Subversion - Controle de versão de documentos

Este artigo apresenta um modelo de implementação em Linux para controle e versionamento de arquivos. Após explicar os conceitos envolvidos, é destacado o procedimento de instalação e alguns exemplos de uso.

[ Hits: 85.130 ]

Por: Daniel de Souza em 24/08/2007


Instalando o Subversion



O Subversion foi construído sobre uma camada de portabilidade chamada APR - a biblioteca Apache Portable Runtime. A biblioteca APR provê todas as interfaces que o sistema necessita para funcionar em diferentes sistemas operacionais: acesso ao disco, acesso à rede, gerenciamento de memória e assim por diante.

Mesmo sendo o Subversion capaz de usar o Apache como um de seus programas de servidor de rede, sua dependência sobre a APR não significa que o Apache seja um componente obrigatório. A APR é uma biblioteca standalone utilizável por qualquer aplicação. Isso significa, entretanto, que assim como o Apache, os clientes e servidores de Subversion rodam em qualquer sistema operacional onde o servidor Apache httpd é capaz de rodar: Windows, Linux, todos os sabores de BSD, Mac OS X, Netware, entre outros.

O modo mais fácil de obter o Subversion é baixando um pacote binário construído para o seu sistema operacional. O website do Subversion freqüentemente tem esses pacotes disponíveis para download. O site geralmente contém pacotes de instaladores gráficos para usuários de sistemas operacionais Microsoft.

Se você roda um clone do sistema operacional Unix, pode usar o seu sistema nativo de distribuição de pacotes (RPMs, DEBs, árvore de ports, etc.) para obter o Subversion mais atual. Tenho um ambiente Fedora e o pacote Subversion pode ser selecionado diretamente nos pacotes disponíveis no CD para instalação.

Para algumas plataformas existe também um cliente gráfico (a exemplo o TortoiseSVN) que pode ser integrados ao shell, facilitando a manipulação dos arquivos e do repositório do Subversion. Mesmo o servidor sendo Linux, os clientes podem ser de várias plataformas, e seu acesso é garantido aos recursos do repositório.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Resumo
   2. Conceitos de compartilhamento de arquivos
   3. Instalando o Subversion
   4. Conceitos, informações relevantes e preparação de repositório
   5. Exemplos de uso
   6. Conclusões
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Liberando espaço em disco no Ubuntu Linux

Utilizando atributos em partições ReiserFS

Gerenciando quotas de disco

RAID, tudo que você precisa saber

Usando Sistema de Arquivos BTRFS - Subvolumes, Snapshots e Compactação

  
Comentários
[1] Comentário enviado por wolneysp em 24/08/2007 - 09:44h

Excelente... eu estava precisando muito de uma solução alternativa do M$ Sharepoint que fosse em Linux é Claro!!!

Parabens pelo Artigo...

[2] Comentário enviado por arauto em 26/08/2007 - 11:21h

Parabéns pelo artigo, ficou muito bom. Atualmente utilizo o CVS e o seu artigo ajudou a conhecer um pouco do SUBVERSION.

[3] Comentário enviado por lnxrhel em 26/08/2007 - 17:24h

Bem esclarecedor o artigo. Já utilizo o SubVersion para o controle de versionamento de software na empresa, é uma ferramenta excelente tanto para o versionamento de software tanto quanto o controle de documentos diversos.

[4] Comentário enviado por jakson_kiko em 28/08/2007 - 17:41h

Parabens, muito bom seu artigo!!!!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts