Rodar o DDO no Ubuntu usando o Wine

Este artigo mostra como rodar o jogo Dungeons & Dragons Online - Eberron Unlimited no Ubuntu utilizando o Wine, que é uma implementação livre das bibliotecas Windows no Linux.

[ Hits: 11.268 ]

Por: Josias Junior em 29/07/2010


Procedimentos



Olá a todos os usuários e simpatizantes do Linux e que gostam de jogar este fascinante jogo que é o Dungeons & Dragons Online - Eberron Unlimited®. Infelizmente ele só é desenvolvido para a plataforma Windows, o que deixa os usuários de Linux frustrados por não poderem executá-lo em tal plataforma. Mas isso já tem mudado com a utilização do software Wine e alguns ajustes para que o mesmo possa rodar em sua plenitude.

Eu passei muito tempo pesquisando em fóruns soluções para a questão do Net Framework, que é utilizado no ato do login e também para resolver os erros que foram surgindo à medida que testava as configurações.

Inicialmente é necessário ter o Wine instalado no micro, opte por instalar a versão mais atualizada e estável. Você pode baixar no site:
ou, para os usuários do Ubuntu através do comando:

sudo apt-get install wine

Após instalado o wine, será preciso ter a ferramenta Winetricks, que auxiliará o wine na instalação de aplicativos Microsoft dentro do wine que serão necessários para o funcionamento do jogo. As versões mais novas do wine já possuem este aplicativo no pacote de instalação. Para os usuários que possuem uma versão do wine sem o Winetricks, baixe o software em:
Instale também o cabextract:

sudo apt-get install cabextract

Após feita a instalação do Winetricks, iremos configurar o wine através dele para que o jogo possa ser executado. Na linha de comando digite:

winetricks corefonts vcrun6

Este comando instala os pacotes corefonts, que contém as fontes padrão do Windows e o pacote vcrun6, que é o MS Visual C++. Logo após, execute:

winetricks d3dx9

O comando instalará o suporte ao directx 9 no wine. Em seguida precisaremos executar o comando:

winetricks win2k

O comando definirá a emulação do wine baseada no sistema Windows 2000 que é o necessário para que o jogo rode. Logo após, é necessário criar um arquivo .reg contendo as informações abaixo:

REGEDIT 4

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Wine\Direct3D]
"DirectDrawRenderer"="OpenGL"
"Multisampling"="enabled"
"OffscreenRenderingMode"="backbuffer"
"RenderTargetLockMode"="disabled"
"UseGLSL"="disabled"
"VertexShaderMode"="hardware"
"VideoMemorySize"="###"

Em "VideoMemorySize", onde tem "###" informe a quantidade de memória de vídeo, ex.: 128, 256, 512, ...

Após criado o arquivo, vá no terminal e acesse o diretório onde está o arquivo e execute o comando:

regedit nome_do_arquivo.reg

Existem duas formas de conseguir os arquivos do DDO: copiando de uma instalação preexistente no Windows ou instalando através do wine. No caso da cópia, somente é preciso copiar o diretório do jogo para a pasta: /home/seu_usuario/.wine/drive_c/.

No caso de instalar via wine, o processo só é possível através dos arquivos baixados pelo downloader do DDO. O downloader não funciona no wine.

Após feita a cópia ou instalação do DDO, precisaremos utilizar um software que substituirá a tela de login do jogo. O software é o PylotRO, que pode ser baixado neste site:
Instalado o PylotRO, iremos configurá-lo para identificar o diretório do jogo e o arquivo de patch para poder realizar as atualizações do jogo.

Obs.: É preciso pesquisar na net o arquivo patchclient.dll, que é necessário para a realização da atualização do DDO. Após baixá-lo, coloque o arquivo na pasta do jogo. Lembre-se de fazer um backup do arquivo caso ele já exista no diretório.

Ao abrimos o PylotRO iremos no menu Tools e logo após em Options. Onde tem Game Directory iremos informar o diretório onde estão os arquivos do jogo. Salvamos as alterações e iremos no menu Tools e depois em Switch Game onde selecionaremos a opção: Dungeons & Dragons Online. O PylotRO já conseguirá identificar os servidores do DDO. É importante realizar o update antes de rodar o jogo para evitar problemas, basta ir no menu Tools na opção patch para que o jogo inicie o processo de atualização.

Observações:

Tive problemas ao tentar rodar o DDO, pois meu vídeo é onboard Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller. Então tive que fazer algumas configurações extras para que o jogo rodasse sem problemas. Meu sistema é o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx. Primeiramente foi preciso instalar o driconf através do central de programas no menu Aplicativos do Gnome.

Após instalado, aparecerá uma opção "3D Aceleration" em preferências do menu Sistema. Execute o programa e vá na aba "Image Quality" e habilite a opção: "Enable s3tc texture compression even if software support is not available", feche o software.

Depois precisaremos adicionar como nativo o arquivo OpenAL32.dll nas configurações do wine. Acesse as configurações do wine:

winecfg

Na aba Bibliotecas, na opção "Nova Substituição para a biblioteca", procure pelo arquivo OpenAL32.dll, adicione as substituições existentes e clique em OK.

   

Páginas do artigo
   1. Procedimentos
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Instalando e configurando o Zsnes no Debian Squeeze

Jogos no Linux

Emulando o saudoso jogo ELITE em seu Linux

Criação de Jogos com Godot

Jogue DOOM clássico completo no Linux com Prboom

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário