Scilab - Mais uma alternativa livre ao MATLAB

Esse artigo segue uma denominada continuação do artigo do nosso amigo dennix, sobre programas de computação numérica alternativos ao MATLAB.

[ Hits: 32.509 ]

Por: Ricardo Pacheco de Araujo Souza em 03/08/2006


Obtendo e Instalando o Scilab



O Scilab tem versões para vários sistemas, mas como nosso negócio aqui é Linux, então:

http://scilabsoft.inria.fr/download/stable/scilab-4.0.bin.linux-i686.tar.gz

Detalhe: Na página do desenvolvedor ele dá uma dica sobre uso da versão binária, sobre o qual algumas funções do Scilab podem causar erros devido a bibliotecas. Ele cita bem detalhado no site, mas pelo menos aqui instalei a versão binária e todas as suas funções funcionaram perfeitamente.

Agora a parte mais "difícil":

$ tar -zxvf scilab-4.0.bin.linux-i686.tar.gz
$ cd scilab-4.0
$ ./configure
$ make
$ su
# make install


Caso ocorra algum problema, olhe bem cada detalhe da instalação e qualquer dúvida pode mandar um e-mail: ricardoracional[at]gmail.com.

Conclusão


Bom, falei de muitos assuntos aos quais todos já sabiam.

Meu principal objetivo com relação a esse artigo é a divulgação de ferramentas científicas open-source para o conhecimento do público geral, usuários do Linux e principalmente a quem está entrando ou já faz algum curso em universidade.

Todo o conteúdo do programa, documentação, livros, estão disponíveis no site.

Para qualquer problema durante a instalação, deixarei meu e-mail disponível para tirar qualquer dúvida: ricardoracional[at]gmail.com.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Obtendo e Instalando o Scilab
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Image2mpeg - Prepare suas imagens para apresentação em DVD

Instalando OpenWrt no TP-LINK WR740N(BR)

Instalação e configuração do Nagios

Utilizando o alien para a conversão de pacotes

Instalando e usando o GNUstep no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por rgmmelo em 03/08/2006 - 16:38h

legal o seu artigo....contudo vc poderia ter falado mais sobre diferenças e semelhanças com o matlab! tipo p scilab tem symulink?
mas valeu!!!!!

[2] Comentário enviado por asdfool em 03/08/2006 - 23:02h

muito boa matéria. e pra quem quizer um bom tutorial do scilab com comandos básicos e tal: http://www.dca.ufrn.br/~pmotta/sciport-3.0.pdf

[3] Comentário enviado por removido em 15/08/2007 - 08:21h

O Scilab parece ser uma ótima opção para cálculo numérico no linux, ele diferentemente do octave não tenta ter uma sintaxe igual ao matlab, mas parece ser bem mais desenvolvido. Respondendo (muito atrasado) ao rgmmelo, sim, o scicos (http://www.scicos.org/), que é um toolbox que já vem incluso nas novas versões do scilab e serve para a criação de diagramas do blocos e simulações, você pode utilizar blocos pré-definidos ou criar seus próprios.

Para ver algumas das possibilidades de uso abra a interface em tcl/tk do scilab para linux, ou sua interface gráfica para windows (ou digite no console do scilab "exec('SCI/demos/alldems.dem');") e olhe no menu "Demos" a opção "Scicos" para ver diagramas prontos. Para simular clique no menu "Simulate" e "Run".

Há inclusive tutorias que explicam em tempo real como utilizar o scicos, é só entrar em "Live Tutorials" (que está em "Demos","scicos")

Há um livro (para comprar) sobre Scilab/Scicos nesse link: http://www.scicos.org/book.html, tem um capítulo de exemplo para baixar. (O livro é em inglês).

[4] Comentário enviado por mte2010 em 31/03/2010 - 22:13h

Já existe um livro de SciLab EM PORTUGUÊS; procurem na Editora Ciência Moderna (www.lcm.com.br); o autor é Mário Leite. Esse livro é extremamente didático e aborda vários assuntos interessantes, desde resolução de sistemas de equações até otimização. Tem cerca de 600 páginas e muito bem escrito.

[5] Comentário enviado por Zaraki em 02/11/2011 - 23:26h

O scilab realmente parece ser bem mais completo que o Octave. Concordo também que ele é suficiente para um usuário "comum", visto que o matlab possui toolbox que o scilab não possui similares.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts