O espaço e a segurança cibernética

Este artigo tem o objetivo de demonstrar a importância da segurança cibernética visando relatar o que é o espaço cibernético, a segurança cibernética bem como a sua importância, abrangendo também a legislação vigente.

[ Hits: 1.403 ]

Por: Alessandro Carvalho da Fonseca (darth_acf) em 17/09/2018


O Espaço Cibernético



Desde a criação dos primeiros computadores, se de um lado temos a necessidade de consumir informações de forma cada vez maias rápida e imediata, do outro temos a produção cada vez maior do conteúdo, devido a tecnologia atual que possibilita as pessoas expressarem seus pensamentos e ideias praticamente em tempo real, formando um ciclo constante entre produção e consumo de informações cibernéticas.

A internet é o grande facilitador tanto do consumo quanto da criação da informação, a mesma surgiu pela necessidade militar, depois interligando as redes das universidades e que atualmente integra empresas, residencias, aparelhos portateis, eletrodomésticos e, ate mesmo, dispositivos implantados em nosso corpo. Este ambiente altamente interconectado foi criado pelo impulso de atender as necessidades humanas de informar, atualizar e comunicar, e gera um volume de informações e comunicações sem precedentes em toda a história humana.

A criação, o processamento, transmissão e armazenamento desse gigantesco volume de dados ocorre sem delimitação de fronteiras e a informação hoje esta em todo lugar e prontamente disponível: este é o chamado Espaço Cibernético - criado pelo encontro de inúmeras entidades diferentes que "conversam" entre si.

Destarte, sistemas inteligentes, que só podem existir em uma rede de computadores, são criados e disponibilizados para todo mundo. Contudo, o acesso a esse espaço virtual não é democrático, podendo acontecer tanto de maneira relativamente livre, como pode ser observado no Brasil, quanto de maneira extremamente controlada, como acontece, por exemplo na China.

A tecnologia também não é uniforme, ou seja, equipamentos de alto padrão mesclam-se com equipamentos até obsoletos. Isso também aplica-se no nível de conhecimento dos usuários, uns apresentam nível de conhecimento muito acima da média (usuários avançados), enquanto que outros tem conhecimentos apenas superficiais.

A grande variedade de redes, modos de utilização, tecnologias e protocolos disponíveis possibilitam levar aos limites da imaginação humana a utilidade desta poderosa ferramenta. Neste cenário de infinitas possibilidades, emerge uma faceta sempre presente nas relações humanas: o uso da internet como forma de obter recursos e vantagens de forma indevida ou ilícita.

Dessa forma, o espaço cibernético passa a refletir também os aspectos dessa relação humana, ora trazendo proteção, ora sendo utilizado de forma ofensiva, ora sendo explorado em busca de possibilidades de crescimento pessoal e profissional.

Neste contextos em que coexistem ameaças e defesas, as nações reagem buscando proteger sua infraestrutura e sua população. Os Estados visando à proteção de seus interesses no espaço cibernético e com o pensamento também voltado para a Defesa Nacional, enquadram suas ações em três tipos de visões: política, estratégica e tática ou operacional. A visão política é voltada exclusivamente para a área de segurança, a visão estratégica é voltada para a Defesa e a visão tática é voltada para a Guerra cibernética.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O Espaço Cibernético
   2. Segurança Cibernética
   3. Importância da Segurança Cibernética
Outros artigos deste autor

Migrando servidores Linux para autenticação LDAP

Leitura recomendada

Hardering com Red Hat 5

Desafio: Análise Forense Computacional - Forense em Tráfego de Rede [Resolvido]

Escrevendo em discos sem sistemas de arquivos

Recon and Scan with Metasploit

Rede Tor para iniciantes

  
Comentários
[1] Comentário enviado por hrcerq em 22/09/2018 - 13:33h

Excelente artigo. As empresas, governos, escolas e até mesmo usuários domésticos precisam encarar com mais seriedade a segurança da informação.

Vejo que uma sociedade pode ser encarada como uma corrente: sua resistência será equivalente ao elo mais fraco. Assim, todos devem se proteger, para ajudar a proteger o todo.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira

Devuan - https://devuan.org/

[2] Comentário enviado por darth_acf em 24/09/2018 - 13:19h

Obrigado Senhor Hugo Cerqueira pelas palavras de incentivo, concordo com suas palavras, acredito que o tema " segurança da informação" deve ser amplamente difundido.
Atenciosamente
Alessandro Fonseca


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts