Scilab - Mais uma alternativa livre ao MATLAB

Esse artigo segue uma denominada continuação do artigo do nosso amigo dennix, sobre programas de computação numérica alternativos ao MATLAB.

[ Hits: 31.077 ]

Por: Ricardo Pacheco de Araujo Souza em 03/08/2006


Introdução



Hoje em dia, para qualquer usuário comum, não há essa necessidade de se pagar por um programa proprietário. Porque? Pela facilidade de crackear os softwares, para não pagar preços que muitas vezes são abusivos ao consumidor. Mas para quê pagar ou crackear um software, se existem outros praticamente iguais e grátis?

Esse é o meu objetivo apresentando aqui o Scilab, que já foi divulgado pelo nosso nobre colega dennix em seu artigo sobre GNU Octave, uma outra alternativa também muito interessante.

Detalhe: A instalação do programa foi testada apenas no Slackware 10.2 com modo de instalação FULL.

Sobre o Scilab


Scilab é um pacote de programas científicos para computação numérica, fornecendo um ambiente aberto poderoso para aplicações científicas.

Distribuído livremente e de código aberto, Scilab atualmente está sendo usado em ambientes educacionais por todo o mundo.

Como já me referi antes, esse artigo se restringe a instalação e configuração, mas caso tenha vontade de conhecer algo mais sobre o projeto, acesse:
Lá você vai encontrar todo o conteúdo para dispor do software 100% (em Inglês).

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Obtendo e Instalando o Scilab
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Gentoo: Interfaces gráficas para Portage/Emerge - substitutos do Kuroo

Shell do GNU/Linux

OpenMPI - Instalação de uma aplicação paralela

Hyperic HQ: monitore sua rede like a boss

Como instalar o Novo SGA - Sistema de Gerenciamento de Atendimento

  
Comentários
[1] Comentário enviado por rgmmelo em 03/08/2006 - 16:38h

legal o seu artigo....contudo vc poderia ter falado mais sobre diferenças e semelhanças com o matlab! tipo p scilab tem symulink?
mas valeu!!!!!

[2] Comentário enviado por asdfool em 03/08/2006 - 23:02h

muito boa matéria. e pra quem quizer um bom tutorial do scilab com comandos básicos e tal: http://www.dca.ufrn.br/~pmotta/sciport-3.0.pdf

[3] Comentário enviado por removido em 15/08/2007 - 08:21h

O Scilab parece ser uma ótima opção para cálculo numérico no linux, ele diferentemente do octave não tenta ter uma sintaxe igual ao matlab, mas parece ser bem mais desenvolvido. Respondendo (muito atrasado) ao rgmmelo, sim, o scicos (http://www.scicos.org/), que é um toolbox que já vem incluso nas novas versões do scilab e serve para a criação de diagramas do blocos e simulações, você pode utilizar blocos pré-definidos ou criar seus próprios.

Para ver algumas das possibilidades de uso abra a interface em tcl/tk do scilab para linux, ou sua interface gráfica para windows (ou digite no console do scilab "exec('SCI/demos/alldems.dem');") e olhe no menu "Demos" a opção "Scicos" para ver diagramas prontos. Para simular clique no menu "Simulate" e "Run".

Há inclusive tutorias que explicam em tempo real como utilizar o scicos, é só entrar em "Live Tutorials" (que está em "Demos","scicos")

Há um livro (para comprar) sobre Scilab/Scicos nesse link: http://www.scicos.org/book.html, tem um capítulo de exemplo para baixar. (O livro é em inglês).

[4] Comentário enviado por mte2010 em 31/03/2010 - 22:13h

Já existe um livro de SciLab EM PORTUGUÊS; procurem na Editora Ciência Moderna (www.lcm.com.br); o autor é Mário Leite. Esse livro é extremamente didático e aborda vários assuntos interessantes, desde resolução de sistemas de equações até otimização. Tem cerca de 600 páginas e muito bem escrito.

[5] Comentário enviado por Zaraki em 02/11/2011 - 23:26h

O scilab realmente parece ser bem mais completo que o Octave. Concordo também que ele é suficiente para um usuário "comum", visto que o matlab possui toolbox que o scilab não possui similares.


Contribuir com comentário