PhpDansAdmin, protótipo de ferramenta web para administração do DansGuardian

O objetivo deste artigo é apresentar uma ferramenta web, que eu desenvolvi em PHP, para facilitar as operações de gerenciamento de acessos a internet, em servidores proxies que utilizem o DansGuardian como filtro. Nesta primeira parte abordarei somente sua instalação e em um outro artigo um maior detalhamento de utilização.

[ Hits: 20.448 ]

Por: Gustavo Hendrigo Marcon em 31/01/2011


Instalação do PhpDansAdmin



A instalação do PhpDansAdmin é bem simplificada. No primeiro passo é necessário descompactar o arquivo phpdansadmin.tar.gz1, como mostrado abaixo (atentar ao diretório onde foi especificado no DocumentRoot do Apache).

# pwd

/home/suporte
# ls
phpdansadmin.tar.gz
# tar -xzvf phpdansadmin.tar.gz phpdansadmin/
phpdansadmin/menu/
phpdansadmin/menu/index.html
phpdansadmin/menu/jdMenu-demo.html
phpdansadmin/menu/sair.php
phpdansadmin/menu/Conteudo.html
phpdansadmin/menu/iframes.html
...
# ls
phpdansadmin phpdansadmin.tar.gz
# rm -rf phpdansadmin.tar.gz

Acessar a página http://ipdoservidor/phpdansadmin/install/ e iniciar o processo de instalação. A figura 2.1 exibe a tela inicial da instalação do PhpDansAdmin, na primeira etapa deve-se clicar no botão Next e acessar a próxima página de instalação.

Figura 2.1
No segundo passo da instalação é necessário informar um login, o qual será o administrador do ambiente. Não é obrigatório utilizar o login admin ou sinônimos, é possível criar qualquer denominação.

Figura 2.2
O terceiro passo irá configurar e testar a conexão com o servidor onde estará o DansGuardian. Primeiramente, enquanto não há a conexão ssh chaveada, será apresentada a tela como está representada na figura 2.3, que indica que é necessário executar o script install-ssh.sh, que se encontra no diretório /phpdansadmin/install.

Figura 2.3
A figura 2.4 demonstra a execução do script install-ssh.sh, que irá criar a conexão chaveada do usuário do Apache com o servidor proxy. Ao executar o script deve-se teclar enter nas primeiras perguntas até ser solicitada a senha de root do servidor, onde se encontra o DansGuardian, e em um segundo passo redigitar a senha. O script faz a verificação se está sendo executado com o mesmo usuário do Apache e também se o IP passado como parâmetro é válido.

Figura 2.4
Após a execução do script, se a conexão for bem-sucedida, será apresentado automaticamente a tela como mostra a figura 2.5, caso não seja apresentada, será necessário executar novamente o script install-ssh.sh.

finalizada a instalação, serão efetuados os testes para verificar se o PhpDansAdmin pode executar as tarefas. Caso esteja corretamente configurado exibirá uma tela, como demonstrado na Figura 2.6.

Figura 2.6
Ao clicar no botão Finish, a aplicação estará pronta para utilização, e irá trazer a página para login. Por questões de maior segurança, ao acessar novamente a URL:

http://ipdoservidor/phpdansadmin/install

Será apresentada a tela representada na figura 2.7, isso evita a alteração de senha de administrador por qualquer pessoa mal-intencionada.

Figura 2.7
Para executar nova instalação, em que será possível a criação de um novo login e senha para o administrador, deve-se acessar a aplicação e executar o item New installation do menu Help. Após esses passos será possível executar a instalação normalmente.

Em um próximo artigo apresentarei um caso de uso, demonstrando na prática como a aplicação minimiza o nível de complexidade da administração dos perfis de acessos do DansGuardian, com uma rotina bem comum utilizada por um administrador.

Conclusão

A ferramenta apresentada está na primeira versão, eventuais melhorias poderão ser realizadas pelo autor ou pela comunidade Open Source, que serão bem vindas.

Seu código fonte está disponibilizado e pode ser encontrado em:
Ainda é preciso realizar muitos testes para assegurar o bom funcionamento da ferramenta, a sugestão é que seja testado em uma VM de exemplo antes da sua implantação.

Referências

DansGuardian Organization. Site. [S.l.], 2009. Acessado em 10 de julho de 2010. Disponível em: <http://dansguardian.org>

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Premissas de instalação
   2. Instalação do PhpDansAdmin
Outros artigos deste autor

Bind9 + Debian Linux 4.0: Configuração de um servidor de nomes interno

Servidor proxy autenticado (Squid + DansGuardian + OpenLDAP)

DansGuardian versões 2.9.3.0 e superiores em Debian 5.01

Adicionando baterias automotivas extras em nobreaks

Configuração: Servidor de nomes slave com Bind9 no Debian 4.0

Leitura recomendada

Direcionando log Squid para banco MySQL

DansGuardian: Filtrando o acesso a Web

Proxy Squid Transparente

Manual traduzido do Squid - Parte 2

Fazendo controle no Proxy Squid por MAC ADDRESS

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fs.schmidt em 31/01/2011 - 22:03h

Show de bola !!! Meus parabéns !!! Bom ter artigos deste nível aqui no VOL !!

[2] Comentário enviado por badriciobq em 01/02/2011 - 10:34h

Parabéns pelo programa kra, seu orientador já tinha me falado dele, achei bem interessante. Vou instalar numa VM aqui pra testar!

[3] Comentário enviado por baguncasp em 15/06/2011 - 16:51h

Primeiramente parabéns pelo sistema.

Gostaria só de tirar uma duvida. Fiz a instalação do Dansguardian no FreeBSD, ele o squid, apache, php estão tudo funcionando normalmente.

Fui colocar o o phpdansadmin para funcionar, e ao chegar na etapa de instalar no script install-ssh.sh, ele não executa.

Sei que a estrututura que foi montada o script foi para o Debian.

Agora vem a pergunta. Tem algum script para rodar ele em FreeBSD, ou sou eu mesmo que estou fazendo alguma coisa errada???

Vlw gente... desculpa alguma coisa esse é meu primeiro post.

[4] Comentário enviado por hendrigo em 16/06/2011 - 08:15h

Essa ferramenta é um protótipo e só fiz o teste dela no debian. Ainda precisa ser feitas muitas melhorias nela, estou sem tempo para trabalhar nela atualmente.
Att,
Gustavo Hendrigo.

[5] Comentário enviado por baguncasp em 16/06/2011 - 11:07h

Opa, obrigado pela resposta, e parabéns pelo serviço.

[6] Comentário enviado por masterboyx em 30/04/2012 - 20:00h

Boa noite Gustavo,


gostaria de saber se posso alterar essa interface para adaptar no meu firewall. Gostaria de saber se é Open, posso usar livremente ele.

Obrigado,

Gustavo Afonso Hito


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts