O GIMP: Pincéis e texturas

Muita gente desconhece o verdadeiro potencial dos pincéis e das texturas no GIMP - muitas vezes tido como meros figurantes na janela do programa. Saiba como tirar proveito desses poderosos recursos.

[ Hits: 98.814 ]

Por: Davi Ferreira em 06/08/2004


Texturas



Para muitos, a textura é aquele fundo de página que se repete, quando, na verdade, essa é uma das mais poderosas ferramentas do GIMP. A textura segue o padrão dos pincéis, exceto que ela sempre é aplicada repetidamente, ocupando toda a tela ou um espaço de seleção pré-definido. Portanto, a única recomendação para transformar uma imagem em uma textura é a possibilidade de repetição, ou seja, o lado direito da figura deve "encaixar" no lado esquerdo, assim como a parte de baixo "encaixa" na parte de cima.

As novas texturas devem ser salvas no diretório ~/.gimp-2.0/patterns/. Sua extensão é .pat e, no caso de imagens JPG ou GIF, basta salvá-la no próprio GIMP para o formato padrão do aplicativo.

Abaixo você confere alguns links com texturas interessantes (em alguns casos você precisará salvar o arquivo JPG e convertê-lo no GIMP para .pat).

http://www.pgd-design.com/gimp/pat2140.php
http://bentlilies.tripod.com/bentlilies/id12.html
http://www.ello.be/get/patterns.php
http://xoomer.virgilio.it/lwcon/gimp/patterns/legno.htm

Para fazer suas próprias texturas siga os princípios apresentados na parte referente aos pincéis. Um scanner é sempre bem-vindo. Aqui não há limite de cores - apenas procure criar texturas que, lado a lado, formam uma só.

O wallpaper abaixo foi criado utilizando extensivamente pincéis e texturas. Note no efeito causado pelo uso dos pincéis como borracha.


Dica: Linha de monitor


Um efeito simples, mas muito utilizado, é a textura que cria as famosas linhas de monitor em uma imagem. Tão simples quanto seu resultado é sua criação. Aqui aprenderemos também a como facilitar o processo de criação das texturas e pincéis utilizando script-fu.

Primeiro, crie uma imagem de um pixel de largura e dois pixels de altura (pequena assim mesmo). Com a ferramenta lápis, escolha um tipo de pincel com um pixel e faça um ponto preto (deixe o fundo da imagem branco). Utilize a imagem abaixo como exemplo.


Agora selecione toda a imagem (CTRL+A) e vá no menu Script Fu > Selection... > Para textura (note também que existe uma opção "Para pincel"). Com isso você criará, a partir do conteúdo selecionado, uma nova textura para o GIMP - basta escolher um nome para a textura e um nome para o arquivo. Pronto. Veja o resultado na foto do Fábio.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Pincéis
   3. Texturas
   4. Conclusão
Outros artigos deste autor

GIMP 2.0: Tutoriais rápidos

Transformando Windows em Linux

Tactical Ops no Linux

Leitura recomendada

TerminatorX: Linux nas discotecas para os DJs!

Instalando Wine no Fedora sem mistério

Conhecendo o LXDE

Dúvidas iniciais para começar Open Hardware de mouse + GUI

Linux também pode ser bom para a terceira idade - "Ginástica" mental pode ajudar a prevenir Alzheimer

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ice2642 em 07/08/2004 - 00:59h

Bem legal seu artigo, gostei dos sites.
Me fala uma coisa, no lance de desturas que comando voce usa para fazer ela ficar sem emendar viziveis ? eu tento no MAP > Maque sampleless mas as vezes o resultado não é dos melhores, existe um meio de fazer ela digamos, definindo a borda que se quer unir por ex ?
Valeu.
Marcio

[2] Comentário enviado por jose_maria em 07/08/2004 - 01:03h

Excelente artigo Davi. O GIMP é fantástico, eu uso ele pra tudo relacionado a gráficos. A minha galeria de coisas que eu fiz nele está em http://gug.sunsite.dk/gallery.php?artist=220 tem o originais do gimp que ajudam para quem quer estudar. Valeu.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts