VS
Introdução
Olá, pessoal.
Depois de um bom tempo sem colocar as caras aqui no VOL, venho mostrar pela necessidade que tive em usar um complemento do
Firefox para acesso a conta do
Itaú sem a necessidade de instalar o
Guardião Itaú 30 horas para fazer transações financeiras, que é um dispositivo obrigatório que lhe dá mais segurança para realizar suas transações na internet.
Ele atua como uma blindagem em sua conta contra programas maliciosos e é ativado toda vez que você acessa o Itaú 30 horas na Internet, mas no meu caso, esse método não estava dando certo!
Recentemente montei uma PC novo, pois o que estava em uso já tinha sua vida útil de 11 anos e o velhinho estava pedindo para se aposentar (rs). Imagina se aposentar por essa nova reforma trabalhista, logo depois instalei o Debian 9 Stretch 64 bit.
Como no dia a dia, necessitei de pagar umas contas que já estava em cima do vencimento e, pra minha surpresa, na hora de pagar veio a solicitação de instalar o guardião Itaú 30 horas para executar a transação financeira, pois o sistema estava recém instalado e ainda necessitava de alguns ajustes à medida das necessidades, como foi o caso.
Como já tinha no meu backup o "warsaw_setup_64.deb", fui instalar o mesmo que solicitou apenas "libnss3-tools" como dependência para concluir a instalação.
Instalação
Para o download do warsaw 64 bit:
Para o download do warsaw 32 bit:
Após baixar o pacote, execute como root o comando abaixo, de acordo com a arquitetura de seu sistema. No meu caso, 64 bit:
# dpkg -i warsaw_setup_64.deb
Se o Firefox estiver aberto, será solicitado a fechar o mesmo para concluir a instalação.
Após o procedimento de instalação, ao entrar no site do Itaú com a informação de agência e conta, o mesmo ainda informava que o Guardião Itaú 30 horas não estava instalado. E agora?!
Para verificação se o warsaw está instalado, vá em:
Escolha sua instituição financeira e em "Continuar".
No meu caso, retornou que não esta instalado!
Como tentei a remoção e nova instalação algumas vezes e o problema persistia, pesquisando pela rede, verifiquei que existe um complemento para o Firefox que se chama
User Agent Overrider. Com esse complemento, fica dispensado a instalação do Guardião Itaú para as transações financeiras.
Após a instalação do complemento, no canto superior direito do Firefox terá um ícone do User Agent Overrider. Ao clicar, aparecerá 11 opções de compatibilidade com sistemas operacionais e navegadores. Na primeira linha "Preferences...", abra e edite colocando a seguinte linha:
Solaris / Firefox 54: Mozilla/5.0 (Solaris; Solaris x86_64; rv:54.0) Gecko/20100101 Firefox/54.0
No meu sistema, estou usando a versão do Firefox ESR (52.2.0) e como a versão padrão de download no site do Firefox é a 54.0.1, editei para deixar como a versão 54. Caso aja algum problema, verifique a versão do seu Firefox e edite conforme sua necessidade.
Após essa solução, vá no ícone do User Agent Overrider e seleciona a opção que foi acrescentada "Solaris / Firefox 54". Ao abrir o site do Itaú informando agência e conta, o mesmo já não informará que não há o guardião instalado, ou seja, fique à vontade para fazer suas transações financeiras.
Fontes