Rodar o DDO no Ubuntu usando o Wine

Este artigo mostra como rodar o jogo Dungeons & Dragons Online - Eberron Unlimited no Ubuntu utilizando o Wine, que é uma implementação livre das bibliotecas Windows no Linux.

[ Hits: 10.915 ]

Por: Josias Junior em 29/07/2010


Procedimentos



Olá a todos os usuários e simpatizantes do Linux e que gostam de jogar este fascinante jogo que é o Dungeons & Dragons Online - Eberron Unlimited®. Infelizmente ele só é desenvolvido para a plataforma Windows, o que deixa os usuários de Linux frustrados por não poderem executá-lo em tal plataforma. Mas isso já tem mudado com a utilização do software Wine e alguns ajustes para que o mesmo possa rodar em sua plenitude.

Eu passei muito tempo pesquisando em fóruns soluções para a questão do Net Framework, que é utilizado no ato do login e também para resolver os erros que foram surgindo à medida que testava as configurações.

Inicialmente é necessário ter o Wine instalado no micro, opte por instalar a versão mais atualizada e estável. Você pode baixar no site:
ou, para os usuários do Ubuntu através do comando:

sudo apt-get install wine

Após instalado o wine, será preciso ter a ferramenta Winetricks, que auxiliará o wine na instalação de aplicativos Microsoft dentro do wine que serão necessários para o funcionamento do jogo. As versões mais novas do wine já possuem este aplicativo no pacote de instalação. Para os usuários que possuem uma versão do wine sem o Winetricks, baixe o software em:
Instale também o cabextract:

sudo apt-get install cabextract

Após feita a instalação do Winetricks, iremos configurar o wine através dele para que o jogo possa ser executado. Na linha de comando digite:

winetricks corefonts vcrun6

Este comando instala os pacotes corefonts, que contém as fontes padrão do Windows e o pacote vcrun6, que é o MS Visual C++. Logo após, execute:

winetricks d3dx9

O comando instalará o suporte ao directx 9 no wine. Em seguida precisaremos executar o comando:

winetricks win2k

O comando definirá a emulação do wine baseada no sistema Windows 2000 que é o necessário para que o jogo rode. Logo após, é necessário criar um arquivo .reg contendo as informações abaixo:

REGEDIT 4

[HKEY_CURRENT_USER\Software\Wine\Direct3D]
"DirectDrawRenderer"="OpenGL"
"Multisampling"="enabled"
"OffscreenRenderingMode"="backbuffer"
"RenderTargetLockMode"="disabled"
"UseGLSL"="disabled"
"VertexShaderMode"="hardware"
"VideoMemorySize"="###"

Em "VideoMemorySize", onde tem "###" informe a quantidade de memória de vídeo, ex.: 128, 256, 512, ...

Após criado o arquivo, vá no terminal e acesse o diretório onde está o arquivo e execute o comando:

regedit nome_do_arquivo.reg

Existem duas formas de conseguir os arquivos do DDO: copiando de uma instalação preexistente no Windows ou instalando através do wine. No caso da cópia, somente é preciso copiar o diretório do jogo para a pasta: /home/seu_usuario/.wine/drive_c/.

No caso de instalar via wine, o processo só é possível através dos arquivos baixados pelo downloader do DDO. O downloader não funciona no wine.

Após feita a cópia ou instalação do DDO, precisaremos utilizar um software que substituirá a tela de login do jogo. O software é o PylotRO, que pode ser baixado neste site:
Instalado o PylotRO, iremos configurá-lo para identificar o diretório do jogo e o arquivo de patch para poder realizar as atualizações do jogo.

Obs.: É preciso pesquisar na net o arquivo patchclient.dll, que é necessário para a realização da atualização do DDO. Após baixá-lo, coloque o arquivo na pasta do jogo. Lembre-se de fazer um backup do arquivo caso ele já exista no diretório.

Ao abrimos o PylotRO iremos no menu Tools e logo após em Options. Onde tem Game Directory iremos informar o diretório onde estão os arquivos do jogo. Salvamos as alterações e iremos no menu Tools e depois em Switch Game onde selecionaremos a opção: Dungeons & Dragons Online. O PylotRO já conseguirá identificar os servidores do DDO. É importante realizar o update antes de rodar o jogo para evitar problemas, basta ir no menu Tools na opção patch para que o jogo inicie o processo de atualização.

Observações:

Tive problemas ao tentar rodar o DDO, pois meu vídeo é onboard Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller. Então tive que fazer algumas configurações extras para que o jogo rodasse sem problemas. Meu sistema é o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx. Primeiramente foi preciso instalar o driconf através do central de programas no menu Aplicativos do Gnome.

Após instalado, aparecerá uma opção "3D Aceleration" em preferências do menu Sistema. Execute o programa e vá na aba "Image Quality" e habilite a opção: "Enable s3tc texture compression even if software support is not available", feche o software.

Depois precisaremos adicionar como nativo o arquivo OpenAL32.dll nas configurações do wine. Acesse as configurações do wine:

winecfg

Na aba Bibliotecas, na opção "Nova Substituição para a biblioteca", procure pelo arquivo OpenAL32.dll, adicione as substituições existentes e clique em OK.

   

Páginas do artigo
   1. Procedimentos
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Criando um servidor de Ultima Online

Jogos no Linux

Como instalar um servidor de Counter-Strike

Jogando America's Army no Linux

Estratégias para expansão dos jogos em Linux

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário