O espaço e a segurança cibernética

Este artigo tem o objetivo de demonstrar a importância da segurança cibernética visando relatar o que é o espaço cibernético, a segurança cibernética bem como a sua importância, abrangendo também a legislação vigente.

[ Hits: 3.352 ]

Por: Alessandro Carvalho da Fonseca (darth_acf) em 17/09/2018


Segurança Cibernética



O conceito de segurança cibernética pode ser explicado de diversas formas, dependendo de quem o aplica. Porém, é visto por um nação como a arte de defender a existência e continuidade da informação, de maneira original ou processada, presente no espaço virtual.

A aplicação de segurança cibernética tem o objetivo de proteger os ativos de informação e suas infraestruturas criticas, resguardando os pilares consagrados da segurança da informação:
  1. Confidencialidade: garantia que a informação seja acessada ou manipulada apenas por entidades autorizadas;
  2. Integridade:garantia de que a informação seja mantida com todas as suas características originais, ou modificadas somente pelas partes autorizadas
  3. Disponibilidade: garantia que a informação esteja sempre acessível a quem de direito, sempre que preciso;
  4. Autenticidade: garantia que a informação seja proveniente de fonte indicada.

As instituições públicas e privadas devem priorizar a implantação de politica de segurança da informação e realização de simpósios sobre o tema para seus usuários da rede.Investimentos em treinamentos dos profissionais na área de segurança da informação devem ser prioritários em qualquer organização.

Qualquer pessoa com acesso a internet deveria possuir conhecimentos básicos de segurança da informação tendo em vistas o grande número de ataques cibernéticos que temos hoje em dia. Infelizmente a cultura das organizações em geral na sua maioria não vê a informática como área fim, isso ao meu ver é um grande equivoco estratégico, pois os setores de TI (tecnologia da informação) presta suporte a todas as outras áreas contidas numa empresa e cuida do seu bem mas valioso que é a informação e segurança dos dados de uma instituição.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. O Espaço Cibernético
   2. Segurança Cibernética
   3. Importância da Segurança Cibernética
Outros artigos deste autor

Migrando servidores Linux para autenticação LDAP

Leitura recomendada

Criptografia com Loop-AES

Aspecto de segurança para uma arquitetura web

Desenvolvimento Web - Simples dicas de segurança

Como fazer: chroot SSH (SSH mais seguro)

Jogando pesado na segurança de seu SSH

  
Comentários
[1] Comentário enviado por hrcerq em 22/09/2018 - 13:33h

Excelente artigo. As empresas, governos, escolas e até mesmo usuários domésticos precisam encarar com mais seriedade a segurança da informação.

Vejo que uma sociedade pode ser encarada como uma corrente: sua resistência será equivalente ao elo mais fraco. Assim, todos devem se proteger, para ajudar a proteger o todo.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira

Devuan - https://devuan.org/

[2] Comentário enviado por darth_acf em 24/09/2018 - 13:19h

Obrigado Senhor Hugo Cerqueira pelas palavras de incentivo, concordo com suas palavras, acredito que o tema " segurança da informação" deve ser amplamente difundido.
Atenciosamente
Alessandro Fonseca


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts