Site Survey Plan

Atualmente com o avanço da tecnologia, os equipamentos estão cada vez mais conectados. Para conectar tantos equipamentos, se faz necessário o uso de uma rede Wireless. Mas rede Wireless, não é apenas colocar um Access Point para propagar o sinal e pronto. Temos que fazer um estudo sobre diversos fatores e para isso, usamos o Site Survey Plan.

[ Hits: 11.815 ]

Por: Rafael da Silva Rosa em 18/05/2015 | Blog: http://rafaelsuporteonline.blogspot.com.br/


O que é e para que serve o Site Survey Plan



Trata se de um estudo profissional de avaliação técnica com métodos, processos e testes para fazer o levantamento de informações relevantes para implantar com sucesso uma rede sem fio (Wlan).

Este mesmo estudo também é executado para ter sucesso na implantação de uma infraestrutura de rede cabeada. Neste levantamento de informações serão gerados dados, como: tipos de equipamentos necessários e quantidade de equipamentos para a implementação da rede, materiais a serem usados, serviços necessários, informações sobre o local a ser implementada a rede, analise de interferências etc.

Esta é a primeira etapa a ser considerada e uma das mais importantes também, pois se trata de uma etapa antes mesmo do projeto da rede.

Tipos de Site Survey

Basicamente, existem dois tipos de Site Survey: O Indoor e a Outdoor.

INDOOR

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma análise interna, seja em um escritório, casa, empresa etc. Existem alguns passos a serem seguidos para ter sucesso em uma analise interna. Segue alguns deles:

1. Com uma planta do local onde será implementada a rede, define-se os pontos de abrangência desta rede, ou seja, aonde se quer alcançar com o sinal Wireless.

2. Numere os potenciais problemas como paredes, locais com grande quantidade de ferro, janelas etc. Neste ponto, é importante também definir as passagens para cabos de rede se necessário para possíveis expansões.

3. Escolha um ponto central para o Access Point e faça os testes de alcance, veja se serão necessários mais equipamentos para alcançar toda a planta do projeto. Use equipamentos de medição de sinal para obter dados precisos, ou um Access Point, e um notebook para medir o sinal.

4. Defina qual será o uso desta rede, será somente para acesso a internet, será para usar aplicações como ERP, será para compartilhamento de arquivos etc. Com essa definição, você será capaz de saber a potência do Access Point que deverá comprar, quantos equipamentos se conectarão a esta rede etc.

5. Documente o projeto. Para futuras expansões ou suporte.

6. Mantenha a rede com manutenção, aplicações de patches e firmwares. Mesmo sendo um projeto bem implementado, futuramente serão necessárias manutenções.

OUTDOOR

Neste caso, o Site Survey é bem mais complexo e abrange fatores, como:

1. Área de Fresnel (Zona de Fresnel ou Fresnel Clearance Zone): o sinal de RF é transmitido, porém, não é apenas um feixe como um laser e sim, existe um espalhamento que cria uma "barriga" no sinal que deve ser deixada livre de prédios, arvores ou outras obstruções naturais ou não.

2. Reflexão e Difração: sinais de RF, quando encontram objetos maiores que seu comprimento de ondas, podem refletir (ser jogado de volta ou desviar sua direção) ou difratar (ser atraído de forma a fazer um desvio ou curva no sinal).

3. Margem de Operação do Sistema (System Operation Margin ou SOM): o espaço entre as antenas é um atenuante natural do sinal (reduz ou impede a passagem do sinal). Outros fatores como chuva, nevoeiro, granizo ou fumaça, podem também causar atenuação. Esses fatores devem ser levados em consideração para que o sinal que chegue ao receptor remoto seja suficiente para que haja a comunicação e que eventuais quedas estejam dentro do especificado na grandeza "disponibilidade".

4. Piso de Ruído (Noise Floor): outro fator que atrapalha a comunicação é o ruído. São outros sinais de RF com a uma frequência que se mistura ao sinal enviado. O efeito colateral, é que o receptor não conseguirá distinguir o sinal original e separá-lo do que não é a mensagem original. Em termos práticos, seria o equivalente a uma conversa dentro de um lugar com muito barulho ou música alta.

5. Relação Sinal Ruído (Signal to Noise Ratio): uma vez que o sinal (calculado em SOM) seja subtraído do ruído e da sensibilidade do receptor (valor existente na especificação do produto), a diferença é o chamado de Relação Sinal Ruído. O sinal resultante será o suficiente para que o receptor entenda a mensagem.

Neste tipo de Site Survey, é altamente recomendado que se procure especialistas para não desperdiçar dinheiro e nem tempo com o projeto.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é e para que serve o Site Survey Plan
   2. Recomendações para projeto bem sucedido de rede Indoor
   3. Segurança em Rede Wireless
   4. Pontos de Falhas em um projeto Indoor
Outros artigos deste autor

Backuppc - Solução de backup corporativo

Instalação OpenMeettings no Debian 7

Instalação do Squid com autenticação NTLM e Kerberos

Vírus, a mesma praga mas diferentes entre plataformas

Cacti + Plugins (Settings, Monitor, Thold e Weathermap) - Instalação e configuração

Leitura recomendada

Configurando Zabbix Server no Debian

A camada de enlace de dados

Conexões Wireless com DHCP no Slackware - Configuração à moda antiga

Zabbix Server 2.0 no CentOS - Instalação e configuração

Criando regras simples com IP6Tables

  
Comentários
[1] Comentário enviado por morvan em 19/05/2015 - 09:34h

Bom dia.
Excelente tópico. Muito bem explanado. Sugeriria, também, tentar, com o uso de softwares, como o Netmon, encontrar o canal menos congestionado (nem sempre é possível encontrar uma frequência realmente livre) e afixá-lo na configuração do Router WiFi. Melhora sobremaneira.
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

[2] Comentário enviado por rafaelrsr em 19/05/2015 - 12:59h

Boa tarde. Fico feliz por ter gostado e obrigado pela dica.

[3] Comentário enviado por euberchaia em 22/05/2015 - 09:54h

Bom dia Rafael,

Muito bom artigo, porém conhece alguma boa ferramenta de site survey para Linux?

[4] Comentário enviado por rafaelrsr em 22/05/2015 - 14:17h

Obrigado. No artigo tem 4 sites que contém programas para site survey.
O Kismet pode ser uma alternativa para tal função. Abraço e bom fim de semana.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts