O que você gostaria de saber sobre GNU/Linux mas...

... não teve tempo/paciência/coragem para perguntar. Uma avaliação crítica da utilização do sistema GNU/Linux em computadores desktop, visando esclarecer o usuário que está interessado em migrar de sistema, facilitando a escolha de distribuições e procurando diminuir futuras frustrações decorrentes da instalação e configuração do mesmo.

[ Hits: 23.676 ]

Por: Henrique C. Alves em 03/11/2005 | Blog: http://freakcode.wordpress.com


O Linux é bom?



Antes de responder a essa pergunta, precisamos definir o que é bom. Se bom, para você é algo que se adapta às suas necessidades, não lhe dá dor de cabeça e responde satisfatoriamente às expectativas, você precisa julgar se utilizar GNU/Linux é bom para o seu caso.

Portanto, vou usar engenharia reversa e indicar os casos onde GNU/Linux não é ou ainda não é recomendado.

Usuário estágio 1: Você não é adepto de tecnologia, não faz idéia do que é compilação, TCP/IP e jargões do tipo ou tem medo de abrir o seu computador: existem soluções desenvolvidas especialmente para você e funcionarão muito bem, pois você provavelmente irá utilizar pequena parte da capacidade do seu computador, uma vez que só usa navegadores, comunicadores instantâneos, ouve música ou digita textos. A única desvantagem é que essas soluções não são reconhecidas como as melhores na segurança, estabilidade ou preço, da mesma forma como você não se importa muito com essas características, desde que seja fácil de operar.

Usuário estágio 2: Você gosta de computadores, acredita que é uma ferramenta poderosa, utiliza para o lazer/jogos/música e realiza diversas tarefas; e mesmo não gostando das características do seu sistema atual, não abre mão da facilidade no uso: você pode optar por uma distribuição GNU/Linux direcionada para uma fácil configuração e operação (recomendo Ubuntu, Mandriva, SuSE ou Fedora).

Usuário estágio 3: Você é um "heavy-user", lê revistas de informática, conhece as últimas novidades de hardware e odeia os travamentos, vírus, spywares e problemas do seu sistema atual. Se você tiver tempo/disposição/paciência/inteligência para procurar um novo sistema, existe um sistema bem feito, com vários programas à disposição e altamente customizável, mas que necessita de um certo aprendizado, que provavelmente você levará como diversão (recomendo Fedora, Slackware, Debian, Gentoo).

Usuário estágio 4: Você estuda ou trabalha na área e não é nenhuma novidade dizer para você que seu sistema atual não supre suas necessidades. Nesse caso, acredito que você já tenha migrado de sistema. Se não, ainda não o fez por desconhecimento, medo ou preconceito.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O Linux é bom?
   3. O Linux trava?
   4. E o programa X de que eu necessito?
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Programando: Escolhendo a melhor opção

Guia (nem tanto) Introdutório do Linux II

Guia Introdutório do Linux II

KDE Plasma no Slackware Current

Linguagens de programação: o que são e quais existem?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fernandoiury em 03/11/2005 - 08:50h

Muito bom artigo, parabens.

Uma coisa que não foi citada, mas que eu acho importante são as licenças. A grande maioria dos usuários tem seu sistema operacional proprietário, mas não pagam por ele. Se tivessem que pagar, acredito eu, que as coisas seriam bem diferentes.

E é aí que eu me pergunto: Será que alguem teria coragem de pagar por "aquilo lá" ?

(o pior é que eu acho que sim..)

[]'s

[2] Comentário enviado por removido em 03/11/2005 - 11:28h

Muito bom artigo!

É o tipo de texto que deveria estar no prefácio de qualquer distro, ou seja se enquadre primeiro, depois decida o que vc quer.

parabens, fazia tempo que não lia um artigo tão bom quanto esse.

obs: acho que posso me enquadrar no 3º tipo de usuário.

[3] Comentário enviado por fischborn em 04/11/2005 - 15:16h

Muito bom o artigo, é realmente isso o que acontece muitas vezes (já aconteceu comigo tb) normalmente o usuario estagio 1 é aquele usuário que recebe um windows da vida instalado, alguem diz pra ele que pra fazer tal coisa usa-se tal programa clicando em tais botoes. Com certeza esse usuario tb tem condicoes de usar os aplicativos do linux e se adaptar em algumas caracteristicas particulares do sistema, mas vale muito da cabeça de quem incentivar essa pessoa, passando informacoes de maneira simples e dispondo tempo. Esse mesmo usuario qdo tem algum problema tb geralmente manda prum tecnico que na maioria das vezes opta por farmatar o HD e reinstalar o sistema, o que em muitos casos poderia ser um transtorno daqueles!! Feito

[4] Comentário enviado por agk em 10/11/2005 - 20:50h

Muito bom, parabéns.

[5] Comentário enviado por soudemais em 10/02/2006 - 14:26h

Ow c sabe algo sobre o Athena ou (Athene) , seu artigo ficou 10

[6] Comentário enviado por freakcode em 03/03/2006 - 22:33h

Primeiro de tudo, agradeço os comentários!

soudemais: você se refere ao AtheneOS?

[7] Comentário enviado por JucelioMoura em 31/05/2006 - 12:58h

Muito bom!

concordo com o nanam, só faltou falar das licenças... o resto tá blz.

[8] Comentário enviado por usuario_realista em 17/11/2006 - 00:05h

Para NERDS, parece óbvio, mas para usários inexperientes vocês acham mesmo que vão mexer em configurações avançadas de aplicativos ??? Agora mesmo estou com o Linux de um amigo travando, após a instalação de 6 versões diferentres de Linux para conseguir fazer o Kylix rodar com OpenGL. E trata-se de uma respeitável dupla de nerds escovadores de bits, e ainda com mestrado/doutorado.... o Linux tem suas vantagens (por exemplo, todo estudante de computação deveria ter um), mas para gente normal não venham dizer que é melhor do que o Windows ! Se é pra escovar bits, prefiro o registro do Windows.

[9] Comentário enviado por freakcode em 10/01/2007 - 00:09h

usuario_realista:

Experimente utilizar o Ubuntu, com instalação simplificada, vem com dezenas de aplicativos pré-instalados e detecta e instala todo o hardware do seu micro, caso este seja compatível com o Linux (há uma lista de compatibilidade de hardware que você pode consultar antes de instalar).

É uma facilidade de instalação e uso que não existem no Windows. O único sistema com usabilidade comparável ao do Ubuntu hoje em dia é o Mac OS X.

Como se não bastasse isso, você acessa o site shiptit.ubuntu.com, preenche seu endereço e eles lhe enviam um CD com o sistema, para uso completo e irrestrito, com direito a atualizações a cada 6 meses, gratuitamente.

E não, se você pensa que mestrado/doutorado é pré-requisito para usar Linux, você está com uma concepção de 5 anos atrás (equivalente a décadas no atual ritmo da informática).


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts