O lado negro da Força, segundo a Microsoft o software livre quebra patentes

Caros(as), depois de ler as últimas notícias publicadas, onde a Microsoft poderá processar as empresas distribuidoras de Linux por quebra de patentes, resolvi uní-las em um só lugar para leitura de todos e assim também tecer meus comentários sobre o assunto.

[ Hits: 33.820 ]

Por: Diógenes Ramos em 30/05/2007


O que diz a Microsoft



Linux infringe propriedade intelectual da Microsoft, diz Ballmer

Acordo firmado neste mês com a Novell tem o objetivo de "dar aos acionistas o retorno da inovação" proposta pela Microsoft, diz CEO. O Chief Executive Officer (CEO) da Microsoft, Steve Ballmer, declarou na quinta-feira (16/11) que acredita que o sistema operacional Linux infringe a propriedade intelectual da Microsoft.

Em uma seção de perguntas e respostas realizada após sua apresentação na conferência SQL Server (PASS), em Seattle (EUA), Ballmer disse que a companhia foi motivada a assinar um acordo com a Novell - distribuidora do SuSE Linux - porque o Linux utiliza a propriedade intelectual da empresa. Dessa forma a Microsoft queria também "atingir o retorno econômico apropriado aos acionistas pela inovação" proposta, disse o executivo.

O acordo, firmado em 2 de novembro, envolve um acerto entre a Novell e a Microsoft para aumentar a interoperabilidade de seus produtos. A Microsoft também deverá pagar 440 milhões de dólares à Novell em cupons dando direito a seus usuários a um ano de manutenção e suporte ao SuSE Linux. De outro lado, a gigante de software concordou em recomendar o software SuSE para usuários de Windows, assim como para os de Linux.

Um elemento-chave para o acordo parece ser o pagamento de 40 milhões de dólares da Novell à Microsoft. Com isso, a companhia de Bill Gates não deve processar os usuários de SuSE Linux sobre possíveis violações de patente. Também estão protegidos os indivíduos e desenvolvedores não comerciais que criaram e contribuíram com a distribuição SuSE Linux.

Ballmer não deu mais detalhes em seus comentários na quinta-feira, mas deixou claro que acredita que os demais usuários de Linux estão se aproveitando da inovação da Microsoft. O executivo enfatizou ainda que alguém - distribuidores de Linux ou usuários - poderão pagar por isso.

"Apenas aqueles que utilizam SuSE pagaram apropriadamente pela propriedade intelectual da Microsoft", disse. "Estamos dispostos a firmar um acordo com a Red Hat e outros distribuidores Linux", complementou.

Para Pamela Jones, editora do blog Groklwaw.net, que aborda questões legais na comunidade open-source, a reação de Ballmer é uma tática para gerar medo, incerteza e dúvidas sobre os produtos abertos.

Representantes da Red Hat se recusaram a acreditar nos comentários de Ballmer. "Não acreditamos que exista uma necessidade para esse tipo de relação definida no anúncio da Microsoft com a Novell", disse Mark Webbink, conselheiro da empresa. A Red Hat classificou a ameaça da Microsoft como um "imposto sobre a inovação", e afirmou que pode proteger seus usuários contra alegações de patente.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que diz a Microsoft
   2. Não contente com o 1° comentário
   3. O que o Linus acha disso
   4. Linus Torvalds diz que falar sobre patentes é fácil, mas cadê a lista das violações?
   5. Mas porque a Microsoft está fazendo isso
   6. O que a Comunidade Linux esta fazendo?
   7. Conclusão: será?
Outros artigos deste autor

Configuração de rede no AIX IBM

Guia completo do Ocomon módulo admin no Linux (exclusivo VOL)

Guia completo do Ocomon no Linux - Módulo cliente, abertura de ocorrência (exclusivo VOL)

Wine, Steam e programas do Windows, no Linux

O que é e como configurar rede AD HOC no Ubuntu

Leitura recomendada

Semana da velharia no VOL

Acabando com o Linux

Edital de política de contribuição de artigos

Realidade...

O Software Livre precisa de você!

  
Comentários
[1] Comentário enviado por scoob em 30/05/2007 - 07:39h

Falou tudo no último parágrafo...
Esse negócio de patentes já ocorreu uma vez com a SCO e virou pizza (ou píteça)...

E a propósito, sem flames...de onde vieram as abas do navegador IE7 ????????

E os desktops 3D, que começaram com a SUN???????

Por hoje é só...



[2] Comentário enviado por duraes em 30/05/2007 - 07:47h

Artigo extremamente esclarecedor!

Na minha opinião.. a M$ está se tremendo toda com o Tsunami LINUX!!!



E Viva o Linux!!!!

[3] Comentário enviado por marlovi em 30/05/2007 - 09:10h

Um, violações de patentes, um sera pq o mac os tem aqueles esquemas , que o aeros do ruindows vista tem ?
a Microfoft lança depois de 10 anos e ainda acha que esta lançando um coisa novidade!!!!!!!!!!!! ohhh
sem falar em patentes ohhhhhhhhh, uso slackare a 3,5 anos para desktop, no sera que to violando patentes???????? to com medo agora,
quero que a microsoft me processa ahhaha
FDP


nota 10 pelo artigo


[4] Comentário enviado por Jack Ripoff em 30/05/2007 - 09:56h

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos recentemente facilitou a invalidação de patentes baseadas em idéias óbvias, o que explica porque a Microsoft não revelou a lista das patentes. Afinal, a maioria das patentes que ela alega serem violadas devem ser patentes como esta:

http://patft.uspto.gov/netacgi/nph-Parser?Sect1=PTO1&Sect2=HITOFF&d=PALL&p=1&u=%2Fnetahtml%2FPTO%2Fs...
(Funções alternativas de acordo com o tempo de pressionamento de um botão)

A Microsoft vem batalhando uma guerra contra o software livre há vários anos. Essa apelação para a história das patentes só significa uma coisa: ela desistiu. É axiomático, ela viu que não será capaz de obter a preferência do administrador de sistema ou do usuário perante o software livre, então ela decidiu apelar.

Nós já ganhamos a guerra.

[5] Comentário enviado por f360c4 em 30/05/2007 - 10:14h

Parabéns pelo Artigo.
Nada a declarar sobre a M$, acho que esta doendo nela a evolução do SL em todo mundo.
que tente me processar, que tente processar todos usuarios de software livres . . .
é pra rir mesmo.

[6] Comentário enviado por RickMura em 30/05/2007 - 10:29h

ow noes, a MS vai mi posseçãr, tenho que pençar em augo rapido, se não vol cer prosseçado. Ja cei, vol re-correr a comunidade linux, por que çou çagaiz.

É assim que os idiotas e mal informados vão pensar. Como opinião pessoal, acho que o primeiro passo é que nós adiminstradores de sistemas, servidores e infra-estrutura boicotemos a Novell, é inadimissível uma empresa deste porte firmar acordo com a Microsoft, vejo a Novell hoje correndo atrás da Microsoft, com o rabinho entre as pernas, ridículo, uma empresa como essas não deveria mesmo usar software livre, alias, eu depois desta notícia jamais iria indicar os produtos da Novell para as empresas a qual presto serviços.
Esta atitude a Microsoft é sim um ato de desespero, pois a MAC está chegando com força ao Brasil, ja podemos ver computadores a venda em lojas como FNAC, a um custo acessível a muita gente. Também estamos vendo computadores de baixo custo (ex.: Positivo com S.O Linux a R$600,00) a venda em grandes redes como Extra Supermercados.
A Microsoft está mesmo perdendo terreno, pois se consideram lider de mercado e nada fizeram para acompanhar a evolução auto-ditada de uma gama enorme de jovens adolescentes, que hoje são conceituados adminsitradores de sistemas e por uma questão de experiência e customização optam pelos GNUs da vida.
Analisem a situação, custo baixíssimo, integração em larga escala, operabilidade, cooperação de uma comunidade de milhões de pessoas, segurança, estabilidade, confiança e paixão por T.I.

[7] Comentário enviado por frajolitzz em 30/05/2007 - 10:57h

Parabéns pelo artigo meu caro ...

Isso é um ato de total desespero da m$, que a cada dia perde mais e mais usuários(clientes). Afinal de contas, se você pode ter uma ferrari e assistência de graça ... pra que pagar caro por um fusca sem roda nem porta? ;P hawehaweiaweieuAIWehAWEHI

[8] Comentário enviado por andreyam em 30/05/2007 - 13:17h

Mto bom artigo,

O Bill ta apelando pro que ele ainda pode apelar.
Deixa ele gritar ninguem quer escutar mais ele... "Cesar caiu, junto com seu império".

Abraços...

[9] Comentário enviado por mautheus em 30/05/2007 - 13:44h

a M$ esta se borrando de medo... pq o mercado está nevando, e tem muito pinguim chegando... kkk

[10] Comentário enviado por f360c4 em 30/05/2007 - 17:13h

e eu, apesar de ser um usuario Fiel do Kurumin (derivados Debian)
sempre deixava meu SUSE instaladinho, configuradinho, nunca tive problemas :( com ele, sempre recomendava, mas . . . . . depois dessa da NOVELL . . que descepção :(
Fazer o que . . . . é isso ae...

[11] Comentário enviado por pabloborba em 30/05/2007 - 17:20h

Eh vamos falar entao em windows 2008 server?
sem graficos tudo com um Power shell? de onde vem isso?

Bom .. vamos deixar isso de lado ... e vamos esperar atitudes mais concretas da M$

Eu uso linux ... estou livre da M$...
Eu uso software livre, pois pra mim tudo q da valor ao prof e naum a aplicação eh bem vinda ...

Bom eu uso Novell SuSe... mais estou envergonhado de pensar q o linux q eu uso fez esse acordo q inicialmente era soh um acordo de cooperacao para migração de aplicação...

Viva o Linux


[12] Comentário enviado por Josimar_slack em 30/05/2007 - 18:59h

Assim como os fariseus e os escribas tentaram encontrar uma falta em Jesus, assim também a Microsoft tenta, de forma inútel, encontrar uma falta no software livre.
Mas o software livre não pode morrer!

Avante Software livre!

[13] Comentário enviado por linus black em 30/05/2007 - 19:22h

Bom eu defendo o seguinte, se você usa linux usa o melor e mais elaborado conjunto de ferramentes que o mundo da informatíca pode
oferecer.
E se nós os usuarios e desenvolvedores não nos unir e formarmos nucleos e grupos distintos,para que nossos direitos é ideias não sejão
maculados vamos viver esquentando a cabeça com o bill e sua trupe.
Mas ainda assim não sera suficiente, temos que discutir uma linha de ação mais radical para que o cistema linux não seja deturpado por
pessoas que querem denegrir e aruinar esteprojeto maravilhoso ,que baseado noconseito da liberdade digital ,vemganhando a cada dia mais adeptos por todo mundo.
Sobre o billsinho, é melhor ele parar de roubar ideias dos outros,
des da epoca da falecida (real Aple), ele vem afanando e deturpando ideias dos outros... Lembro aqui uma entrevista de uma diretora ou auta funcionaria do grupo M$, no programa do jô que disia que ele no seu contrato de trabalho teria uma clausola que dava a ele todo credito por ideias de funcionarios era de altoria dele... Hohoho bill uma coisa eu tenho que admitir o brasil aprendeu com vc....

[14] Comentário enviado por slaidel em 01/06/2007 - 14:08h

http://digitaltippingpoint.com/wiki/index.php?title=Sue_me_first%2C_Microsoft


tah aih o link do manifesto da galera Linux ...

[15] Comentário enviado por cooperrj em 02/06/2007 - 13:30h

Esse comentário da M$ sobre quebra de patentes foi só uma forma que eles arrumarão de tentar assustar os usuários Linux...
Eles não vão tentar levar à frente, nem podem, isso vai fazer eles perderem alguns milhões de dólares de indenizações para companhias e usuários linux.
O titio bill esta é arrumando idéia de se arruinar já que não consegue crescer mais no mercado de sistema operacionais.
A M$ pode ter começando a desenvolver sistemas operacionais com interface gráfica antes do linux, mas hoje em dia, o linux está muito acima do windows, podemos ver por exemplo os efeitos dos desktops com beryl, da de 10x0 em cima dos efeitos do windows vista.

[16] Comentário enviado por daniborgs em 11/06/2007 - 11:08h

Exatamente, isso é para assustar. É o jeito que eles conduzem seu marketing.

Conheço um pessoal de São Paulo que trabalha para a MS, e sua função principal é ir nas lojas de informática e tirar das vitrines e esconder os produtos com Linux.

Como amantes de Linux, podemos fazer o mesmo, vamos às lojas de informática e vamos esconder os MS e colocar os Linux em evidência. Não veja nada errado quanto a isso!

Acho que a Software Livre Foundation deveria representar todos os usuários de software livre e processar todos aqueles que usam as ferramentas e códigos de licensa GNU e que não mantiveram a licensa como tal. Certamente a MS sentaria na graxa, pois o Win é todo com códigos e conceitos "apropriados", e a Novell, essa sim deveria uma grana pesada.

[17] Comentário enviado por acollucci em 18/06/2007 - 17:57h

e sobre o OS2 e o win95??? e a tentativa de criar um ntfs journalised????
alguem explica

[18] Comentário enviado por Teixeira em 29/08/2008 - 10:44h

A Microsoft ainda não ameaçou a Bíblia porque não sabe a quem ameaçar de processo por algum suposto plágio.
( Vai, que cola!??? )
De uma empresa que registra um nome-comum ("janelas") como marca industrial (*), que copia o próprio sistema da janelas do Lisa (Apple), que copia o DOS do CP/M e o Excel do Lotus 1-2-3, afinal, o que se pode esperar?

(*) E quem foram os idiota$-profi$$ionai$ que CONCEDERAM patente nessas condiçõe$?
Lembro que para que fosse registrada a marca "Halley" (por causa do cometa que tem o mesmo nome, e que somente aparece a cada 76 anos) foi a maior dureza...

[19] Comentário enviado por albfneto em 02/09/2008 - 23:25h

eu sempre quiz perguntar a alguem da Microsoft se, o Vista foi compilado com Visual C! e se os programadores da Microsoft usam ambientes de desenvolvimento, em Windows!

[20] Comentário enviado por vitor.jjb em 16/09/2008 - 15:58h

Sem comentarios, ate pq.. se for pra algume processar alguem seria o Linux processar a MS... pois em 2004 o linux ja fazia transparencia, troca de desktop 3d... todas essas parafernalhas que vem no vista, e nem funciona direito direito, ja funcionava no linux a mil, em 2005!!! uhuhu vide meus artigos relacionados..
entao quem robou solucoes ,foi a MS e nao o Linux.. Morte a Microsoft !!!! o epicentro do capitalismo, politicagem, e monopolio !!!!
Sem contar.. que acho que a unica coisa que a microsoft realmente desenvolvou no Windows, foi a calculdaora ,mque tem um monte de bug! uhuhu pq o resto, comprou ou roubou de empresas !! ahhahaha

[21] Comentário enviado por removido em 19/03/2010 - 10:26h

Cara, posso dizer que foi lindo este seu artigo... Parabéns. O melhor artigo informativo que já li aqui no VOL.

[22] Comentário enviado por Miojo em 09/04/2010 - 21:35h

http://patft.uspto.gov/netacgi/nph-Parser?Sect1=PTO1&Sect2=HITOFF&d=PALL&p=1&u=/netahtml/PTO/srchnum...

Eu entendi errado ou a M$ patenteou os cliques com o rato?

[23] Comentário enviado por guidoseverus em 20/11/2011 - 19:07h

Morte a Micro$oft !!! kkkkkk

[24] Comentário enviado por Gabriel Rocha em 29/07/2013 - 14:43h


[4] Comentário enviado por Jack Ripoff em 30/05/2007 - 09:56h:

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos recentemente facilitou a invalidação de patentes baseadas em idéias óbvias, o que explica porque a Microsoft não revelou a lista das patentes. Afinal, a maioria das patentes que ela alega serem violadas devem ser patentes como esta:

http://patft.uspto.gov/netacgi/nph-Parser?Sect1=PTO1&Sect2=HITOFF&d=PALL&p=1&u=%2Fne....
(Funções alternativas de acordo com o tempo de pressionamento de um botão)

A Microsoft vem batalhando uma guerra contra o software livre há vários anos. Essa apelação para a história das patentes só significa uma coisa: ela desistiu. É axiomático, ela viu que não será capaz de obter a preferência do administrador de sistema ou do usuário perante o software livre, então ela decidiu apelar.

Nós já ganhamos a guerra.


É isso ai. Eu particulamente acredito que nós que deveríamos processar eles, pois boa parte das idéis que tem no rwindows vem do Linux e cia. Não duvido nada que a micro$oft copie os algoritmos e source codes do Linux, dá uma fuçadinha pra ninguem notar certas semelhanças e implementa nos sisteminhas frajutos deles, ainda mais que o Linux tem código aberto e qualquer um pode vê-lo ao contrário deles que se ao menos tentar fazer engenharia reversa já é motivo pra rolar justiça.
E essa de processar, nem aqui nem em lugar nenhum vai conseguir processar ninguém, existe uma legião de usuários Linux e Unix espalhados pelo mundo e fora os governos de outros países que também usam.

Podem esquecer...

Morram de inveja,
Somos os Melhores por Natureza.


Contribuir com comentário