Projeto Sentinela

Um projeto interessante e um pouco diferente dos conceitos atuais. Seguindo o padrão P2P, o Projeto Sentinela tem por objetivo ser um software ERP capaz de atender necessidades de empresas de diferentes portes e segmentos.

[ Hits: 23.342 ]

Por: Uilian Anderson Gurjon em 02/05/2006 | Blog: http://uiliangurjon.blogspot.com


O projeto



É comum encontrarmos empresas que mudaram a sua forma de trabalho para poderem se adaptar a determinados softwares, o Projeto Sentinela é um software livre que pretende em poucos anos ser capaz de atender as necessidades de empresas de diferentes segmentos, desde micro até grandes corporações.

Com uma visão futurística, o Sentinela nasce sob a licença GPL e uma arquitetura de rede P2P (Peer-To-Peer), até então pouco difundida em software ERP. De um modo geral, o Sentinela terá as mesmas funcionalidades que outros softwares, a diferença está realmente na forma como os módulos do software irão se comunicar usando uma rede P2P.

Para ser mais objetivo podemos analisar a imagem a seguir:


Nesta imagem, um determinado computador possui os módulos de Vendas, Compras, Logística e PCP instalados em uma única máquina, o software fará uma "comunicação local" para saber quais os módulos que estão instalados e quais as comunicações serão necessárias. Este processo se aplicaria à uma empresa ainda pequena e que não necessita de todos os módulos, uma vez que as rotinas de trabalho não são tão complexas ou extensas.


Nesse novo caso a empresa em questão teve necessidade de novos módulos, estes que não foram instalados na mesma máquina, uma vez conectados na rede, os módulos instados na primeira máquina detectarão os novos módulos e quando necessário solicitará a conexão entre eles.


Supondo que a empresa necessite de uma alteração nas atividade do primeiro funcionário, será necessário apenas transferir os módulos para a nova máquina. Como observado na imagem, o módulo de vendas foi transferido para o novo computador, no caso de Pós-venda e Logística, dois funcionários estão responsáveis por executar suas atividades. Novamente os módulos farão quando necessário a comunicação entre eles.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Conceito de P2P
   2. O projeto
   3. Conclusão
Outros artigos deste autor

Esteganografia - Lendo o que os olhos não conseguem ler

Leitura recomendada

Inkscape - Introdução (parte 2)

Turbinando o seu aMSN

APT - Fantástico gerenciador de pacotes

Request Tracker (RT) - Instalação e Configuração no Ubuntu Server 16.04.6

Instalando o Android SDK na plataforma Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fdettoni em 02/05/2006 - 21:03h

É sempre gratificante ver projetos como esse no software livre.

[]'s

[2] Comentário enviado por Papafigo em 30/05/2006 - 15:39h

Boa Tarde.

Seu projeto já é vencedor, pois tem como base a dissiminação do conhecimento, já que muitos irão ajudar de alguma forma para que ele se torne uma realidade e um grande sucesso.

Parabéns pela iniciativa.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts