O esforço para o sucesso do Linux em desktops é em vão?

O site da ITWeb no Brasil publicou um artigo de Alexander Wolf, da InformationWeek EUA, no mínimo impactante, pois vai de encontro a quase tudo o que lemos sobre o sucesso e o desenvolvimento do Linux. Wolf diz que "o Linux não terá sucesso em computadores desktop", e elenca 7 motivos.

[ Hits: 11.046 ]

Por: Cleber Campos em 14/11/2007 | Blog: http://cleber.eng.br


O esforço para o sucesso do Linux em desktops é em vão?



O site da ITWeb no Brasil publicou um artigo de Alexander Wolf, da InformationWeek EUA, no mínimo impactante, pois vai de encontro a quase tudo o que lemos sobre o sucesso e o desenvolvimento do Linux.

Wolf diz que "o Linux não terá sucesso em computadores desktop", e elenca 7 motivos:
  1. Os custos de adaptação de aplicativos são proibitivos;
  2. Os maiores patrocinadores do Linux afastam novos usuários em potencial;
  3. Não é possível ganhar dinheiro com o sistema operacional;
  4. Resistência por parte da média dos usuários;
  5. O Linux é 'simples', o Windows 'simplesmente funciona';
  6. Existem demasiadas distribuições do Linux;
  7. Linux não tem nenhum defensor que seja comparável a Bill Gates ou Steve Jobs.

Na minha modesta opinião, Wolf está certo quanto aos problemas enfrentados pelo Linux elencados acima, mas nada disso deterá a força do Software Livre, que não é baseada em apenas alguns geeks, mas em uma comunidade que cresce constantemente, e que busca a liberdade acima de qualquer coisa, firula, etc., e não teme enfrentar dificuldades e desafios. Se as algumas empresas, donas de alguns aplicativos que monopolizam em suas áreas, não querem 'investir' em Linux, com certeza um dia alguma outra vai fazer isso. É uma questão de tempo apenas.

Se forem apenas essas 7 'barreiras', com certeza a comunidade que apóia o Linux vai ultrapassá-las. Mas não sejamos tolos em pensar que não surgirão novas batalhas a serem vencidas. É um processo interminável, a busca pela perfeição.

Ou será que o dinheiro da Microsoft conseguirá 'pisar' no pescoço do Linux, e deixá-lo na sombra do Windows? A história responderá. Lembro que ela (a Microsoft) já pisou no pescoço de um gigante (a IBM, com relação ao OS2), alguém lembra?

Leia o artigo completo, com todos os comentários sobre cada item, em:
   

Páginas do artigo
   1. O esforço para o sucesso do Linux em desktops é em vão?
Outros artigos deste autor

Receita descarta software do IR para Linux - cadê a nossa liberdade?

OpenSOLARIS - que sistema é esse que quer "desbancar" o Linux?

Leitura recomendada

Vírus, a mesma praga mas diferentes entre plataformas

Cadê a Comunidade!?!?

Onde está o Linux

Ser livre, mas manter padrões

Software livre no país não é mais somente incentivo

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fulllinux em 14/11/2007 - 08:00h

Não acho que o esforço para o sucesso do Linux em desktops é em vão, até pq não vejo nehum esforço da comunidade Linux em fazer com que o Linux invada os desktops e mesmo assim o sucesso já é bem nitido!

Lembrando também que a história do Linux disposto para desktops é muito curta... e quando se tornou acessível, Windows já dominava o mercado.

Portanto a idéia é alternativa, e não implantação... se bem que o Linux vem crescendo cada dia mais e abrange uma boa quantida de desktops, sem falar em grandes empresas que estão atrás do desenvolvimento de várias distribuições... e acho também que não existe defensor melhor que o usuário, então não precisamos de Bill ou Jobs para fazer isso!

Abraço.

[2] Comentário enviado por atavares em 14/11/2007 - 08:25h

Bem sou usuario Linux, além de servidor, que já deu um banho na microsoft, tb sou linux em desktop a mais de 4 anos, desenvolvendo sistemas e implantando em empresas pequenas e medias. Hoje uso opensuse, para uso comercial interno, hoje é mais facil e seguro desktop Linux do que windows. Só tenho problemas quando tem relacionamento com sites e sistemas externos, por exemplo Bancos, cotações de clientes, fornecedores. Mas internamente não dá para comparar, tem maquinas com 4 anos de uso comercial e puxado que simplesmente não travou uma unica vez, rede de até 30 terminais todos opensuse com servidor fedora, rodando sem trabalho, emitindo em media 140 notas por dia, é bonito e da orgulho e o melhor sem problemas de travar, perder dados etc.. E olha e sem nobreak etc... E tb é bom salientar que a velocidade nem dá para comparar, quem usa um terminal comercial Linux não usa mais WIndows acha uma carroça de lerdo isso palavras dos proprios usuarios.

[3] Comentário enviado por baxman em 14/11/2007 - 08:35h

Bem com certeza não concordo com o Artigo Alexander Wolf. Existem sim, algumas barreiras que impedem o Linux de dominar o mercado de desktops (assim como acontece nos servidores). O principal motivo está na cultura de utilizar sistemas baseados em Windows, o que pode não se pode tornar atrativo para pessoas que estão acostumadas a este sistema.
Quando Alexander fala que os custos de adaptação são proibitivos ele não deve ter tido notícias de empresas como o Metro de São Paulo que são um caso de sucesso utilizando OpenSource.
Cada S.O tem os seus pontos fortes e fracos. Realmente a uma primeira impressão ter várias distribuições Linux pode parecer um pouco complicado, mas em contrapartida já viu alguma distribuição Linux dar tela azul?
Agora comparar Windows com Linux pra mim é uma balalela muito grande. Existe espaço para os dois S.O. isto vai a cargo da política de cada empresa ou usuário. Agora o que não admito é uma pessoa falar que não dá pra utilizar Linux em desktops.

[4] Comentário enviado por jrhames em 14/11/2007 - 09:37h

Nenhum esforço é em vão, e aos poucos vamos fazendo a diferença.

Na minha opinião, os maiores divulgadores de Linux atualmente são as fabricantes que vem substituindo o Windows como maneira de baratear os custos e tornar os preços mais atrativos para a comunidade em geral. Apesar de utilizarem distribuições "estranhas", desconhecidas, muitos usuários as mantém. Conheço pelo menos 5 usuários que compraram computadores novos nestas condições e ainda mantém os sistemas com os quais vieram, os quais incluem Metasys, Fenix e Kurimin.

Aos poucos, as distribuições vão melhorando e os usuários começam a perceber que não precisam mais do Windows. (Assim espero)

Abraços

[5] Comentário enviado por silvioadl em 14/11/2007 - 09:46h

Esse cara é um imbecil, acho que ele precisa conhecer o ubuntu 7.04, que bota esse "Uindius" seboso no pinico.

[6] Comentário enviado por cruzeirense em 14/11/2007 - 10:17h

Eu tenho mais um motivo. Parar de falar para os usuários que você tem trocar o windows pelo linux porque o windows é uma bosta. Isso não é argumento, mesmo porque o windows não é uma bosta. É um ótimo sistema, na minha opinão melhor em muitos aspectos que o linux.
Outra coisa é falar que o linux é gratuito e o windows é pago, e que a Microsoft é capitalista e só pensa em dinheiro. Lembre que o brasil é um país capitalista e a Microsoft não é uma instituição filantrópica.
Se quer convencer uma pessoa a trocar o Windows pelo linux primeiro você deve saber a real necessecidade desta pessoa. Em vários casos uma determinada distribuição vai resolver os problemas dela, em outros casos esta mesma distribuição vai apenas gerar dor de cabeça. Em outros casos é melhor falar pra ela continuar com o Windows mesmo e futuramente, quanto o Linux suprir as necessidades dela, ela passar a utilizar o sistema. Hoje já consegui instalar o ubuntu em 53 máquinas de pequenas empresas em belo horizonte, e apenas 15 voltaram para o windows. E também já recusei instalar o Linux em alguns clientes e falei para continuar com o Windows porque na atual situação era a melhor solução para ele. Eu, como técnico em informática, primeiro penso na satisfação do meu cliente e depois na minha satisfação em ver mais uma máquina com linux rodando...

[7] Comentário enviado por nunesdutra em 14/11/2007 - 10:40h

Olha o Linux é o que ha de melhor com certeza, mas vale lembrar que infelizmente a nivel de usuario padrão (o que acha que PC é igual a tv é só ligar) esses infelizmente estão longe de usar Distribuições Linux. Esses ainda veem mais facilidade no Ruindows Pirata do que no Linux de graça e infelizmente são esses que dominão o mercado de DESKTOPS no mundo. Mas o Linux ainda vai conseguir montar uma versão totalmente ruim para se comparar ao RUINDOWS e ai vai dominar o mercado!!!

Vlw!!!!!

[8] Comentário enviado por predator em 14/11/2007 - 11:11h

Concordo com o amigo nunesdutra

A maioria dos usuários de computadores, não querem nem saber como ele funciona, e tambem não sabem nem o que é o Sistema Operacional:)
Na minha opinião Linux está muito longe de ser usado em desktop por usuários comuns (aqueles citado acima), acho que o Linux
vai continuar sendo usado por usuários técnicos para sempre...e também acho que se todos usasem Linux, ele perderia a graça!

abraços

Viva o Linux | Viva o Debian

[9] Comentário enviado por albertguedes em 14/11/2007 - 11:20h

Para todos aqueles que são usuários pesados, o Linux é imbatível, mas quando se trata de desktop para usuário comum ele ainda é triste.
Se você pega um cara que só mexe com word, excell e internet; e então ele compra um computador com Linux, o que vocês acham que acontece ? Como ele vai saber instalar programas ? E as atualizações ? Vocês que já são experiêntes sabem que não é uma coisa da categoria plug and play, mesmo que haja ferramentas como o aptitude, yum, rpm, etc, e suas interfaces gráficas, nem todos os programas podem ser instalados assim.
Tenho que dar o braço a torcer, mas o sistema de instalação de programas como o do windows, de ir lá clicar e pronto, é o ponto forte para atrair usuários. As pessoas não querem aprender c++ só para instalar programas. E nem deveriam. EU não deveria. Computador tem que facilitar a vida e não complicar. Programadores ganham seu ganha pão simplificando também pros outros e não só criando os aplicativos.
Nâo é só fazer o filho e jogar no mundo, têm que colocar roupinha, alimentar, educar, e deixá-lo pronto para interagir com o mundo, e não só com a tia do prézinho.
Essa mentalidade é que tem que mudar no mundo Linux, ainda que seja um sistema aberto, é muito fechado para os leigos.

[10] Comentário enviado por tobiasmf em 14/11/2007 - 11:26h

sou usuario de linux a poco tempo e este poco tempo percebi que ubuntu é muito bom agora windows é ilusao

[11] Comentário enviado por phelipe em 14/11/2007 - 11:34h

Alexander Wolf = Doente!

Só sei de uma coisa, não largo o LINUX por nada nesse mundo!

Sem +

[12] Comentário enviado por fulllinux em 14/11/2007 - 11:37h

Já coloquei minha opinião sobre o artigo na primeira postagem... mas escrevi algo relacionado a isso recentemente, se quizer conferir:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7310

[13] Comentário enviado por removido em 14/11/2007 - 12:07h

Isso é muito relativo, tanto o Linux como o Windows podem ou não suprir as necessidades de uma pessoa.

Vamos a alguns pontos:

1- Se você gosta de jogos, o Windows seria a melhor opção;
2 - Se quer um sistema robusto e sem vírus, Linux é muito melhor;
3- Se deseja utilizar programas CAD, o Windows é melhor pois os fabricantes desenvolveram estes sistemas para rodarem sob Windows;
4- Para Pequenas e Médias empresas, o Linux economiza muito com sua liçensa não paga e softwares que suprem muito bem sua necessidade;
5- Windows não é muito customizável, Linux é totalmente;
6- A maioria dos programas são fabricados para Windows, mas são caros;
7- Linux tem muitos programas bons e são grátis, ao contrário do Windows.

Logo este tipo de discussão só vai gerar mais discórdia e alimentar mais "trolls", o que pode ser bom para um não é para o outro, tanto que temos o livre arbítrio de escolher o que é melhor para nós.

Só acredito que em certos aspectos o Linux ainda tem que melhorar no uso de Desktops sim, alcançar mais os leigos que estão usando o Windows e querem migrar de plataforma, eles não querem trabalhar para o computador, o computador tem que trabalhar para eles e neste ponto eles estão certos, por mais que uma pessoa goste do Linux e apresentar linhas de comandos para estas pessoas elas não irão gostar, eles só querem ligar e usar o computador, mas graças a distribuições como o Ubuntu e derivados este quadro está mudando aos poucos, então afirmar que o uso de Linux nos Desktops é em vão não é falar a verdade, é mascarar o fato que mesmo lentamente, o Linux vai ocupar mais espaço...

[14] Comentário enviado por helton.marinho em 14/11/2007 - 13:05h

Bom eu comprei um laptop a uns 3 meses com o Ruindows Vista. Feliz liguei ele (15 minutos para iniciar). Formatei e coloquei o ubunto 7. O primeiro impacto foi: Nossa como os software rodam de forma leve, parece magica!

Sou iniciante em Linux e acho que a demora do Win Vista é uma otima oportunidade para as pessoas migrarem para linux desktop. Minha mãe de 43 anos, minha sobrinha de 7 anos já estão usando linux desktop. E é claro, nenhuma delas ta afim de configurar servidores linux, apenas utilizam como desktop.

Na I Week já foi publicado um artigo onde um "empresário" falava que jamais iria migrar para o linux, mas tudo isso não passava de um golpe para convencer seus concorrentes a ficarem no Win.

Estou desenvolvendo uma ferramenta nova na empresa onde trabalho, todos os funcionários e clientes vão migrar para linux deskop. Inclusive alguns consultores já estão utilizando linux.

Win ou linux é opcional, mas eu quero o caminho do linux.

[15] Comentário enviado por removido em 14/11/2007 - 14:08h

Olá Pessoal..
Trabalho com Linux em servidor à mais de 4 anos, mas no meu Desktop ele está em funcionamento à menos de 1 ano. Antes desse período testeis várias distros e fiquei frustrado quando precisava fazer algo tão simples como fazer a placa de vídeo funcionar adequadamente ou ativar o som do notebook e as horas no google íam passando sem resultado.

Foi então que na última vez descubri um avanço considerável, graças ao glorioso Ubuntu, que faz parte da minha vida até hoje.
Chutei o windows e hoje tudo o que eu preciso funciona perfeitamente, com mais performance, com um visual mais bacana, e o melhor de tudo... sem precisar trabalhar mto para deixá-lo assim!

Creio então que o Linux está entrando no mundo dos Desktops agora, e que não será apenas S.O. de técnicos, as boas mudanças estão chegando a cada momento, e uma comunidade inteira é mais forte que esses 2 caras da M$.

Mas temos que reconhecer q o Windows é um bom sistema, e a opção é de cada 1... Mas será q todos q falam q o Windows é perfeito já tentaram usar linux??

[16] Comentário enviado por removido em 14/11/2007 - 14:10h

Você reparou no site?

É apenas mais um paga-pau da Micro$oft... ow... pera lá, artigos parciais como esse tá em todo lugar...

[17] Comentário enviado por adelsouza em 14/11/2007 - 14:52h

Senhores, Senhores, Calma.....

Vamos subir o nível... saber que o Linux é melhor, todos sabemos, independente da distribuição, mas isso não basta.
Nossos argumentos tem que doer. É, doer nos defensores da M$.
Pra eles é fácil dizer que o Linux não vai emplacar, pq acabamos nos defendendo isoladamente. Precisamos de argumentos de peso. Aqui vai um: Todos sabem a taxa de crescimento do linux em relação ao Ruindows, mas alguem conhece um comparativo entre o crescimento do Linux em relação a outros S.O.s? Mac, por exemplo, cuja curva de crescimento em relação ao Win é bem menor que a do Linux?
Proponho que juntemos os dados. fica a sugestão pro pessoal do Viva o Linux.

Grato

"Linux. Qualquer que seja o sabor, eu uso!"

[18] Comentário enviado por nicolo em 14/11/2007 - 15:18h

Galera
Eu continuo, achando que o Windows é uma ícone da pirataria, da falta de alternativa.....,
Os grandes nunca se interessaram pelo cliente doméstico, nem pagando.

Agora, a Microsoft está apertando com a tal ativação. Quero ver quantos vão botar a mão no lindo dinheirinho pra comprar Windows.

e ainda nem saiu o reactos.....

[19] Comentário enviado por Ragen em 14/11/2007 - 15:24h

Artigo comprado?

A página inicial faz propaganda da microsoft!

[20] Comentário enviado por frança em 14/11/2007 - 15:29h

Bom pessoal antes de mais quero deixar claro que é a primeira vez que posto algo. Hoje quando li o artigo do colega e também terminei de ler todo o artigo na revista do qual não quero comentar sobre sua procedência e se ela é ou não paga pela empresa por tal empresa. Bem, parei e pensei numa reposta a altura a esse senhor que descreveu em seu artigo que o LINUX esta fadado à morte principalmente em Desktops.
Vasculhei toda net com todo o empenho e ai esta a resposta da insanidade dele.



Por que o Linux terá sucesso em desktops

por Nicholas Petreley, InformationWeek EUA
05/11/2007
Ex-editor do Linux Journal, Nicholas Petreley, defende que o sistema operacional aberto dará início a um grande momento do “lado do cliente"
Foto:
Crescente uso de software livre em dispositivos móveis impulsionará adoção em PCs

[Nota do editor: este artigo apresenta um contraponto e uma argumentação contrária ao nosso artigo anterior, Sete motivos por que o Linux não terá sucesso em computadores desktop.......


Vejam a reposta dele por completa.

http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=43279

[21] Comentário enviado por Initrd em 14/11/2007 - 16:05h

?comentario mania das pessoas pensarem ke o linux existe para roubar algo, o linux so ker ser mais uma opçao em um mercado ke ate hj eh dominado pela microsoft e afins, n temos ke provar nada nem keremos mas parece ke anda a fazer confusao a mta gente, eh bom sinal....

[22] Comentário enviado por edirlf em 14/11/2007 - 16:28h

Na minha humilde opinião, sucesso vem de duas coisas:

Ser Constante e ser Consistente.

E isso pra mim o Linux tem de sobra. Como disse o amigo abdeel é só questão de tempo mesmo.

[23] Comentário enviado por jerri_poa em 14/11/2007 - 16:29h

?comentario=Olha eu uso o windows e linux diáriamente, e o que eu vejo e que o linux só não domina o mercado de desktops e por pura desinformação. a microsoft gasta uma grana em publicidade e queira ou não desde o começo empurrou o windows pela garganta à baixo do povo. e muitas pessoas se acostumaram com o windows pirata ou legal, travando ou pegando virús. para muitos só existe isso.. eles nunca foram apresentados ao ( pinguim ). vou dar um ex. tenho um amigo que nunca tinha tido contado com informática e comprou um micro pelado sem sistema operacional, e eu instalei um Kurumin 7.0, o cara caiu de 4, desktop 3d, vários programas, edição de DVD e Vídeo e uma infinidade de programas. e ele me perguntou tem antivirus tem que pagar ou era pirata? eu mostrei para ele as coisas boas que o linux oferecem e ele pasmem! como isso ainde é de graça... acho realmente que falta publicidade imagina só uma propaganda de um linux em um monitor touch screem todo em 3d com todos os recursos e os programas similares aos programas pagos que uma pessoa precisa para o dia-a-dia e tudo gratis!! imagina como o povo ia migrar rapidinho....

[24] Comentário enviado por hugoalvarez em 14/11/2007 - 18:26h

Mais um artigo idealista para reacender a fogueira, é comum vocês sempre me verem aqui normalmente defendendo a Microsoft quando ela é criticada sem fundamentos ou com fundamentos toscos que caras que não sabem sobre o que estão falando, agora chegou a hora de defender o linux, esse cara aí estava sob forte efeito de entorpecentes quando blogou isso, Windows é uma questão de geração, pessoas mais velhas que simplesmente usam um computador e que não são técnicas dificilmente vão experimentar o linux se tiverem windows como opção, mas a nova geração de usuários está aí, meu sobrinho de oito anos sabe instalar sozinho um Debian Etch e nunca usou Windows (talvez em alguam LAN house), mas em casa usamos Linux

Qual será que ele acha mais fácil de usar?

[25] Comentário enviado por juliaojunior em 15/11/2007 - 02:04h

esse kara é um completo idiota. se recebeu um bom trocado, até vá lá. mas levar a sério essas bobagens... dá licença.

[26] Comentário enviado por acollucci em 15/11/2007 - 02:35h

Bom primeiro devo falar que detesto todas as distros para desktop que testei ate hoje.. Porem devo concordar que o Linux para desktop esta melhorando. E a medida que mais desenvolvendores vao migrando para essa plataforma, creio que a velocidade, com que os aplicativos hoje que rodam hoje em windows forem migrados para linux e que vai determinar o quão rapido sera o sucesso do linux nos desktops.

[27] Comentário enviado por removido em 15/11/2007 - 03:25h

este é um desabafo de um usuario que não teve exito ao configurar o seu winmodem para poder esta acessando comunidade de punhetinha no orkut

[28] Comentário enviado por rafastv em 15/11/2007 - 10:06h

Errado, ao meu ver quem escreveu o artigo original, ou não sabe o que é ciência da computação, ou deve conhecer muito pouco de TI ou no mínimo não sabe o que é Linux...

1. Os custos de adaptação de aplicativos são proibitivos;

Falso, existem pelo menos 3 aplicativos que fazem que programas que rodem no Windows rodem em ambiente Linux(inclusive aqueles mencionados no artigo original)...Wine Cedega e LinuxCrossover.

2. Os maiores patrocinadores do Linux afastam novos usuários em potencial;

Falso mais uma vez, Existem basicamente três tipos de distribuições no Linux: Distribuições comerciais, distribuições para usuários e distribuições de desenvolvedores. Se o escritor deste artigo se sentiu molestado de alguma forma, ele deverita tentar usar Ubuntu por exemplo.

3. Não é possível ganhar dinheiro com o sistema operacional;

Falso de novo, existem aplicativos comerciais para Linux, Livre não é gratuito e se isto realmente fosse verdade as distribuições comerciais não existiriam. Não é a toa que a IBM, HP, NVidia, ATI e outras empresas tem drivers para Linux.
Uma empresa bem conhecida de jogos a ID software tem diversos jogos para Linux famosos Quake, Doom, etc e mais e mais empresas começam a considerar a migração para o sistema operacional que além de prover estabilidade, provê uma relação de custo benefício melhor.

4. Resistência por parte da média dos usuários;

Falso, os usuários de Linux não são todos Geeks, (que artigo mais preconceituoso hein?),e esta resistência de novos usuários se existe deve-se mais a inundação provocada pela Microsoft e a técnica de mercado predatória que ela usa. Pegue 100 crianças e coloque-as para usar Linux como primeiro sistema operacional e elas nunca irão querer saber de Windows. A OLPC, um grande projeto para fornecer laptops para crianças, utiliza o Linux como SO de base...


5. O Linux é 'simples', o Windows 'simplesmente funciona';

Errado. Windows funciona? sim funciona como tampa de lata de lixo. Um dos piores sistemas operacionais inventados no mundo, e o autor do artigo ainda tem a audácia de dizer uma afirmações dessa? Obviamente, ele não conhece a familia BSD, OpenSolaris, deve conhecer também muito pouco da familia Linux e outros SOs.
O Windows é constantemente infectador por vírus provê baixíssima segurança, a verdade é que o Windows tem tantos bugs e a maioria dos usuários são tão fanáticos pelo sistema que acham natural ter que resetar o computador vez por outra. Tela azul? Normal é assim mesmo, quem mandou tentar abrir mais de um aplicativo de uma vez...
Vixe macho, tá com virus. Melhor formatar tudo...quantas vezes você já teve que formatar seu pc? quantas vezes você formata o computador ou reinicia ele por ano? Por que você precisa reiniciar o computador quando instala um aplicativo? já pensou nisso?

6. Existem demasiadas distribuições do Linux;

Verdade, porém isto é liberdade e isto não é justificativa. O autor provavelmente nunca ouviu falar em padrões POSIX, SUS ou LSB e que existem distribuições inteiramente baseadas e desenvolvidas em tornos deste padrões.

7. Linux não tem nenhum defensor que seja comparável a Bill Gates ou Steve Jobs.

Falso, Linus Torvalds, ESR, Bruce Perens, Richard Stallman, Mark Shuttleworth, ...

É este tipo de argumento sem fundamento algum que apenas aumentam a fantástica mitologia de hoaxes sobre Linux.

Cordialmente,

[29] Comentário enviado por scoob em 15/11/2007 - 10:33h

Pra começo de conversa..tem uma rebatida que o Nicholas Petreley escreveu e o mesmo site publicou

http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=43279

Agora minha opinião...
Faz um bom tempo que já desisti de ler matérias publicadas pelo ItWeb...site totalmente "puxador de sardinha" pras multimilionárias....totalmente tendencioso....

ITWeb, editora Abril, rede Globo e Olhar Digital são as piores fontes de informação imparcial....farinha do mesmo saco...

Bom, isso nem precisaria falar, mas vale lembrar....o que você espera de um site que ao abrir já te joga na cara uma propaganda de 800x600 da Microsoft?....(sim, me refiro ao ITWeb)...

Bah...sobre defensores do Linux..além dos citados, não excluem-se a lista completa de instituições e cidades européias que adotaram Linux em seus desktops (Debian, diga-se de passagem), a IBM, HP, as empresas nacionais como Caixa (excelente case), Metropolitano de SP (excelente case de Linux, OpenOffice, BD, etc)....e mais aqueles da busca que os senhores farão no google...e mais aqueles que ficam no anonimato...

Além do mais..isso é um blog..opinião de blogueiro...bah...dispenso trolls...

Abraços aos imparciais

[30] Comentário enviado por Nick em 15/11/2007 - 12:31h

Por mim que se lasque se vai emplacar no Desktop ou nao. O que importa que eu uso a anos, nunca me deu problema e satisfaz minhas necessidades até demais. To nem ai pra que os outros pensam. E la vem denovo o Xiitismo em forma de artigo.

[31] Comentário enviado por juliaojunior em 15/11/2007 - 13:10h

kkkkkkkkkkk
muito bom, Nick!!!

[32] Comentário enviado por cruzeirense em 15/11/2007 - 14:32h

uma pergunta para rafastv

"Windows funciona? sim funciona como tampa de lata de lixo. Um dos piores sistemas operacionais inventados no mundo"

Você realmente acha isso?

[33] Comentário enviado por tecnorede em 15/11/2007 - 16:02h

Caramba , sempre a mesma baboseira ... usuarios de linux metendo o ferro no windows. Galera isso é simplesmente ridiculo e por este tipo de pensamento que o Linux não conquistou mais espaço...

Um usuário procura em um "computador" pelo que ele pode lhe proporcionar seja para o lazer ou profissionalmente, ele que abrir um editor de texto e poder usalo sem ter que redescobrir nada ... por isso pacotes office tipo broffice (e diversos) tem encontrado tanto espaço (mesmo quando o SO ainda é o windows), primeiro porque não causam ao usuário final grandes impactos de cultura de uso, segundo porque trazem grande economia, infelizmente essa realidade não se estende a tudo no Linux, trabalho com linux a um bom tempo e mesmo assim sempre me deparo com grandes desafios, bom pra mim são desafios mas para um usuário que que colocar uma midia de um aplicativo qualquer esperar a tela de instalação se abrir e então "next next , finish" e sair usando o tal aplicativo, quando recebe um erro dizendo que precisa de tal pacote o lib, ah! meu amigo se ele esta no windows não esta escapo disso porem ele no máximo recebe um link para o local de onde tem que baixar e instalar a dependencia ...
De longe acharem que considero o windows melhor que o Linux, so que não podemos esquecer que o artigo do nosso amigo "wolf" trata do uso no desktop de usuários comuns.
Quando e se existir alguma forma de empresas ganharem dinheiro com software livre ou com open source, com certeza o windows vai perder a banca ...

A empresa que desenvolveu (e gastou para isso) aquele aplicativo que o usuário quer isntalar "facil" , não vai investir no seu desenvolvimento e resover os problemas que poderiam acontecer se não tiver como ganhar com isso, ou vai ver que vocês são todos "voluntários" onde trabalham.

Todos os grandes cases de linux no Desktop iniciam com um propósito bem claro e captalista "reduzir custos" e não esqueçam disso ... hehehe.

Não perca tempo metendo o sarrafo no windows, faça algo para tornar o linux melhor para usuários finais ... porque neste momento la na milionária fabrica de dinheiro da MS tem um monte de engenheiros fazendo tudo o que podem para os seus clientes não terem trabalho ou terem o minimo possível ...

flw galera

[34] Comentário enviado por removido em 15/11/2007 - 19:33h

Por que usuários Linux metem o pau no Windows e vice-versa? Já se pergutaram por que isso acontece? Não sei a resposta mais posso afirmar que a maioria de usuários Linux que bombardeiam o Windows tem base para seus comentários e opiniões muitas vezez maliciosas. Eles conhecem o Windows, já tiveram dor de cabeça com virús, bugs e outras coisas mais, e frustados, insatisfeitos, encontraram no Linux a solução de seus problemas.
E os usuários Windows? Será que tem base e fundamento para meter o pau no Linux? Em minha modesta opinião, alguns tem sim, mais esses poucos são aqueles que tem demasiada preguiça e perceverança para pesquisar e encontrar soluções apropriadas para seus problemas, preferem tudo mastigado do jeitão Windows de ser, mesmo que para isso tenham que usar um SO vuneravél e suscetível à diversos bugs.
O Windows ainda reinara absoluto por algum tempo em Desktops, principalmente nos computadores de pessoas leigas, que desejam chegar em casa e ver seus emails, seus recados no orkut, conversar no msn, ou usar o Word ou Excel. Essas não querem saber de esquentar a cabeça com atualizações, e quais estão sendo instaladas em seu SO. Querem a facilidade de se precisarem de algum software, como o proprio msn, baixar o instalador, dar um duplo clique nele e next, next, accept, next, install. Esse tipo de facilidade, para esse tipo de usuário em específico, o Linux ainda não oferece. Mesmo o Ubuntu. O que dirá de ter que adicionar algumas linhas no xorg.conf para que sua palca de vídeo tenha a aceleração 3D funcionando perfeitamente? Provavelmente xorg quem?
O fato de existir diversas distribuições Linux, embora seja muito bom pela librdade de escolha, ainda gera muita confusão para usuários Windows que desejam tentar migrar para o Linux. Quantas vezes já não vimos um tópico na sessão de dívidas aqui no VOL parecido com esse: Que distribuição usar? Costumava responder à esses, o Ubuntu é a melhor escolha para quem está acostumado com o Windows, apesar de usar Slackware desde que larguei o Windows. Acredito que a variedade de respostas e opiniões tendem a deixar a pobre alma mais confusa do que ajuda-la. Coloquem-se no lugar dele, vou baixar o Ubuntu, são 700MB de download mais uma midia quiemada. Não gostei do Ubuntu, vou baixar o kurumin, são mais 700MB de download e mais uma midia. Gostei mais do Kurumin que o Ubuntu, porém não satifez minhas nescessidades, qual vou baixar agora? O Kubuntu, que pelo que li em vários forums é da famlia Ubuntu? Fedora? Esse tal de Slackware que dizem ser para usuários avançados? O OpenSuse? Gentoo? Desisto, vou voltar para o Windows. Isso é só um exemplo, mais acredito que acontece com alguma frequência.

[35] Comentário enviado por igorcemim em 15/11/2007 - 20:29h

TODOS deveriam parar de se preocupar com o que os outros vão usar como SO. Cada um usa o que quiser. Quem fica brigando dizendo que "Linux é melhor que Windows!" ou "Linux é um lixo!" são os otários que não tem o que fazer, são os geeks lokos da cabeça que não tem vida social e querem se meter na vida dos outros. CADA UM QUE USE O QUE QUISER!!!
Já estou cansado disso! É sempre a mesma ladaínha.

Cada um tem direito a escolher o SO que quiser!

[36] Comentário enviado por rafastv em 15/11/2007 - 20:30h

cruzereinse, sim eu realmente acredito nisto...o Windows é um sistema fraco, que só é mantido no ar graças aos milhões de dolares de uma única empresa que é só mantida devido a ignorância em massa de milhões de usuários "satisfeitos", satisfeitos por que não sabem que aquela tela azul que aparece não deveria aparecer se o sistema fosse bem feito, que aplicativos fechando-se sozinhos, ou ter que reiniciar o computador de vez em quando também não é normal.
Também não é normal de vez em quando ter que formatar o computador, ou o sistema simplesmente parar de funcionar sem motivo...mas os usuários de Windows simplesmente aceitam tudo o que acontece no sistema, e o PIOR ainda se culpam, acham que o problema não é da incompetência dos técnicos da M$, mas sim foi ele que clicou em algum lugar errado ou fez o que não devia, lastimável...
Todos os aplicativos do Windows poderiam rodar sem problema algum no Linux, mas muitas empresas ainda tem a mentalidade da idade da pedra que só o Windows que é ambiente de Desktop.
tecnorede, Livre não é sinônimo de gratuito, e as distribuições Linux comerciais cobram pelo suporte normalmente.

wdmatheus, se você não gosta das distribuições Linux, crie a sua, mas eu convido você e todos os outros fortemente a conhecerem os sites:

http://distrowatch.com
http://whylinuxisbetter.net/index_br.php

Cordialmente,

[37] Comentário enviado por elton.linux em 15/11/2007 - 20:32h

Desde que uso linux por volta de 1999, red hat, venho observado o crecimento em número de usuários desse sistema e sua melhoria.
Hoje nerds, professores, médicos, pobre, rico, enfim um vasto leque de pessoas usam o sistema.
Em contrapartida o windows dominante vem sendo substituido por linux, logo no futuro vejo esse perfio. Linux dominante e windows... o que é windows mesmo ?


[38] Comentário enviado por rafastv em 15/11/2007 - 20:50h

igorcemim, concordo cada um usa o SO que quiser, quando você usou seu primeiro computador, alguém lhe perguntou qual era o SO que você queria?

Antes que diga algo, o correto é que os computadores venham sem SO, mas como isto deixaria o computador inoperacional, que eles venham no mínimo com um SO livre e gratuito como o Linux.
Não é sem razão que hoje em dia é mais e mais difícil encontrar computadores vendidos de outra forma.

[39] Comentário enviado por rafastv em 15/11/2007 - 22:03h

Bem eu queria deixar claro que é claro que eu apoio o Linux, e acho que inclusive me exaltei um pouco em defendê-lo, mas tipo rapaz, se você quer gastar dinheiro compre então um computador da Apple e use o Mac OS X, que tem um sistema baseado no BSD altamente confiável e seguro, se você detesta Linux com todas as forças tente o OpenSolaris ou o Nexenta, use o OS/2, o FreeDOS, BeOS, openVMS..

Conheça outros sistemas operacionais, e quando conhecer o suficiente escolha agora sim o que mais se adequa a você...

Para lhe ajudar olhe, a wikipedia tem uma tabela de comparação

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_operating_systems

Leia e informe-se

http://en.wikipedia.org/wiki/Operating_system

Cordialmente,

[40] Comentário enviado por adrianoturbo em 15/11/2007 - 22:48h

Discordo completamente deste site http://www.itweb.com.br/7linux ,fica claro que a falta de informação de pessoas que nasceram usando a janela de Gates para formularem um artigo desprovido de informação que nada acrescenta a comunidade Linux.
Vamos aos fatos como dizer que o Linux foi um fracasso em Desktops?Darei só um exemplo o Ubuntu é maior sucesso neste cenário de Desktops a cada dia adiciona mais adeptos sem falar em Suse,Fedora e etc.
Segundo quem disse que precisamos pessoas capitalistas como Bill Gates e Steve Jobs para levantar a bandeira do Linux ,afinal somos uma comunidade e não dois empresários que só pensam em si.
Enquanto existirem pessoas desinformadas como essas que escreveram esse artigo com certeza será dificil vermos o progresso no mundo livre.
A má vontade das pessoas em quererem conhecer o Linux leva a esse tipo de ignorância.

[41] Comentário enviado por albertguedes em 15/11/2007 - 23:59h

Eu sei que muita gente aqui fica cansado do assunto Linux VS Windows, mas digo que esta discução é muito nescessária, pelo simples motivo que temos é que convencer aos desevolvedores e grande industria que o mundo não é feito só de Windows. E é muito nescessário a divulgação não só do Linux mas de outros sistemas operacionais. Temos que aumentar o número de usuários de outros sistemas para que não ocorra coisas como a venda casada (Maquina+Windows), que é ilegal aqui no Brasil, e já têm gente processando lojas por causa disso.
Então não estamos "debatendo" a toa, o assunto têm fundamento de ser, reconheço que têm os mais entusiasmados que levam mais em conta a defesa do Linux, mas diria que estes são a linha de frente na guerra. Outras pessoas podem atuar pelos flancos, com divulgação e concientização do que é software livre, etc.
Os outros SO's e quem os usa fariam o ataque pela retaguarda, pois ninguém espera que eles apareçam, mas podem fazer ainda um belo dano.
O nosso colega rafastv falou de outros SO, eu especialmente gostaria que o OS/2 voltasse, ele seria o meio termo ideal entre Windows e Linux. É mais estavel que o Windows e ainda roda todos os aplicativos deste. Mas a chata da IBM travou o projeto e só vende como pacote empresarial. Esse é um dos efeitos de termos essas discuções, se na época do OS/2 tivesse tantos "xiitas" que nem o Linux têm agora, teríamos uma outra alternativa muito boa de SO, e talvez o Linux nem seria o preferido.
Agora vão já pra cama que está tarde.

[42] Comentário enviado por removido em 16/11/2007 - 00:35h

Será que em algum trecho do meu comentário eu disse que não gosto das distribuições Linux rafastv? Acho que não, o que eu disse foi o seguinte:"O fato de existir diversas distribuições Linux, embora seja muito bom pela librdade de escolha, ainda gera muita confusão para usuários Windows que desejam tentar migrar para o Linux." Isso não quer dizer que não gosto das distribuições Linux, mas que apenas concordo em parte em um dos pontos citados por Alexander Wolf. Em parte por que acredito que por haver diversas distribuições o crescimento do linux em Desktop será mais demorado do que se hovesse menos das mesmas, embora não tenha nenhuma duvida do sucesso.

Não vamos criar discuções desnecessárias apenas por termos diferentes pontos de vista, afinal, isso também é liberdade, e não cabe a mim, ao rafastv e a ninguém criticar fulano ou ciclano por isso.

[43] Comentário enviado por Everson Pires em 16/11/2007 - 08:04h

Caras, prós e contras, existem em ambos os lados. Bem citado que, quando o Linux começou a "despontar" para desktops, o Windows já dominava. Mais quem disse que seria fácil?

Sim, existem muitas distribuições Linux. Pra quem não é entendido(neste caso o usuário final) ele se perde em meio a tantos nomes. Eu acho que cabe a nós, quando solicitados para algum trabalho, não apresentar ideologias e sim soluções. Posso dizer que fiz uma migração de 18 desktops e 3 servidores em uma empresa, e em 1,5 ano de trabalho concluído, nunca me ligaram perguntando ou reclamando.

Assim como o lance de "muitas distribuições" na visão do Sr. Wolf prejudicam o fato do linux deslanchar em desktops, o fato de muitas instalações piratas tambem prejudica o Windows.

Perceba, os usuários windows (principalmente empresas) se comportam como viciados em drogas( sem ideologia, por favor). Eles tem o sistema, e vivem com medo de que a qualquer momento "serão multados" por ser pirata. Qualquer semelhança com um usuário de drogas(ou qualquer outro comportamento ilicito) não é mera semelhança.

O que eu acho que acontece é : Os Analistas,Consultores,etc... Linux ( a maioria) que deveria se comportar como um agente de divulgação do mesmo, se comportam como "cientista louco!!!" . Eu explico.

Um escritório contabil aqui na minha cidade ( 21 desktops e 2 servidores), estava com tudo pirata. Sem querer (felizmente) o proprietarário comprou novas maquinas da Dell, que vinha tudo com Linux. Ai o cara entrou em panico. Como trabalhar sem o Windows?

Poxa, ele chegou até a colocar anuncio no jornal, afinal havia capital investido. O que pintou de caras ( genios por sinal) só que com ideologias, falando que Linux presta Windows não, etc... e por fim resolver não. Ai ele nos chamou(pertenço a uma equipe de consultores) e fizemos o trabalho que era, fazer o escritório trabalhar, com o recurso que ele tinha ( Maquinas com Linux). Fizemos, não houve problema. Resumindo : Este cliente(que é presidente de um associação comercial) divulgou a outro, que falou a outro, e hoje, orgulhosamente, numa cidade de 62.000 habitantes, 3 escritórios neste porte, usam Linux, seus colaboradores tem nos notebooks , em suas residencias, enfim, o proprio usuário acabou divulgando.

Então, algumas pessoas " são abençoadas por DEUS" como Linux, como o Marcelo Tossati, como o Fred (Slam64), como o Patrick(Slackware). Mais a maioria são simples mortais como nós.

Então, a única "arma" que impede o grande avanço do Linux sobre o Windows, somos nós, porém, com um pouco de consciencia e paciencia, em breve estaremos em pé de igualdade.

"Se ideologia deve grana e fizesse algum sentido, Bill Gates teria uma"

[44] Comentário enviado por adrianoturbo em 16/11/2007 - 08:27h

A ideologia do Bill Gates e Steve Jobs tem um nome e esse nome chama-se lucro.
É sempre saúdavel ter esses tipos discursões polêmicas isso serve de demontração e avaliação,mas vejo uma covardia gritante querer comparar Linux com Rwindows .

[45] Comentário enviado por lazaro91 em 16/11/2007 - 09:27h

Esse cara se enquadra nesse tipo de usuário

http://focalinux.cipsga.org.br/humor/h-carXcomp.txt

Acha que porque ele fica o dia todo clicando nos botões do Windows ele pode se considerar o "Stalman" da Microsoft.

[46] Comentário enviado por evertongodoi em 16/11/2007 - 09:33h

Acho que o artigo é de uma pessoa que infelismente nao tem nenhum tipo de conhecimento sobre Linux e infelismente é o que mais tem hj no mundo pessoas que nao sabem oq esta dizendo e se acha o mestre nao se passando de um bosta.

Nao e o pior é dizer que nao existe um defensor para o Linux a nivel do bill gates isso é pra mostrar o quanto ele conhece de linux.
Acho que o linux nao existe somente UM defensor e sim o MUNDO de defensores.

Pior é o carinha ai se achando o entendedor de linux no artigo aiaia, cada uma que aparece aqui no viva o linux q me da medo, mas fazer oq né melhor saber ler deq ser analfabeto, mas somente pelas poucos falavras q o cidadao colocou no artigo da para ver o nivel dele sobre linux, recomento a ele que comece a utilizar o Windows2003 que vai revolver os problemas da vida dele.

[47] Comentário enviado por cruzeirense em 16/11/2007 - 09:45h

rafastv - Acho que você está sendo muito unilateral ao opinar. Na minha opinião o windows não é um sistema fraco. Se fosse assim não seria tão utilizado. Hoje na empresa que trabalho tenho dois servidores funcionando. Um windows 2003 server com servidor de terminal, servidor de boot, servidor de arquivos e servidor de banco de dados interbase 7.5 e tenho tambem um slackware como proxy. As configurações das máquinas são idênticas. Agora me pergunte, qual está dando problema. Vou te responder que nenhum dos dois. Não tenho problema nem com o windows 2003 server nem com o slackware. E se o 2003 server desse algum problema de vez em quando não seria absurdo porque ele está sendo mais utilizado que o slackware (estou falando que é mais utilizado, não mais útil). Agora uma coisa que acho que você falou, e que é um tremendo absurdo, é falar que o usuário windows é ignorante. O que você entende como igonorante? Eu conheço advogados, médicos, engenheiros que utilizam o windows e não acho que sejam ignorantes. Uso na minha máquina pessoal em casa o Windows XP e o Ubuntu em dual boot, e para meu uso o Windows XP é muito mais importante que o Ubuntu. Acho que você notou que eu sou cruzeirense, só falta vc ser atleticano... heheheh

[48] Comentário enviado por cruzeirense em 16/11/2007 - 09:47h

adrianoturbo

"A ideologia do Bill Gates e Steve Jobs tem um nome e esse nome chama-se lucro.
É sempre saúdavel ter esses tipos discursões polêmicas isso serve de demontração e avaliação,mas vejo uma covardia gritante querer comparar Linux com Rwindows ."

A idéia de montar uma empresa não é ter lucro???

[49] Comentário enviado por pretyynho em 16/11/2007 - 18:41h

so sei que não largo meu slackware jamais pra voltar pro outro sistema, quem usa sabe a diferença. abraços

[50] Comentário enviado por linus black em 16/11/2007 - 20:34h

Bom eu nunca vi tamanha ignorancia, desbarato,sem palavras, mas um site livre é sujeito a esse tipo de comentario absurdo.
Bom vou esclareser...
Windows: Pago , burguês capitalista, não vai ao encontro de nada que seja
educativo pois vc so usa como desktop porque as mídias corporativas o adotarão.
O Linux e gratuito, personalisavel, suportavel pela maioria dos pc's
como amica, atari e outros .
agora vc usa windows porque sua esencia corporativa é maioria,
mas se vc olhar no fundo à linux (unix) na mioria do mundo informatisado.....
não complementarei pois estou tomado de asco sobre este artigo .... desculpem......

[51] Comentário enviado por edtakuro em 17/11/2007 - 19:24h

Olá meus amigos....
Muito boa a discussão....
Primeiramente, como já foi falado anteriormente, existem milhões de computadores com M$-Windows instalado e hoje, 2007, já sentimos algumas diferenças ocorrendo quanto à escolha do SO... O LINUX tem como bandeira a "LIBERDADE DE ESCOLHA", isso quer dizer que podemos escolher por um ou outro SO... Hoje, para se baratear um microcomputador vendem-os ou monta-se SEM SO, dessa forma o usuário pode escolher o que colocar para fazer a máquina trabalhar... Agora, paremos e pensemos... Quem vai comprar um SO para fazer um computador funcionar??? Aí o nosso "amigo" fala "instala o M$-Windows, eu tenho em casa!!!", nem ligam se é pirataria ou não... Nós sabemos que isso é ilegal, mas quem vai pegar??? Quantos usuários aqui possui as licenças do M$-Windows devidamente corretas??? Pelo que sei, se compramos um micro com licença esta vale somente para essa máquina, uma licença por micro, que quizer mais tem de comprar... Quem fiscaliza o usuário doméstico??? Sim, já vi alguns poucos serem punidos por isso, mas desconheço alguém próximo de mim que já tenha sido punido por tal ato... Eu sou um usuário comum... Utilizo o KURUMIN Linux com bastante orgulho, podem falar que esse "não é SO", mas nem ligo, só sei que posso navegar na NET, ler meus e-mails, instalar programas, jogar, bater papo, ouvir música, assistir filmes, criar e gravar CDs e DVDs, utilizar os programas de escritórios e criar textos, planilhas, banco de dados, apresentações, editar e criar imagens e desenhos, trabalhar com fotografias, ou seja, fazer um mundo de coisas... Outro dia um amigo meu comprou um computador com o Linux Fênix/Beryl instalado e achou meio complicado utilizá-lo, eu particularmente achei show de bola... Mas como ele só mexia no M$-Windows o "carinha" da loja fez o favor de formatar tudo e colocar o M$-Windows XP na máquina, fez todas as atualizações, instalou o "anti-WGA", imagino que muitos conheçam, e devolveu com tudo funcionando... Fiquei triste, mas a escolha foi dele, não havia nada a fazer... Até que ele me acionou para ajudá-lo porque seu novíssimo computador havia PARADO de funcionar... Solicitei que o trouxesse para verificá-lo, depois de um dia inteiro de diagnósticos, via software, é claro, não poderia abrir o equipamento, ainda estava na garantia, verifiquei que realmente o M$-Windows não estava sendo aceito e qual não foi minha surpresa ao instalar o Linux Fênix/Beryl... O computador voltou a funcionar, mas como demorava a carregar avisei-o que o HD do equipamento estava com um defeito gravíssimo e que deveria levá-lo à assistência técnica... Ensinei-o a trabalhar temporariamente com o LINUX, que achou muito bom, mas ainda desejava o M$-Windows, fazer o que, não é mesmo??? Mas avisei-o para lavá-lo o mais breve possível para a assistência técnica para a troca do HD... Posteriormente ocorreu o problema e foi para a assistência, voltou com M$-Windows pirata... E aí??? Quem vai fiscalizar??? Bom, falei que eu, particularmente prefiro o LINUX, e para esse meu amigo instalei o KURUMIN Linux em dual-boot para ele navegar e jogar, porque ele acho o LINUX melhor para navegar na NET... Como dizer que pirataria é ilegal, se não adianta muito aqui no Brasil??? As pessoas falam, "Quem vai pegar??? Aqui a gente pode!!!", eu gostaria de poder mudar os pensamentos, mas está difícil... Se o certo e correto ainda está muito longe de acontecer no Brasil, quem somos nós??? Somente podemos fazer o que está a nosso alcance... Eu particularmente AMO o LINUX, apesar de ainda existirem barreiras neste universo da NET, mas as coisas estão mudando aos poucos... O futuro é da LIBERDADE DE ESCOLHA, não importa qual seje o SO porque poderemos escolher o que mais nos agrada!!!! Afinal de contas, o TORVALD criou o LINUX porque achou absurdo ter de pagar uma fortuna por um SO, para poder fazer seu computador funcionar e trabalhar... Desta forma acho por bem distribuir o LINUX sob a licença GNU da Fundação de STALMANN, que também achava inaceitável os absurdos do mundo do SOFTWARE PROPRIETÁRIOS....

Um grande abraço a todos!!!

edtakuro
Edson T. Kuromiya
VIVA A LIBERDADE DE ESCOLHA!!!!
VIVA O LINUX!!!!

[52] Comentário enviado por tecnorede em 18/11/2007 - 18:08h

Dae rafastv , um pouco de ceticismo a tuas ideias e opniões te faria muito bem, trabalho com linux a um tempo e se a discurção aqui tivesse tratando da eficiencia do escalonador de processos do linux em relação a do windows tua opnião teria sim um bom fundamento, mas cara o que se fala e de um SO para desktop e o sucesso depende da sua facilidade de uso ... essa ficha que tem que cair pra você e varios outros ai, ... cara quando vi seu comentário "tela azul" bah tu ta a pelo menos uns 3 anos no tempo... windows é show de bola e principalmente pela liberdade mas tu não pode considerar o windows fraco , isso por si so ja mostra que você tem pouco conhecimento .

Coloca dois usuarios que nunca meteram a mão em um micro na frente de uma maquina com windows e outra com linux, analise este contexto e não o TEU conhecimento ...

Tenho certeza de que o linux terá sua vez no desktop sim, e tambem tenho certeza de que o windows tem seu papel nesta jornada ... ele me trouxe aqui ... depois deste ponto voce escolhe qual se quer a pilula "vermelha ou azul"

A e sobre o comentario livre x de graça , com certeza tens toda razão porem o que quero dizer parece que tu não entendeu ou não quiz ..

flw

[53] Comentário enviado por edtakuro em 18/11/2007 - 22:56h

Olá meus amigos!!!!

Voltei para fazer algumas perguntas, porque eu tenho certeza que ninguém aqui liga para legalidade do uso de um software, ou seja, ninguém liga para PIRATARIA de SOFTWARE...
Alguém poderia me responder se o M$-Windows tem Processador de Texto, Planilha Eletrônica, Gerador de Apresentação??? Isso só para começar... Um programa para edição de desenhos vetoriais??? Alguém comprou o pacote do M$-Office Professional??? Ou do Corel Draw??? Ou aquele que descreveu lá na frente, comprou o programa AUTOCAD da Auto Desktop??? O que estamos discutindo é se o LINUX vai pegar para uso em Desktop, eu digo que sim... Ou tem alguém ou uma GRANDE Empresa que vai financiar os usuários para terem TODOS os seus softwares piratas legalizados??? Vamos acordar!!!
A pirataria a M$ deixou acontecer para ter seus programas bem difundidos no mundo, só que agora é crime... Poderia até ser antes, que era, mas não havia tanta cobrança por isso, mas hoje é diferente, PIRATARIA É CRIME, portanto meus amigos, digam me aqueles que possuem o M$-Office legalizado, pode ser o STANDARD, sem o Access...
Poxa vida, se meus colegas, defensores do M$-Windows, não possuem softwares piratas instalados me digam, vocês teriam coragem de para a cifra de R$500,00 por um Office??? Ou ficariam com o BrOffice.org sem as compatibilidades dos PPS que recebemos??? Eu utilizo o LINUX Kurumin porque É BRASILEIRO, É FÁCIL, e quanto aos problemas com os PPS??? É só instalar o WINE, depois instalar o MS-Powerpoint Viewer 2007, que é gratuitamente oferecido pela M$, porque nem todos iriam comprar o pacotezinho da M$ e pronto... Posso VIZUALIZAR TODAS as apresentações que me são enviadas... Fora o PowerPoint Viewer, tem o M$-Word Viewer e o M$-Excel Viewer...
PRONTO!!! Tenho um computador muito bom para trabalhar em casa... O pacote Office, é claro, é o BrOffice.org que é show de bola!!!
Para queimar os CD/DVD utilizo o K3B e estou experimentando agora o Devede para criar DVDs...
Mas os meus "amigos" defensores da M$ preferem utilizar o Nero pirata, o M$-Office pirata, o Corel Draw pirata, o CAD pirata, o Photoshop pirata, o Norton Anti-virus pirata, o Norton Diagnóstics pirata... Quando o M$-Windwos é ORIGINAL!!! Senão vai o PIRATA MESMO.... rsrsrs...
Viram só, e por aí vai... Quem é mesmo que tem tudo LEGALIZADO????
Poxa, desculpem-me, o M$-Windows por si só é TOTALMENTE "FUNCIONAL", tem tudo que precisamos para trabalhar...
Já pensaram nessas coisas antes de atirar PEDRAS no LINUX???
Só nos programas que citei o usuário iria gastar em torno de uns R$10.000,00 (Dez mil reais), chutando baixo... E aí??? Será que eu não poderia comprar umas 05 (cinco) máquinas com LINUX para toda família??? Para ninguém ficar esperando a vez para utilizar o computador???
Ao meu amigo aí de cima, o "tecnorede", bonito o username, pensa em legalizar o seu M$-Office para poder defender o M$-Windows??? Ah!!! Utiliza o OpenOffice.org/BrOffice.org... Desculpe-me... E o Photoshop??? Comprou na loja ou no mercado genérico??? Não comprou??? Fez cópia!!! Huuuummmm.... Entendo.... Já passei por essas coisas antes de passar para o meu querido e bom KURUMIN Linux...
Conheço pessoas que iniciaram sua vida na informática utilizando o LINUX e tem dificuldades no M$-Windows... Por que será?????????
Minha filha gosta do LINUX, ela tem 11(onze) anos... Tem experiência no M$-Windows... Da casa dela... Ela gosta do LINUX porque tem mais jogos instalados e navega muito mais rápido na NET... Ela diz que o M$-Windows vive travando... Meu "amigo tecnorede", conhece realmente alguma coisa sobre usuários??? Meu amigo pode ser muito bom no que faz, com TI, com redes, mas conhece mesmo os usuários???
Meu amigo, antes de pegar nas pedras conheça primeiro os usuários, não os patrões, mas os usuários...

Agora veja só um usuário de M$-Windows com uns probleminhas...
Hummmm.... Não dá para verificar o que está errado...

DICA:
Dá uma olhadinha no registro do M$-Windows, o erro está lá!!!!

Quem se atreve???

Meus amigos, a "tela azul" ainda existe, só demora um pouquinho para aparecer, antes fica TRAVADO!!!! O LINUX também TRAVA... Não vou negar, qual o procedimento??? Aperta o RESET... O computador reinicia e tudo volta ao normal... Em cinco anos de LINUX o meu travou 03(três) vezes... Desisti do M$-Windows porque era só 02(duas) vezes... ... por mês, quando não por semana...

Não sei se vocês lerão meu comentário, mas a opinião é minha e as experiências já tive, trabalho com M$-Windows e com LINUX, em casa utilizo o LINUX, além de estável, tem um brilho muito melhor e maior que o do M$-Windows e é muito mais rápido, fora os vários recursos extras que tem no KDE, a interface que utilizo, e que sinto muita falta no M$-Windows...
Outra coisinha que lembrei é a variedade de interfaces gráficas que você pode utilizar na MESMA distribuição, o usuário pode ter o KDE, GNOME, Cristal, Beryl, WindowMaker, Ice e por aí vai... Isso tudo na msma máquina... É loucura ter tudo isso, mas o M$-Windows sempre está com a mesma cara... Dá um tédio!!!!

Mas como falei anteriormente, VIVA A LIBERDADE DE ESCOLHA !!!!
Só aceito defensores do M$-Windows que possuem TODAS AS LICENÇAS DOS SOFTWARES INSTALADOS...
Depois a gente pode sentar e conversar...
Sem LICENÇA não tem papo...
Não dá para ter uma boa conversa com PIRATAS...

Até mais meus amigos,

edtakuro
Edson T. Kuromiya
VIVA A LIBERDADE DE ESCOLHA!!!!
VIVA O LINUX!!!!

[54] Comentário enviado por removido em 19/11/2007 - 00:23h

vou gastar mais um pouco de tempo criando outro comentario. para este usuario desprovido de conhecimento, autor dessa baboseira, vai uma simples messagem: "só em um lugar sucesso vem antes de trabalho, no dicionario."
se você tem interese no linux, estude e conheça melhor o sistema, o gnu/linux esta te esperando, ao contrario do windows que você espera por ele

[55] Comentário enviado por edtakuro em 20/11/2007 - 01:44h

Icarooo........
Um ÓTIMO PIRATA......
Adorador das coisas que são fáceis e portanto não gosta de trabalho...
Não falo NADA de sucesso ou trabalho, somente de BOM SENSO....
Você pode escrever-me e me dar "aulas", dependendo do seu PROFUNDO conhecimento poderei até me interessar pelo que você ACHA que sabe...
Só na sua cabecinha de vento poderia criar um tipo de comentário desses para mim, ou melhor, um pirateiro sem graça... Sem conteúdo....
Nem consegue instalar um Viewer no seu SO LINUX... O que poderia fazer???
Por quê não me escreve???
Que tal me ensinar alguma coisa do seu ALTO conhecimento???
Você pelo menos viu o título do artigo???
"O esforço para o sucesso do Linux em desktops é em vão?"
Ou será que você quer me dar aulas sobre configuração de redes, firewall, proxy, Apache ou coisas parecida???
Acho que você bateu em porta errada... Me desculpe....
Sabe o que é e quem utiliza DESKTOP???
Meu caro sabe tudo, ACORDA...
Não estamos falando em administrar um SO ou uma rede, estamos falando em DESKTOP....
E não espero pelo windows, como você...
flw...

[56] Comentário enviado por rafastv em 20/11/2007 - 02:29h

Hum, essa discussão já deixou há muito tempo de ser educativa, mas...é engraçado falarem que uma empresa precisa de dinheiro, ao mesmo tempo que a pirataria é a bandeira registrada do windows...

Quando ao Linux, ele é sim um ambiente Desktop, eu não sei se todos estão familiarizados com o conceito acredito, mas Desktop é simplesmente a sua área de trabalho, porém podemos também entender o conceito de ambiente de Desktop como um conjunto de ferramentas que rodam graficamente sobre um gerenciador de janelas, nada mais, nada menos.

O linux tem desktop? tem vários e inúmeras ferramentas para o mesmo. Os usuários que dizem que o linux não é um ambiente de Desktop é por que normalmente não conhecem o sistema e portanto as ferramentas Desktop do mesmo, o esforço para o sucesso do Linux em desktops é em vão?

Não de forma alguma, se fosse assim projetos com o KDE, Gnome e outros ambientes estariam parados ou próximos da falência...e sabemos que isto não é verdade, pelo contrário o número de ferramentas para Desktop apenas aumenta, assim como distribuições mais e mais user-friendly.

Eu acho inclusive engraçado pois a maioria dos programas de Desktop para linux começam como projetos da faculdade de alguém, ao contrário de programas comerciais que visam apenas atender ao lucro e só existem enquanto este mesmo der lucro.
Os programas do Desktop linux evoluem durante anos e quem acompanha o KDE desde seu principio sabe o quanto ele evoluiu, mesmo que tenhamos um programa ou outro que seja inferior ao comercial, como a evolução dos programas de Linux é eterna, os programas do mercado estão fadados a serem ultrapassados e superados com o tempo.

Então como podem afirmar que o esforço é inutil, Linux é um bem de dominio publico, de acesso a todos livre e gratuito, portanto sua durabilidade é infinitamente maior que um software proprietário. O Windows existe apenas enquanto este der lucro, alguém tem a ilusão que um sistema operacional proprietário é eterno?(ainda mais com o agravante da pirataria que seus usuários sustentam)

Em outras palavras, a biblioteca publica amigos, sempre vai estar aberta e funcionando, já a Saraiva pode e um dia vai fechar.

Cordialmente,

[57] Comentário enviado por rafastv em 21/11/2007 - 14:18h

Para quem não conhece:

http://en.wikipedia.org/wiki/Blue_Screen_of_Death

http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Windows_XP_BSOD.png

Cordialmente,

Rafael Vieira

[58] Comentário enviado por nicolo em 21/11/2007 - 20:40h

A Microsoft anda pagando uns caretas para criticar o Linux, humm. Bom sinal... O linux anda incomodando bastante, ... vai incomodar mais ainda.

[59] Comentário enviado por jjpaiva em 22/11/2007 - 22:13h

-Sou novo usuário do linux kurumin, tenho instalado a nvidia, porém não consigo configurar o som, guando está no final da instalação é pedido o arquivo "libasound headers version <=1.0.12" já procurei no google e não consegui encontrar. O som da Nvidia é MCP61 high Definition Audio.
-Também não consegui econtrar softdriver para o AGERE PCI Softmodem SV92PP, se alguem puder me ajudar ficarei agradecido.
GRATO! J.JPaiva.

[60] Comentário enviado por rafastv em 22/11/2007 - 23:58h

Modems
http://www.linmodems.org/
http://linmodems.technion.ac.il/linmodems_support_brpo.html

O libasound faz parte do pacote alsa, tente
apt-get install alsa-base apt-get install alsa-utils alsaconf alsamixer

e depois execute o alsaconf como root

Cordialmente,

[61] Comentário enviado por jjpaiva em 24/11/2007 - 21:50h

-Quero agradecer à pessoa que me deu uma direção sôbre baixar o pacote alsa. Fiz o download da própria "ALSA.COM" o alsa driver 1.0.15,
e os ALSA LIB, UTILS,TOOLS,FIRMWARE,PLUGINS,OSS,PYALSA. rodei os comandos: ./configure, make e o make install. e tudo funcionou.

-ESTOU tentando agora,encontrar o AGERE PCI softmodem SV92PP.
se alguém puder me indicar onde encontra-lo agradeceria.

-Embora tenha tido estes problemas, está valendo a pena pois sendo novato em linux, estou aprendendo muito, principalmente lendo e conhecendo as dificuldades de outros como EU. GRATO! JJPaiva.

[62] Comentário enviado por calex.amorim em 28/11/2007 - 14:14h

Primeiro, em vão esta d+, por isso eu fico puto com um cara desse, esse jornalismo medíocre, de péssima qualidade e preguiçoso. Escreve o que pensa sem conhecer os fatos.

Ele falou uma coisa quase certa, mas com frase erradas.

Sim o linux, ainda, não terá sucesso em desktops, porque:
1. ainda não há facilidade de uso como o Windows.
2. Esta ficando cada vez mais intuitivo, como o Mac OS. (que é unix)
3. Sim, pode-se vender o software livre.
4. Sim, pode-se adaptar o SO ao usuario, e pode-se combrar para fazer isso.
5. Os maiores fanáticos do linux, são pessoas de muito intelecto, dificilmente consegue conversar com alguem que não sabe usar computador.
6. As pessoas estão abitoladas no modelo Windows, e é mais cômodo continuar a usar.
7. O linux funciona mais que o Windows, seu modelo de correção de bugs(bugzila), é mais eficas que o do widnows. A sua partição é mais econômica (fator energético), rápida, guarda mais dados, e o método de journaling realmenet funciona de maneira simples e eficaz, tendo eficiência em maior numero de casos que o Windows.
8. Existe muitas distribuições linux.... que bom!!!! Assi vc tem um leque de opções maior e melhor. Com um detalhe, você tem flexibilidade na escolha do componente do seu sistema operacional, existindo distribuições especifica para cegos, surdos, mudos, e ate pessoas que controlem o sistema com a força do pensamento.
9. Linux não tem nenhum defensor que seja comparável a Bill Gates ou Steve Jobs.... isso prova que é um idiota inteligente... Soube mesclar as palavras fazendo um joginho de pessimo mal gosto. Há pessoas no mundo inteiro que defende o linux apenas não precisam ficar indo para a mídia, e ficar falando usem o linux, como o Bil Gates faz, e vale lembrar que o Steve Jobs, é empregado o Bill Gates, eles trabalham praticamente juntos! Preciso citar nomes? Linus Travel, Jon Maddog, Keith Bright.

Essa tentativa de ludibriar as pessoas sem conhecimento, sobre o assunto pior markting do mundo, espero que eu não seja CIO de nem uma multinacional e esse seja um subordinado se não vai sofrer na minha mão.

[63] Comentário enviado por joaocagnoni em 15/03/2009 - 06:53h

E será que a comunidade linux é tão prestativa assim?

Você já precisou de suporte da Microsoft? Eu já, e só faltou pousar um helicóptero aqui em casa pra me ajudar.

Dizer que o linux pode ultrapassar a barreira do windows é pura imaginação. Falo isso como usuário, e não defendo nenhum sistema em específico. Mas se o Mac (que por acaso é muito melhor que o Windows e Linux) não ultrapassou o Windows, o Linux nunca vai ultrapassar.

[64] Comentário enviado por rafastv em 15/03/2009 - 11:31h

E será que a comunidade linux é tão prestativa assim?

---- Sim, você já tentou procurar algo na Internet sobre Linux que você não tenha encontrado? a documentação bem como o código-fonte do linux encontra-se disponível para todos.

Você já precisou de suporte da Microsoft? Eu já, e só faltou pousar um helicóptero aqui em casa pra me ajudar.

Dizer que o linux pode ultrapassar a barreira do windows é pura imaginação. Falo isso como usuário, e não defendo nenhum sistema em específico. Mas se o Mac (que por acaso é muito melhor que o Windows e Linux) não ultrapassou o Windows, o Linux nunca vai ultrapassar.

---- Se você realmente acredita nisso e não oferece argumentos para sua opinião, você está defendendo sim um sistema e usando-se de falsa demagogia.

Cordialmente,

Rafael Vieira


Contribuir com comentário