Software Livre: primeiras impressões

Este breve trabalho descreve minhas primeiras impressões sobre o que é software livre, assim como a diferença entre grátis e livre e o futuro do software livre no Brasil.

[ Hits: 8.308 ]

Por: Perfil removido em 22/10/2008


Software Livre e primeiras impressões



Rafael Gois de Oliveira
Bruno Nunes Constâncio
Graduandos em Ciências da Computação

"Software Livre é uma questão de liberdade, não de preço"


Para entender o conceito, você deve pensar em "liberdade de expressão", não em "bebida grátis".

Segundo a definição criada pela FSF (Free Software Foundation), é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. Esse conceito de liberdade se opõe ao do software proprietário, mas não pode ser confundido com o software que é vendido almejando lucro.

Para um software ser livre, basta este ter seu código fonte disponível, e para garantir que assim ficará, o criador pode anexar uma licença de software livre ao mesmo. A mais comumente conhecida é a GPL (General Public License), a qual obriga que uma vez que o software teve seu código fonte aberto, assim deverá permanecer o mesmo, suas atualizações e programas baseados nele.

Tudo bem, mas qual a vantagem disso? Ok! Vamos pensar desta forma: você já voou de avião? É mais ou menos assim, Santos Dumont inventou o 14-bis, não o Boeing-747, este foi um aprimoramento provido por pessoas, baseando em algo feito anteriormente por alguém. Quando um software é livre, ele proporciona uma evolução parecida, pois o código fonte está ao alcance de todos, qualquer um pode utilizar das liberdades de software livre para a evolução do mesmo e um benefício a toda população.

Tudo muito bonito até aqui, mas não podemos esquecer que vivemos em um mundo capitalista, e dinheiro é algo necessário por aqui. Então como posso ganhar dinheiro com Software Livre?

É verdade que ninguém quer trabalhar por nada, e no mundo do software livre não é diferente, há pessoas que trabalham por prazer, o que já é alguma coisa, outras por dinheiro, mas o fato de não ter como principal renda a venda de softwares não impede ninguém de ganhar dinheiro, temos que lembrar que há analistas de sistemas, DBAs, programadores, web-designers, o suporte, os treinamentos etc.

Podemos citar algumas empresas que produzem software livre e que pagam muito bem aos seus funcionários, como a grandiosa Google, Red Hat, Novell, Canonical, Sun etc. Outras que ganham dinheiro com treinamentos e certificações, como nossa Conectiva, MySQL e Linux Professional Institute.

E daqui pra frente, como será? Para termos uma idéia de como vai ser, temos que relembrar um pouco da historia do software livre, podemos colocar como um bom ponto de partida o surgimento do Linux, que é hoje o software livre mais conhecido no mundo, desde sua liberação em 1991 feita por Linus Torvalds, o seu crescimento é algo notável, o número de pessoas que abraçam está idéia é cada vez maior, no Brasil temos o Governo como novo participante dessa turma, projetos com software livre na área pública são cada vez mais comuns por aqui, lembrando que isso já faz parte do cotidiano em alguns outros países, isso reforça mais ainda a idéia de que o uso de software livre vai continuar aumentando e chegará até você mais cedo ou mais tarde.

   

Páginas do artigo
   1. Software Livre e primeiras impressões
Outros artigos deste autor

TCollection e Generics no Free Pascal - Uma breve visão sobre lista de objetos com o Lazarus

Os segredos dos modems

Um tour pelos ripadores de CDs para Linux

Emuladores para seu sistema operacional

Acessando a Internet 3G da Claro no Ubuntu e no Debian de maneira simples

Leitura recomendada

Configurando DOTNET Core e instalando VSCode no Linux

Apresentando e instalando o Ubuntu Linux

Instalação do Void Linux em UEFI + Dual Boot com Windows

O que há de novo no Linux Mint 12?

Tem Facebook? Então tem Joli OS

  
Comentários
[1] Comentário enviado por chrisloki em 22/10/2008 - 14:52h

Muito bom o texto! Muita gente ainda acha que software livre é coisa para geeks ou pessoas ligadas apenas a áreas de pesquisas e afins!

Aproveitei e referenciei o texto de vocês em um outro que republiquei hoje: http://www.chrisb.com.br/blog/?p=49

Parabéns!

[2] Comentário enviado por tjpp em 22/10/2008 - 20:20h

Acabou ? Era isto o artigo ? Desculpe-me mas não vi nada do que foi anunciado: cadê suas impressões? Você apresentou a definição mas não emitiu nenhuma opinião. Sobre o futuro: vai crescer (só? Quanto ? Quando ? Como ? Por que ? ). Sobre a venda de software: o que isto tem a ver com software livre ? Eu posso fazer um SL e vendê-lo, qual o problema ? A GPL permite isto. As atualizações serão sempre livres ? Onde está isto na GPL ? Eu posso mudar a licença e não mais disponibilizá-la sobre a GPL e isto não é contra a licença.

Eu acho que você deveria escrever suas segundas impressões sobre software livre assim que ler mais um pouco sobre isto.

[3] Comentário enviado por pink em 22/10/2008 - 20:38h

Muito bom!
Acredito que todos os usuários, quer dizer, pelo menos os "super-usuários" deveriam ter conhecimento da história do Software Livre, da filosofia em si...
Gostei da explanação, simples e objetiva do assunto proposto.
Uso GNU/Linux há 5 anos, no início usei por necessidade.... hoje uso porque me identifiquei muito com o sistema do pingüim. Ainda não trabalho com GNU/Linux e nem com informática no geral, mas faço o Curso de Sistemas de Informação e é isso que eu quero para o meu futuro...., mas o caminho é esse, o futuro será livre (na verdade esse futuro está muito mais perto do que se imagina)...
Parabéns pela iniciativa, esse artigo ajuda muitos iniciantes.
Abraços.

[4] Comentário enviado por shakur em 22/10/2008 - 23:57h

pq sempre tem alguem criticando como o tal do tipp
e todo artigo e bem vindo
gostei muito amigo
legal ver q estao todods contribuindo pra conhecimento dos inicnates
como a nossa amiga pink citou
flw amigo
parabens

[5] Comentário enviado por xerxeslins em 24/10/2008 - 12:52h

Gostei do artigo. É uma ótima introdução para explicar o que é software livre. Parabéns!

[6] Comentário enviado por lucipati em 29/10/2008 - 18:46h

Muito Bom!

Gostei do Artigo, uma boa explanação para um bom entendimento para os leigos no assunto.
Gostei mesmo, a comunidade deve se unir mais e promover o crescimento do software livre.

Parabéns ao H3T.

[7] Comentário enviado por Brazilian em 18/02/2009 - 00:40h

Boa Explicação sobre definição de Software Livre e introdução as licenças, no caso a GPL citada no texto

wlw


Contribuir com comentário