Passo a passo para aceleração 3d em placas de vídeo com chipset NVIDIA + compiz-fusion no OpenSuSE 10.3

Nesse artigo demonstrarei como é muito simples ativar a aceleração 3d em placas de vídeo com chipset NVIDIA e instalar o compiz-fusion no OpenSuSE 10.3.

[ Hits: 22.576 ]

Por: Maurício Rodrigues Figueiró em 12/04/2008


Ativação da aceleração 3D Nvidia no openSuSE 10.3



Olá a todos, neste artigo irei mostrar uma forma que apesar ser vários passos, é a que menos deu problema para instalar uma placa de chipset Nvidia no openSuSE 10.3 e ainda instalar o compiz-fusion (este é o compiz+beryl).

Primeiro instalar os pacotes de desenvolvimentos no seu Linux, aí você não terá dor de cabeça no qual não irá faltar nada. Depois configure o repositório da Nvidia no YaST de acordo com a imagem abaixo:



Vá no site da Nvidia e baixe o último driver disponível para sua placa, o site para a pesquisa do driver é este aqui. No meu trabalho eu instalei o driver da geforce4 mx 4000 e em casa eu instalei o da geforce5 Fx 5500 e instalei no micro do meu amigo a geforce5 Fx 5200.

Depois de ter o driver copie para o diretório /tmp. Abra um terminal como root e faça uma verificação, execute o comando "glxinfo | grep direct", a resposta correta deverá ser "direct rendering: Yes" caso venha "direct rendering: no", não se preocupe pois os passos que iremos executar irá ativar a sua aceleração 3D, se a resposta for yes você não irá mais precisar fazer os próximos passos, vá para o passo da instalação do compiz-fusion da próxima página.

Continuando... no mesmo terminal, como root digite o comando "init 3", caso não funcione digite "telinit 3". Isso fará com que sua interface gráfica seja interrompida e é necessário para concluir a primeira parte da ativação 3D.

Vá no diretório /tmp onde foi copiado o driver e execute o seguinte comando:

# sh NVIDIA-Linux-xxx-xx.xx.xx-pkg1.run -q

(onde esse monte de x é o número correspondente do pacote e versão) com o parâmetro -q irá inicializar o assistente de instalação da Nvidia, responda todas as questões e sempre siga em frente, no final irá surgir uma mensagem que foi concluído e que deverá executar o sax, então ainda na telinha negra do seu terminal como root execute "sax2 -m 0=nvidia", isso fará que o modo gráfico abra novamente e a primeira coisa que irá aparecer é perguntando se deseja modificar as configurações ou simplesmente aceitar dando ok.

Agora reinicie seu sistema com o comando:

# reboot

Ao voltar e já agora na interface gráfica, abra um terminal como root e veja se a resposta da aceleração 3D está yes com o comando "glxinfo | grep direct", lembrando que se a resposta antes estava direct rendering: no deverá agora estar yes.

Nessa primeira parte foi mostrado a ativação 3D com driver NVIDIA, a próxima etapa é a instalação com compiz-fusion.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Ativação da aceleração 3D Nvidia no openSuSE 10.3
   2. Instalação do compiz-fusion no OpenSuSE 10.3
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Um pouco sobre otimização

Entendendo TCP/IP (parte 2) - Endereços IP

Montando um Servidor de FTP

Implantando rsync server no Windows para conexões via Linux

MaraDNS: Simples - Seguro - Robusto (parte 2)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por gilsonfarias em 13/04/2008 - 14:35h

?comentario=Muito bom, funciona perfeitamente. Os efeitos são um show.

[2] Comentário enviado por mrodrigues em 13/04/2008 - 18:07h

Em breve irei divulgar com placas ATI

[3] Comentário enviado por lamss em 14/04/2008 - 10:52h

muito bom o artigo... mais é moleza essa ativacao 3d da nvidia... e da ati radeon, estou a varios meses vendo é como ativar uma placa VIA Chrome9 no suse 10.3 ja tentei em varias distros e nada... ja procurei tutorias no site do suse e nada...
Barabens pelo artigo mesmo assim.

[4] Comentário enviado por mrodrigues em 14/04/2008 - 11:17h

se eu não me engano esse VIA Chrome9 é on-board,por enquanto o driver ainda está em desenvolvimento.
Achei algo que de repente possa te ajudar referente ao driver mais pelo que vi ainda está em desenvolvimento; segue o comentário e o link para a discução completa sobre o driver da VIA:
"O driver ainda está sendo desenvolvido pelo projeto unichrome.sourceforge.net. Está disponível uma versão do driver, porém sem aceleração 3D, mas com possibilidade de assistir a filmes no formato mpeg o que permitiria por hora assistir DVD's. Faz um tempo que não entro lá, mas visitem esse site e verifiquem se o driver já possui uma versão nova.
Existe também o driver oficial fornecido pelo fabricante em www.viaarena.com. O máximo que consegui foi renderizar corretamente a resolução em minha tela LCD 16x10 widescreen e assistir DVD's nele. A única distribuição que consegui fazer funcionar o driver corretamente foi o opensuse. No ubuntu gutsy travou, no ubuntu feitsy não funcionou direito, em outras distros ou travava, ou não funcionava direito, sempre usando o driver vesa. "
link: http://www.vivaolinux.com.br/comunidades/verTopico.php?codigo=128&codtopico=12159

[5] Comentário enviado por gjr_rj em 16/04/2008 - 10:37h

Lembro ter visto uma vez a possibilidade de "emular" um acelerado 3D em uma placa on-board do tipo sis 300/ ... / 730. Não consigo mais achar esse artigo. Você sabe como fazer isso ?

[6] Comentário enviado por mrodrigues em 16/04/2008 - 11:02h

até encontrei algo mas, não é a mesma coisa de uma placa de vídeo off-board veja se ajuda este link: http://www.guiadohardware.net/comunidade/via-sis/811222/

[7] Comentário enviado por removido em 14/11/2008 - 17:39h

Professor mrodrigues,
seu tutorial foi o mais claro e fácil que já vih em toda minha vida.
Já lih muita besteira para habilitar a aceleração 3D... nada tinha funcionado!
Mas esse seu tuto ficou show! Parabéns! e te agradeço eternamente!
Pena que os outros tutos da comunidade sobre linux, não sejam tão eficientes qnto o seu!
Um grande abraço.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts