Top 10 melhores jogos FPS para Linux

Uma lista com os 10 melhores jogos FPS (tiro em primeira pessoa) nativos para Linux.

[ Hits: 129.312 ]

Por: Perfil removido em 23/03/2011


Introdução



Sem encher muita linguiça, vou direto ao ponto, preparei este material do artigo para o meu site, mas resolvi trazer pra vocês aqui do Viva o Linux. A lista trás os melhores jogos FPS (first person shoter ou tiro em primeira pessoa) que rodam NATIVOS para Linux, ou seja, não vou em nenhum momento mencionar Wine ou qualquer tipo de simulador/emulador de Windows.

Todos os jogos da lista são gratuitos e podem ser baixados pelos links fornecidos, já que são todos dos sites oficiais do game, não tendo o usuário nenhuma preocupação com qualquer dano ao sistema. Todos esses jogos foram testados pessoalmente por mim, portanto eu tenho uma base para afirmar o que cada jogo trás e ordená-los, na minha opinião, do 10° ao 1° colocado.

Espero que gostem da lista e dos jogos, muitos deles já são bastante famosos e outros nem tanto. Os jogos acompanham de uma resenha crítica sobre eles seguido de informações sobre onde baixá-los. Aproveitem!

10° lugar - Vega Strike

Vega Stike é um simulador de vôo de cunho futurista e espacial no estilo FPS (First Person Shooter [Tiro em primeira pessoa]), sua codificação é completamente aberta (Open Source) e o game é totalmente gratuito.

Se você acompanha o Gameux com certeza viu o post sobre o Vendetta Online, um MMORPG nesse estilo espacial e Star Wars, Star Trek de ser, infelizmente deparou-se com a necessidade de pagar mensalidades na bagatela de 10 dólares, cerca de 17 reais por mês ou 200 reais por ano! Se você realmente gostou de Vendetta e quer uma ótima alternativa para ele de forma gratuita, encontrou!

Certo que Vega Strike não é um MMORPG, porém também conta com modo Multiplayer e inclusive modo Servidor, para que você crie seu próprio servidor para jogar com os amigos, e tudo isso muito fácil, já que o criador de servidor vem junto ao pacote do game. Existe também a opção de jogar nos servidores do próprio desenvolvedor do game, porém não desvendei a opção e não sei se é paga ou não, já que é necessário um cadastro para entrar nessa modalidade.

O modo Singleplayer também é lapidado pela desenvolvedora e pela comunidade como um todo, o modo campanha contém centenas de missões das mais variadas formas, seja de trocas comerciais ou formação de acordos, é um game que explora muito bem os enredos futuristas abordados nos principais filmes e séries do estilo espacial.

Os gráficos do game são realmente surpreendentes e muito bem trabalhados, a programação com base no OpenGL deixa a performance ainda melhor em Linux, embora isso, o game não é leve já que contem vários componentes gráficos durante a partida, e obviamente um cenário MUITO grande, já que estamos falando do Universo.

Requerimentos mínimos:
  • Processador: 1.5 GHz
  • Placa gráfica: 128mb com suporte a acelerador 3D e OpenGL instalado
  • RAM: 1 Gb
  • HD: 600mb

Computadores que não contém os requerimentos mínimos podem inclusive travar caso tentem executar o game, se seu hardware é exatamente o mínimo ou muito próximo disso pode apresentar dificuldades no andamento do jogo, como lentidão e queda de FPS (Frames Per Second [Frames por Segundo]).

É um game que realmente recomendo, vale a pena instalar e experimentar, principalmente os viciados em filmes e seriados espaciais, torna-se interessante experimentar na pele o que os seus personagens favoritos fazem.

Download do site oficial:
Instruções de instalação:

Uma vez o download concluído, mova o arquivo "tar.bz2" para o diretório escolhido (será o diretório onde seu game será instalado), uma vez movido, extraia o arquivo (clique com o botão direito sobre o arquivo e em seguida em "Extrair aqui..."), aguarde a extração.

Depois de extraído você deverá executar o arquivo vsinstall.sh, pode fazer isso pelo próprio modo gráfico dando um clique duplo sobre o arquivo ou pelo terminal (recomendo) seguindo os seguintes passos:

Abra o diretório do game com o comando:

cd /diretório/

Lembrando sempre que deve-se diferenciar letras maiúsculas e minúsculas nessa etapa.

Uma vez no diretório utilize o comando:

./vsinstall.sh

para executar o arquivo, será necessário confirmar a instalação e digitar sua senha de usuário root (geralmente a mesma do usuário comum), após digitar a senha uma tela perguntando quais as configurações do seu computador aparecerá (no próprio terminal), configure-a caso contenha algum erro e dê Ok, pronto, seu game está instalado.

Para executar o game utilize o comando no terminal:

vegastrike

Para executar o modo de criação de servidor utilize o comando no terminal:

vegaserver

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Nexuiz e UrbanTerror
   3. Wolfenstein: Enemy Territory e True Combat: Elite
   4. America's Army e Smokin' Guns
   5. Warsow e World of Padman
   6. Zero Ballistics
Outros artigos deste autor

PLC no Linux alguém já pensou nisso?

Instalando e arredondando o Slackware 13.1

O vale do silício no Brasil

Configurando corretamente para o Horário de Verão

Configurando wireless no Ubuntu 7.04 e compartilhando a conexão

Leitura recomendada

Blood Frontier - Jogo de tiro em primeira pessoa e open source!

Criando um servidor de Ultima Online

Instalação do Cedega

Rodando Tíbia no GNU/Linux

Bumblebee no Fedora 24 com suporte ao Steam

  
Comentários
[1] Comentário enviado por guigomendonca em 23/03/2011 - 21:16h

Oh! muito bom @Raul90 ~ Baixei o Nexuiz + 25 Maps , viciei um pouco hoje a tarde , belo post , abs :)

[2] Comentário enviado por alefesampaio em 24/03/2011 - 12:44h

Já conhecia alguns artigo sobre jogos, e confesso que gostei muito do seu artigo parabéns.. espero que venha muitos outros como esse...

[3] Comentário enviado por removido em 25/03/2011 - 14:07h

Nota 10 mesmo cara, ótimo post

[4] Comentário enviado por removido em 24/05/2011 - 13:02h

Valeu mesmo, isso só prova pra quem não procura, e ainda diz que não tem jogos bons pra linux.. a prova está aqui, valeu.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts