o Rad Hat 9 deve fica bom msm, mas tipo, eu botei aqui em casa(K6-2 500 Mhz, 64 RAM, HD 8gb) o Kurumim e fico filé tb, acho que fico assim por causa que ele é todo off, e a Swap também ajudo um bocado, só que não consegui usa ele e o 98 ao mesmo tempo, mas isso não vem ao assunto, mas eu acho que se agente usa uma swap, o PC dá uma boa melhora, um genio o kara que invento isso(seja ele da Microsoft ou não)!!!!

T+
VLW

[7] Comentário enviado por daniel.quirino em 21/02/2005 - 09:24h

O RH9 foi apenas uma sugestão, mas é claro que existem outros Linux que podem suprir as suas necessidades tb, o Kuruma é inclusive uma delas já que ele vem com o basico e ocupa pouco espaço, ou seja, se vc tiver um HD de 1,5 guga eu sugiro colocar o Kuruma pois instalado ele ocupa apenas 500 megas contra os 2.5 do RH9 ou os 1 giga do Debia e Slackware. Tudo bem que o Kuruma as vezes pode ñ fazer tudo akilo que vc quer mas com certeza vai fazer o que vc precisa. Quanto ao SWAP ela é uma "memoria" de troca ( bem ela na realidade ñ é um tipo de memoria e sim um tipo de partição) que serve p/ o Linux alocar akilo que está em menor tempo de uso na RAM, diferente dakele ourto sistema que aloca o maior programa na memoria ( digasse de passagem isso é uma burrice tremenda pois p/ gravar algo na SWAP demora alguns milesimo de segundo enquanto o trabaslho na RAM opera em nanosegundos). Bom mas isso já é uma outra historia, é alias esse é um dos motivos que tornam o Linux muito mais rapido e eficiente que akele outro sistema. Ñ sei quando o SWAP sugiu mas te afirmo que ñ foi a Micro$oft, alias essa ai ñ criou nada eles apenas copiam e adaptão ao seu "S.O.". Um dia ainda conto com maiores detalhes essa historia......

[8] Comentário enviado por thiago.souza em 26/05/2005 - 11:30h

eu tenho um 133mhz 16de ram será q roda um conectiva 8 nele com uma interface levinha do tipo blackbox?

[9] Comentário enviado por TigersLord em 10/12/2005 - 13:58h

Nossa... eu estava a procura de um artigo desse para esclarecer minhas dúvias. Muito bom nota 10!

[10] Comentário enviado por Morgen Raiser em 02/12/2006 - 20:15h

Oi, bem esse eh meu primeiro comentario aki... e gostaria de pedir um favor...
Eu comecei a usar linux e aki no comercio do meu pai há 3 PCs, convenci ele a mudar tudo para linux... soh q um deles eh um P 3 - 333mhz com uns 256 de ram e 4gb de hd...
Alguem poderia me indicar uma boa distro para esse pc?? sem q o openoffice demore 3min(se n ele vai querer voltar pra ruimdows). - e de preferencia sem ser RH nem Fedora... afinal eles fogem ao ideal software livre.
Agradeço desde já...

[11] Comentário enviado por removido em 29/04/2007 - 03:24h

pra quem usa um k6-2 500, com 256 de memoria, e uma placa mae pcchips com tuuuuudo onboard, linux eh a solução, de um jeito ou de outro, hehehe

aqui tah dando certo pelo menos:

Ubuntu Dapper (atualizado mais ou menos)
Fluxbox, com adesklets

Mto bom seu artigo!


Contribuir com comentário