Qmail + Patches + Performance Tuning, the Debian AMD64 way

Este artigo visa propor um roteiro conciso e objetivo para a compilação, instalação e configuração do Qmail no Debian AMD64, seguindo as convenções da distribuição e com patches especiais para maximizar a performance do Qmail. O roteiro também pode ser utilizado no Debian i386 ou mesmo em outras distribuições derivadas do Debian.

[ Hits: 16.228 ]

Por: Perfil removido em 23/02/2007


Introdução



O Debian possui um "port" não-oficial para AMD64 não muito conhecido, mas que funciona perfeitamente nessa arquitetura, sendo uma ótima opção para os fãs da distribuição, que muitas vezes acabavam optando por instalar o Debian i386 ou o Ubuntu Server nessas máquinas. Apesar de ser um "port" não-oficial, praticamente todos os pacotes dos "releases" oficiais encontram-se disponíveis, e o melhor, há atualizações de segurança via os canais oficiais.

Como eu disse, "praticamente" todos os pacotes encontram-se disponíveis. Infelizmente isso não é verdade para o qmail-src e o ucspi-tcp-src, pacotes que possibilitam a instalação do Qmail "à la Debian", ou seja, da forma mais fiel possível aos padrões da distribuição.

Existem vários tutoriais disponíveis na Internet para instalação do Qmail. Porém poucos respeitam as características das distribuições, como gerenciamento de pacotes, estrutura de diretórios etc., e menos ainda são concisos e objetivos o suficiente para permitir uma instalação rápida e limpa do Qmail. Além disso, há uma grande diversidade de patches para o Qmail disponíveis, de várias fontes, gerando uma certa confusão a respeito.

Como um purista, gosto de ser o mais fiel possível aos padrões da distribuição que estou usando. Isso facilita em muito várias tarefas de administração do sistema, como o gerenciamento dos pacotes, configuração, e integração com os demais pacotes da distribuição.

De forma a suprir as lacunas encontradas, criei este tutorial, que visa atender os seguintes objetivos principais:

a) Propor um roteiro conciso e direto para a compilação e instalação do Qmail no Debian para AMD64, seguindo as convenções da distribuição, e com patches especiais para permitir um "performance-tuning" do Qmail.

b) Identificar e ajustar parâmetros-chave da configuração do Qmail para maximizar a performance do sistema, em um cenário com alta taxa de injeção de e-mails.

O método descrito aqui também pode ser utilizado no Debian i386 ou mesmo em outras distribuições derivadas do Debian. Já realizei estes procedimentos com sucesso absoluto em vários servidores Linux que administro, com distribuições Debian i386, Debian AMD64 e Ubuntu Server AMD64. Note também que o software "daemontools" não foi instalado, de forma a utilizar o mecanismo de inicialização padrão do Debian, mas nada impede que você faça isso, a seu critério e preferência.

Bom proveito.

Nota de copyright

Este documento adere à licença Creative Commons, ressaltando-se o seguinte:

a) Pode ser redistribuído livremente, desde que seja mantido integralmente o texto original, sem quaisquer alterações.

b) O autor deve ser sempre devidamente citado junto com o documento.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Procedimentos
Outros artigos deste autor

A importância de um backup

LVM completo e sem mistérios

Falta de ética dos "profissionais" da informática

Configurando Velox no Kurumin

Projeto Xen - Visão Geral

Leitura recomendada

MailScanner - Email Gateway Virus Scanner

QMAIL, um poderoso MTA (FreeBSD)

Instalação e configuração do sendmail

Implementando auto-resposta utilizando o Exim

MTA Selor: Servidor de E-mails - Novo Projeto GPL

  
Comentários
[1] Comentário enviado por infortecpfz em 17/09/2009 - 14:08h

Parabéns pelo Artigo!

Me esclareça uma dúvida por favor! Eu preciso configurar um grupo de e-mail para meu domínio,
semelhante aos grupos do Yahoo! e Google Grupos, para quando eu enviar um e-mail para
@meudominio.com.br todos que tiveram conta cadastrada neste domínio receba a mesma
mensagem, poderia me auxiliar no mesmo por favor? Muito obrigado :wq



Fernando Santorsula


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts