Transformando Windows em Linux

Neste artigo você confere como deixar o Windows mais parecido com o Linux ou até mesmo substituir sua interface padrão pelos ambientes GNOME ou KDE. Muitas vezes a força do destino pode levá-lo a trabalhar um local onde só é permitido o uso de Windows, mas você não vai deixar de rodar "Linux" por causa disso, vai?

[ Hits: 113.286 ]

Por: Davi Ferreira em 20/05/2004


Gnome, KDE e WindowMaker



Os temas não foram suficientes para você? Então experimente estes projetos. O WindowMaker já existe como pacote na distribuição padrão do cygwin, portanto é só escolhe-lo na hora da instalação. Já o GNOME e o KDE são mantidos por voluntários que utilizaram como base o cygwin, criando, respectivamente, o CyGnome (http://cygnome.sourceforge.net) e o KDE-cygwin (http://kde-cygwin.sourceforge.net/).

Em ambos os casos existem algumas opções para instalação, sendo a mais cômoda e prática através do próprio setup.exe do cygwin. Na hora de escolher os mirrors, adicione estes dois endereços:
  • http://cygnome.sourceforge.net/install
  • http://kde-cygwin.sourceforge.net/install

Feito isso, automaticamente aparecerão na lista de pacotes as opções KDE e GNOME. Basta marcar os arquivos desejados e mandar bala. No caso do GNOME, opte por marcar o script de inicialização startgnome (ou faça o download direto neste link: http://cygnome.sourceforge.net/install/release/startgnome/). O KDE já cria um startx personalizado. Os ambientes serão instalados no diretório /opt (/gnome e /kde).

Agora vamos às versões: o GNOME do cygwin está um pouco atrasado, encontra-se na versão 1.4, ainda com GMC e GIMP 1.2, por exemplo. Já o KDE está na versão 3.1.4 e vem acompanhado de seus principais aplicativos, como Konqueror e Kmail.

Ambos possuem algumas opções na hora de serem executados:

# startx &
Executa o ambiente gráfico em um servidor separado, dentro de uma janela do Windows;

# startx -rootless &
Executa o ambiente gráfico em um servidor separado, dentro de uma janela do Windows sem borda, simulando full screen;

# startx -multiwindow & Executa o ambiente gráfico integrado ao Windows (funciona melhor com o KDE).

E caso você queira integrar a área de transferência do Windows com a do KDE, GNOME ou WindowMaker, digite o seguinte comando após iniciar o servidor X:

# xwinclip &

Dos três ambientes, o único que apresentou problema de desempenho foi o KDE. Também não me aventurei a mexer nos arquivos de configuração para tentar resolver. O GNOME, apesar de ser uma versão antiga, rodou perfeitamente, assim como WindowMaker. A vantagem do KDE foi sua melhor integração com o Windows. Mas, como de praxe no mundo Linux, a escolha aqui varia de acordo com o gosto do freguês. Instale, teste, configure e veja qual interface obtém melhor desempenho rodando lado a lado com o Windows.




Não pretendo me aprofundar muito neste assunto e o intuito deste texto foi apenas instigar a curiosidade de alguns e mostrar que Windows e Linux podem conviver em um mesmo espaço, seja como dual boot, ou em casos de emulação e porte como os apresentados aqui. Afinal de contas, não existe coisa melhor do que "codar" no Vim, fazer uma animação no Flash, editar um layout no GIMP e vetorizar uma imagem no Freehand - tudo ao mesmo tempo.

Até o próximo artigo! ;)

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O modo fácil
   3. O modo hardcore (cygwin)
   4. Gnome, KDE e WindowMaker
Outros artigos deste autor

GIMP 2.0: Tutoriais rápidos

Tactical Ops no Linux

O GIMP: Pincéis e texturas

Leitura recomendada

Elastix - Instalando, criando ramais e realizando ligações SIP Trunk Vono e FaleViper

Como ver as informações de rede no Linux

Backup remoto usando SSH

Cópia completa do HD - cluster por cluster

BS 25999 - Business Continuity Management - Continuidade dos Negócios

  
Comentários
[1] Comentário enviado por naoexistemais em 20/05/2004 - 06:16h

Interessante este artigo, uma vez usei o cygwin para montar servidor Proxy (SQUID) no windows e funcionou..

até,

[2] Comentário enviado por ryu em 20/05/2004 - 06:33h

o artigo mais louco que ja li.... finalmente encontrei um motivo pra dar boot no 2k que tenho instalado aki (faz 2 meses que nao abro) ...

[3] Comentário enviado por y2h4ck em 20/05/2004 - 08:24h

Antigamente eu usava o Cygwin32 num servidor de um pessoa que precisava rodar o Squid e o Apache ... porem nao poderiam abrir mao do seu Win2k porque tinham licensa comprada do mesmo ... do Banco de dados SQL Server 2000 e do Software de tecnologia empregada.

Portanto utilizar somente linux estava fora de cogitação. Como so tinham uma maquina para servidor ... rodei o Squid e o Apache com o Cygwin e os mesmos funcionaram perfeitamente :)


[4] Comentário enviado por fernandus em 20/05/2004 - 08:57h

CARACA.... artigo nota dez!!!

Vou fazer isso em casa e ver se funciona...

valeu

[5] Comentário enviado por jeffestanislau em 20/05/2004 - 11:47h

Fala Davi....
Muito interessante este artigo... apesar de ser a favor da migração total para linux ou pelo menos o dual-boot, no qual faz a pessoa quanto estiver mexendo no linux só pensar em linux... gostei muito a título de curiosidade.... e como o y2h4ck disse, as vezes pode ser a saída para uma solução que não gostamos, mais que o cliente se sente satisfeito...

Show de bola... parabéns!!!


[6] Comentário enviado por cvs em 20/05/2004 - 12:23h

ah... windows não rola nem... o artigo ficou bom, mas o que ele propõe é algo que na minha opinião é bem sem noção... ah, que seja.

[7] Comentário enviado por fabio em 20/05/2004 - 12:59h

cvs, não entendi o por quê do "sem noção". Não devemos manter posições radicais sobre nada, em aspecto algum, seja na vida profissional ou pessoal.

Coloque-se na seguinte situação: você é Linux-maníaco e daqueles que vive postando em fóruns: "sl4ck 0wnZ, sl4ck r0x huihaihahui". Beleza, muito admirável seu estilo de vida, mas você não ganha um centavo por ser fã extremista de Linux.

Sua família entra em crise financeira e você recebe uma proposta de trabalho ótima, que vai tirar a turma do buraco, porém você precisa trabalhar somente com servidores Windows, rede homegênea.

O que você vai fazer? Dizer para o entrevistador: "man0w, sl4ck ownZ, eu sou s1n1stro, entaum vamo formata as parada ae e lascah l1nuX ow entaum eu num trampo ae na sua firma" ou aceitar a oportunidade de emprego, ganhar seu pão, colocar o Windows com a cara do Linux e começar a mostrar para seu chefe que o Linux vale à pena.

Por exemplo, Windows com look and feel Linux. Instalou Gnome, Mozilla, Evolution, Open Office. Mete um servidor web + proxy rodando cygwin e vai quebrando as barreiras que os gerentes de TI criam sobre novas tecnologias. Em pouco tempo você terá seus servidores Slack instalados no parque de máquinas da empresa.

O que vale mais à pena, ser radical ou político?

Essas idéias de que "Windows não rola" e "Slack is the best" não acrescentam em nada. Eu detesto Windows e adoro Slack (mais ainda Debian), mas se tiver de trabalhar com Windows num projeto interessante ou tiver de usar Conectiva Linux, vou fazer com prazer.

[]'s

[8] Comentário enviado por jllucca em 20/05/2004 - 15:10h

não conhecia esse cygwin... Me parece uma alternativa muito boa.

ai, fabio se ta treinando pra falar com numeros?? Se sabia que quem fala assim são os lammer?? hehehe

[]'s

[9] Comentário enviado por pcalcado em 20/05/2004 - 16:09h

Grande Davi, belo(s) artigo(s), tinha que ser cria de Nikiti :)

[]s

[10] Comentário enviado por removido em 20/05/2004 - 17:26h

Eu naum conhecia ainda o Vim e espero conhecer muito mais... por favor me enviam-me mail relacionados! flw!!! e VIVA O LINUX!!!!heheh

[11] Comentário enviado por birilo em 20/05/2004 - 17:41h

"ou se tiver de usar Conectiva Linux" - Huahauhuahua.... Certa vez me perguntaram: "Porque você usa Debian e não conectiva"? Humildemente respondi: "Porque não consegui instalar o Conectiva"..... A males que vem para o bem....

Quando eu tava trabalhando, os caras queriam rodar POSTGRE SQL no Windows. Nisso, acharam uma empresa que distribuia o PostG pra windows. 600 pila.... Meu chefe comprou. Adivinha o que veio? CYWIN com PostGreeSQL pra linux mesmo.... HAHAHAHA... Eu, como não queria queimar a minha cara, fiquei queto.... Hoje a empresa está fechada por problemas financeiros.... Hoje eu entendo porque.... =)

A titulo de curiosidade, o PostgreSql funcionou com perfeição.... Foi mais difícil instalar PHP no IIS, do que PostGreSql no CYWIN...

[12] Comentário enviado por sandrocarva em 21/05/2004 - 14:42h

interessante... vamos tentar....

[13] Comentário enviado por KNOXVILLE em 21/05/2004 - 15:02h

não sei se isso ajuda quanto a questão do postgresql... não precisa instalar o pacote de idiomas se o ie pedir.

http://download.ascii.jp/win/2/00026/4991.html

[14] Comentário enviado por deathbird1981 em 21/05/2004 - 16:51h

Engraçado como são as coisas, já sabia do cygwin a muito tempo e só depois de ler este artigo é que parei para pensar...tenho um projeto na Escola Técnica de Brasília (ETB) sobre software livre, para implementação e ensinamento, a escola é toda Windows e estavamos pensando em pedir um dual boot, só que pode ser usado o cygwin antes para mostrar ao pessoal que GNU/LINUX tem todas as ferramentas que precisam, além disso rodando no Windows (por enquanto, depois de descontaminar a mentes dos professores iremos por a escola totalmente em GNU/LINUX :)))). Até mais.
Obs.: Tanto faz LINUX ou GNU/LINUX, o importante é tirar a Microsoft da escola. :)))

[15] Comentário enviado por RenanBP em 22/05/2004 - 01:27h

LEgal este artigo. Eu não posso usar Linux sempre, daí fica chato usar a mesma coisa Iniciar, Programas, Internet Explorer. :/

[16] Comentário enviado por spalix em 23/05/2004 - 12:46h

Instalei o Cygwin e o kde 3.14, a aprtir da qui o q faço pra usar o kde??

[17] Comentário enviado por lordicarus em 18/06/2004 - 01:29h

Interessante a matéria, eu mudei o jeitão do winXP para KDE, e ficou legal ter o windows na pele de uma iterface grafica linux.

E apenas no embalo Fabio, concordo com suas palavras, e resalto, que muitas pessoas, falam sobre linux, que é o melhor, o mais "rox", etc etc, mas geralmente, embalados pela boca dos outros, infelizmente isso é verdade. Acredito eu que, tanto o windows, como linux, ou outro SO, não venha a ser exatamente, o the best no mundo da informatica. Cada um tem seus prós e contras, e nós devemos nos ambientar com todos, pois, independente de seu gosto pessoal, tente ver suas necessidades profissionais. Windows tem suas falhas (e muitas), mas sera por muito tempo, muito util a todos nos, bem como o Linux, que atingiu um grande ponto de confiabilidade e utilização no geral, mas ainda faltam coisas, e assim outros SO. Até mesmo o da Xerox, tem suas vantagens e desvantagens.

[18] Comentário enviado por ice2642 em 14/07/2004 - 01:21h

tipo e o contrario, por ex, tirando o wine, que programa é bom pra usar aplicativos win no linux ?

[19] Comentário enviado por ice2642 em 15/07/2004 - 01:40h

Instalei o kde 3 e cygwin e funcionou direitinho, só que o lance de startx -multwindow , -winclip , etc. no script bat nao funcionou, sera que é devido a alguma mudança de versão ? peguei a ultima que esta no sourceforge.

[20] Comentário enviado por marcaoguitarra em 14/01/2005 - 15:23h

eu tb já conhecia o cygwin mas...lendo esse artigo estou com umas idéias interessantes para dar treinamento para o pessoal usando o cygwin... valew

[21] Comentário enviado por rene em 12/02/2005 - 01:33h

Muito bom o artigo, porém ainda acredito que a melhor forma de migração para o Linux é instalá-lo em dual boot e suar a camisa!!!!!!

Afinal, tudo que é "mais difícil" (Linux geralmente parece muito dificil para quem é iniciante) se torna muito bom e gratificante no final, quando conseguimos desvendar um novo mundo.....

Quem nunca ficou feliz por conseguir compilar e rodar seu olá mundo no linux, instalar os programas, ver o X rodando... conectar na internet... quem nunca sorriu e sentiu-se orgulhoso com seu primeiro script.... ou então recompilando o kernel!!!!!

Isso até pode ser feito no Linux emulado, porém não foi, não é e nunca será a mesma coisa que o verdadeiro pingüim.....

Mas valeu pelo trabalho, muito bem escrito, NOTA 10!!!!

Abraços!

[22] Comentário enviado por Century_Child em 15/11/2005 - 20:07h

Muito bom. Realmente salvou minha vida aqui. Não consigo suportar a interface do Windows, mas tenho algusn programas que só rodam nele.

[23] Comentário enviado por ashmsx em 24/11/2005 - 10:46h

Tem ainda o blackbox para windows... me esqueci a pagina, mas prucurem por bb4win ou algo assim... flwz

[24] Comentário enviado por gabrield em 27/11/2005 - 17:17h

Show de Bola!
Até que enfim eu encontrei alguma coisa legal pra fazer aki no meu Win2k, até porque eu só tenho instalado aqui em casa por causa do meu pai, porque ele não gosta de Linux, mas agora ele vai ser obrigado a usar o Win2k "linuxizado", e quando eu abrir o windows, não vou sentir tanti nojo de usar aquilo, se bem que quase nem uso, a uns 2 ou 3 meses, prefiro meu kurumin!

[25] Comentário enviado por diegospeed em 04/12/2005 - 03:57h

SHOW DE BOLA... CURTI MTO...

[26] Comentário enviado por dtux em 24/03/2006 - 11:33h

Cara não consigo insatalar o kde, nem nada, vc pode dar uma dica...

[27] Comentário enviado por dtux em 10/04/2006 - 02:46h

cara gostei mais o comando make não funciona e não consigo instalar nada

[28] Comentário enviado por ninjaquitite em 20/08/2006 - 16:54h

Amigos, os tutoriais e comentários são excelentes, mas que tal mostrar como instalar e configurar o squid pelo cygwin... valeu

[29] Comentário enviado por cycne em 22/08/2006 - 19:51h

Antes de qualquer coisa quero dizer q valeu a intençao do artigo.. mas vai a minha sincera opnião sobre isso: RIDICULO , AQUI É LUGAR PRA ARTIGOS SOBRE LINUX E NAO SOBRE COMO DEIXAR O EU RUINDOWS MENOS FEIO....... RIDICULO, RIDICULO, RIDICULO!!! RUINDOWS E CYGWIN...... O QUE É AGORA? INVERTEMOS DE PAPEL? VAMOS INCENTIVAR OS USUARIOS LINUX A USAREM O WINDOWS PQ O WINDOWS TB RODA PROGRAMAS DO LINUX???? AFFE.... A CADA DIA O MUNDO ESTÁ PIOR!!!

[30] Comentário enviado por ninjaquitite em 01/09/2006 - 09:12h

Caro amigo cycne, entendo sua situação, mas também gostaria de colocar a nossa. Sou um iniciante no Linux e todos tem seu inicio e a transição ela pode sim ser complexa a principio. Estou aderindo a causa Linux, não somente por ser melhor, mas também por uma causa social, contra o monopólio Gates e estes tutoriais ajudam demais nesse processo, pois nós, iniciantes ainda não conseguimos fazer tudo no Linux. Entendo sua posição, mas você foi muito agressivo com o amigo acima. Na boa, pense nisso, pense no seu principio no Linux...

[31] Comentário enviado por ninjaquitite em 01/09/2006 - 09:18h

Eis aí uma ótima discussão aberta, "O processo de transição windows/Linux", como facilitar a vida das pessoas com relação a isso?
Como os foruns podem contribuir não só na aplicação, mas também na concientização social a favor do Linux?
Não sei a visão dos amigos, mas vi o Linux não como um sistema operacional, mas como um projeto social mundial que consegue unir diveras comunidades.

[32] Comentário enviado por everton3x em 29/01/2008 - 11:32h

Primeiramente, ótimo artigo....
Segundamente, é o radicalismo que alimenta o conflito entre israelenses e palestinos.
Terceiramente, se não me engano, existe uma versão do KDE para windows, só não testei ainda por falta de Windows..... acho que é em http://windows.kde.org/

[33] Comentário enviado por tryvon em 08/07/2008 - 03:49h

Ae Davi, o artigo tá 10, mas os links do gnome e kde pro cygwin estão desatualizados. Da uma confirida ai.

[34] Comentário enviado por M4conheiRoX em 23/10/2008 - 11:37h

=D
vou tentar qundo xegar em csa
=)
ftz

[35] Comentário enviado por cycne em 31/10/2011 - 21:35h

Sei que já fazem alguns anos desde que postei meu comentario... estava vendo artigos antigos e vi meu comentario nesse!

..Realmente a gente amadurece bastante com o tempo...

ninjaquitite: você tem toda razão!
davi182: Desculpe amigo, Parabéns pelo artigo :)

[36] Comentário enviado por alvesueliton em 31/12/2014 - 10:48h

Vai K3b nisso aí!? :O


Contribuir com comentário