O que são distribuições

Hoje falaremos sobre as diferentes distribuições do Linux, o que são e onde encontrá-las. Afinal, o que vem a ser uma distribuição do Linux? Bom, geralmente consideramos sistema operacional o conjunto de núcleo do sistema (kernel), programas de sistema e aplicativos em geral.

[ Hits: 62.020 ]

Por: Fábio Berbert de Paula em 05/11/2002 | Blog: https://monetal.com.br


Introdução




Hoje falaremos sobre as diferentes distribuições do Linux, o que são e onde encontrá-las. Afinal, o que vem a ser uma distribuição do Linux? Bom, geralmente consideramos sistema operacional o conjunto de núcleo do sistema (kernel), programas de sistema e aplicativos em geral. O núcleo do sistema é a parte responsável pela integração dos dispositivos de hardware do computador com os programas. O núcleo do sistema fornece ferramentas para que os programas de sistema possam funcionar. Programas de sistema são todos os programas vitais para o funcionamento de seu sistema operacional. No Linux, um interpretador de comandos (shell) é um bom exemplo para tal. Aplicativos em geral são todos aqueles programas que tem alguma utilidade. O Netscape Navigator serve para visualizar páginas da Internet, por exemplo.

Uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM. Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por sua distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em seu CD-ROM.

As únicas partes comuns entre as inúmeras distribuições de Linux do mercado são o kernel e os programas de sistema, que são as partes mais complexas do Linux e da engenharia de softwares. Atualmente Linux Towards,criador do Linux, lidera uma equipe que desenvolve o kernel do Linux e o disponibiliza para download em seu site na Internet (http://www.linux.org)

Usualmente uma distribuição de Linux específica não satisfaz as necessidades de usuários experts no sistema,que acabam recorrendo à Internet para completar sua distribuição atual com programas adicionais. A facilidade de se obter programas gratuitos para Linux na Internet é um dos fatores que mais cativam a legião de fãs deste sistema ao redor do mundo.

Atualmente temos duas empresas distribuidoras de Linux despontando no mercado. Dentre os linuxers norte-americanos, a empresa Red Hat surgiu como a dona da distribuição mais atraente do mercado. Na Europa, a SUSE (Alemanha) tem sido a dona do pedaço. No Brasil o Linux ainda se encontra em fase de popularização e a empresa responsável pelo Linux Tupiniquim é a Conectiva (Curitiba). Outras distribuições muito populares são: Slackware, Debian, Mandrake e Caldera. Recentemente a Corel lançou sua própria distribuição e a batizou de Corel Linux.

Vale lembrar que o Linux e seus aplicativos são em sua grande maioria gratuitos e as empresas distribuidoras do sistema não podem cobrar pelos softwares contidos em seu CD-ROM. Sendo assim, as empresas incluem livros, guias de instalação e CDs adicionais em seus pacotes para poderem aumentar sua lucratividade. Na última vez que comprei uma distribuição de Linux, paguei a bagatela de 100 Reais por uma caixa com 3 CDs, 1 livro, 1 guia desinstalação e 30 dias de suporte técnico gratuito via Internet. Se eu fosse comprar o Windows 98, por exemplo, pagaria cerca de 300 Reais por 1 CD e a garantia de muitos momentos de tristeza em frente ao microcomputador.

O Linux em Português distribuído pela Conectiva pode ser obtido pela Internet no endereço: http://www.conectiva.com.br. O SUSE pode ser encontrado em http://www.suse.com e o Red Hat em http://www.redhat.com.

Por Fábio Berbert de Paula
E-mail: fabio@vivaolinux.com.br

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Mais uma política "suja" de marketing da Microsoft

Conheça o Viva o Android, site coirmão do VOL

Comparação entre Tcl e Perl

cpulimit - Limitando o uso da CPU por processo

ATUALIZADO 19/01: Tragédia em Nova Friburgo/RJ

Leitura recomendada

Apresentando e instalando o Ubuntu Linux

Guia Introdutório do Linux VI

O segredo do Linux - as partições

Particionamento de disco (HD)

Introdução ao Shell

  
Comentários
[1] Comentário enviado por truckman em 07/12/2003 - 15:18h

Belo artigo! O Linuz atualmente não está mais a frente dos vários trabalhos relacionados ao desenvolvimento do kernel, varias pessoas diferenetes estão atuando com cada vez mais responsabilidade neste desenvolvimento como Richard Stallman, lider da FSF (Free Software Foundation) e Alan Cox (responsavel por várias correções no codigo fonte do kernel, como também autor de vários device drivers)! Outra coisa! Distribuição linux não pode ser definida como software reunido em cd-rom, existem varios tipos diferente de distribuicao, como por exemplo o tomsrtbr que eh uma distribuição voltada a recuperacao de problemas e foi idealizada para rodar em um disco flexível de 1.44MB (na verdade formatado para 1.72 MB... mas isso jah eh outra historia! :), entao na minha opnião, uma distribuição eh sim o conjunto de softwares reunidos, mas abrange também custumizações específicas para os objetivos da distribuição, que podem levar o sistema GNU/Linux até a não ficar parecido com nenhum outro sistema GNU/Linux!

[2] Comentário enviado por dotwarner em 11/04/2004 - 14:10h

cara o inicio tava legal .. mas depois virou soh historinha

[3] Comentário enviado por doradu em 28/01/2010 - 13:43h

comecei a ler e estranhei quando me deparei com o Netscape, subi pra ver a data (2002), rrsrsr

hoje se compra uma distro por cerca de r$ 30,00 (com revista auto explicativa), ou de graça via internet, e vários foruns

nesse tempo nem se falava de pen-drive, rsrsr

[4] Comentário enviado por walkerjosh em 03/03/2010 - 08:39h

Gostei das suas definições de Kernel, Programas de Sistema e Aplicativos. Gostei também dos "sabores" que você comentou!
E realmente este Post está bem vovôzinho!

[5] Comentário enviado por ToniLink em 23/10/2010 - 22:24h

Eu estava lendo o artigo e comecei a encontrar termos antigos, fui ver a data e me dei conta de que o artigo é de 2002 e pelo jeito o windows 98 ainda tinha suporte!
O post é antigo porém importante, não só pelo fato de expor informações, mas para se entender que a ideologia por trás do software livre é sólida e atravessa o tempo!

[6] Comentário enviado por ruansc em 01/07/2011 - 20:34h

Cara de tão bom que você é dá vontade de te mandar toma no $#!

[7] Comentário enviado por DanielDutra em 30/07/2016 - 21:19h

Sistema operacional e distribuição são sinonimos?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts